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Brasil pode se tornar uma das maiores potências com mega plano BILIONÁRIO do Governo para revolucionar o transporte!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/10/2024 às 16:18
: “arco norte”, “eletrobras”, “ferrogrão”, “hidrovias”, “infraestrutura”
foto/reprodução: Divulgação

O governo federal está em ritmo acelerado para finalizar o marco regulatório das concessões de hidrovias, com o objetivo de movimentar R$ 4 bilhões e transformar a logística do agronegócio brasileiro!

O Brasil sempre teve uma vasta rede de vias navegáveis ​​– cerca de 42 milhões de quilômetros – mas agora o governo se prepara para explorar esse potencial com concessões que prometem trazer uma revolução no setor de infraestrutura. O Plano Geral de Outorgas, em desenvolvimento pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Antaq, estabelece a concessão de seis hidrovias a partir de 2025, sendo quatro na Região Norte. Essas hidrovias devem contribuir significativamente para a redução dos custos de frete, especialmente para o agronegócio, de acordo com g1.

A primeira hidrovia a ser concedida será ao Rio Madeira, seguida pelo Rio Paraguai e outras como Lagoa Mirim, Tapajós, Tocantins e Barra Norte. As concessões terão duração de 12 anos, e o concessionário será responsável por dragagens periódicas para garantir a navegabilidade do rio. “Em troca, o concessionário poderá cobrar pedágio, mas apenas das embarcações com grande carga. Isso é uma forma de equilibrar os custos”, explica Dino Antunes, secretário da Hidrovias.

A revolução da logística no agronegócio

As novas concessões têm como objetivo ampliar a infraestrutura logística nacional e facilitar o escoamento da produção agrícola. Um dos principais ganhos será a redução dos custos de exportação de grãos através dos portos do Arco Norte, que, conectada a quatro das seis hidrovias, promete transformar o Brasil em um player ainda mais competitivo no mercado global.

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foto/reprodução: Divulgação

O Ferrogrão, uma ferrovia de 933 km que ligará o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA), é outro projeto que se beneficiará com a construção das hidrovias. Estima-se que a obra custará cerca de R$ 25,3 bilhões e aguardará licenciamento ambiental. Com essa combinação, o agronegócio brasileiro poderá reduzir seus custos operacionais, aumentando a competitividade. “A Ferrogrão e as hidrovias vão proporcionar um boom para o nosso setor. Isso não é só conversa de bar, é uma revolução”, afirma Fábio Vasconcellos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval do Estado do Pará.

Desafios e oportunidades no horizonte

Embora as perspectivas sejam animadoras, o caminho para a melhoria das hidrovias não é isento de desafios. A complexidade do processo exige uma análise cuidadosa dos riscos climáticos e das características de cada rio. Segundo Antunes, “não temos exigência de que suporte esse investimento privado da concessão, será necessária uma contraprestação pública.”

O custo da dragagem para garantir a navegabilidade é um dos principais pontos de atenção. O investimento necessário para manter o calado do rio em níveis adequados, especialmente durante a seca, poderá ser alto, mas a expectativa é que isso se traduza em uma redução de 24% nos custos de navegação. O governo está otimista, impedindo o transporte de grandes operadores logísticos, empresas de dragagem e exportadores de grãos para as licitações.

Eletrobras e navegabilidade dos rios

Um fator importante nessa busca é a participação da Eletrobras. Os fundos criados para a navegabilidade dos rios Madeira e Tocantins serão usados ​​para garantir tarifas mais acessíveis. Isso é essencial para a viabilização das concessões, pois ajudará a mitigar os custos operacionais e os incentivos à participação do setor privado.

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foto/reprodução: Divulgação

A expectativa é que, com a participação da Eletrobras , a construção e manutenção das hidrovias se tornem mais sustentáveis ​​e eficazes. “O importante é garantir que essa nova infraestrutura traga benefícios reais para o Brasil”, conclui Antunes, ressaltando a necessidade de um modelo de negócios que permita investimentos seguros e rentáveis.

O futuro das hidrovias no Brasil

Portanto, as concessões de hidrovias representam uma oportunidade ímpar para o Brasil melhorar sua infraestrutura e aumentar a competitividade do agronegócio. Com o apoio da Eletrobras e a construção da Ferrogrão, o país está em um passo de transformar sua logística e se posicionar como um protagonista no mercado global. Se tudo correr como planejado, o futuro do transporte no Brasil será muito mais eficiente e sustentável.

E quem sabe, em breve, celebraremos a revolução das hidrovias como um novo marco na história do transporte brasileiro!

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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