Claudia Lira, professora de química, explicou na CNN Rádio como o hidrogênio verde é produzido por método sustentável, a partir de fonte eólica ou solar, para maiores projetos de energia limpa.
O Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores de hidrogênio verde do mundo, de acordo com a professora de química Claudia Lira, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Em entrevista à CNN Rádio, ela ressaltou a importância do hidrogênio verde, que é produzido de forma sustentável, em contraste com os combustíveis de origem fóssil, responsáveis por 99% da produção atual e muito mais poluentes. O hidrogênio verde é obtido através de eletricidade, proveniente de fontes como energia eólica ou solar, para separar o hidrogênio da molécula da água. A versatilidade e a vantagem ambiental do hidrogênio verde o tornam uma opção promissora para o futuro da energia.
Empresas Green Energy Park e Solatio Lançam um dos Maiores Projetos de Hidrogênio Verde
‘É uma tecnologia que já se produz, mas não em grande escala‘, completou.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Nova lei revoluciona combustíveis no Brasil: o segredo do diesel verde que pode transformar gordura em energia!
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
As empresas Green Energy Park e Solatio lançam nesta sexta-feira um dos maiores projetos de hidrogênio verde do mundo.
O empreendimento será instalado no Piauí, localizado em Parnaíba, a 340 quilômetros da capital Teresina.
Quantidade de Energia Gerada é Grande Comparável com Itaipu
‘A quantidade de energia gerada é grande, comparável com Itaipu, a maior parte para exportação. Vários países contam com o potencial do Brasil de gerar energia limpa‘, disse.
A professora de química ainda explicou que as energias solar e eólica não são fáceis de armazenar e transportar, mas, são usadas para produzir hidrogênio verde, que é mais simples para exportar.
Hidrogênio Verde Incentiva Produção de Produtos Secundários
Além disso, o hidrogênio verde ainda pode incentivar a produção de produtos secundários como a amônia verde, que é usada para fertilizantes.
O Brasil, como é grande importador do produto, pode se beneficiar dessa produção.
*Com produção de Isabel Campos
‘
Fonte: CNN Brasil