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Brasil pode se juntar a MEGAPROJETO da China de 11 TRILHÕES de reais, mudando a economia do país para sempre; EUA alertam sobre os riscos de uma ‘armadilha’ financeira

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/08/2024 às 19:30
Brasil pode entrar em megaprojeto chinês de 17 trilhões de reais, mas EUA alertam sobre riscos de uma 'armadilha' financeira.(Imagem: reprodução/ Youtube)
Brasil pode entrar em megaprojeto chinês de 17 trilhões de reais, mas EUA alertam sobre riscos de uma ‘armadilha’ financeira.(Imagem: reprodução/ Youtube)

A China propôs uma aliança ambiciosa que pode transformar a economia do Brasil para sempre, integrando o país a um projeto de infraestrutura global avaliado em mais de 2 trilhões de dólares, equivalente a cerca de 11 trilhões de reais.

Mas essa proposta, que parece um impulso para o crescimento, também levanta dúvidas sobre os reais benefícios que o Brasil poderia colher dessa parceria.

O governo chinês sugeriu unir as obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aos investimentos internacionais da iniciativa Belt and Road (Cinturão e Rota), conhecida como a nova Rota da Seda, segundo o site Exame.

Esse projeto monumental visa conectar o mundo por meio de uma rede global de infraestrutura, e a China vê o Brasil como uma peça-chave nesse quebra-cabeça.

No entanto, não há informações específicas sobre o valor exato que seria investido no Brasil caso o país se unisse à Nova Rota da Seda.

A proposta menciona a possibilidade de parcerias em áreas estratégicas como agricultura, economia verde e digital, inteligência artificial e outras, mas não detalha um montante específico destinado ao Brasil.

Durante uma visita recente a Brasília, o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, destacou a importância de uma cooperação mais estreita entre os dois países. Em um discurso no Palácio do Itamaraty, ele sugeriu que os governos de Brasil e China trabalhem juntos para alinhar os objetivos entre a iniciativa Cinturão e Rota e o PAC brasileiro.

A discussão sobre a adesão do Brasil à Iniciativa Cinturão e Rota ainda está em andamento e poderia culminar na visita do líder chinês, Xi Jinping, ao Brasil em novembro, logo após a cúpula do G20, informou o jornal Folha de S. Paulo. Xi Jinping vem pressionando para que o Brasil formalize sua entrada na iniciativa desde a visita de Lula à China, em abril de 2023.

Governo do Brasil tem dúvidas quanto à parceria com a China

Porém, o governo brasileiro ainda não tomou uma decisão definitiva. Embora reconheça o potencial da parceria, há ceticismo sobre as vantagens práticas de aderir formalmente ao projeto, dado que os investimentos chineses já fluem para o país sem essa formalização.

O Palácio do Planalto tem buscado atrair empresas chinesas para participar das obras do Novo PAC, por meio de concessões, parcerias público-privadas (PPPs) e fornecimento de materiais e equipamentos. A ideia é integrar essas empresas ao processo de desenvolvimento brasileiro, mas sem necessariamente comprometer o país com a adesão ao projeto chinês.

Em seus 10 anos de existência, a Nova Rota da Seda já movimentou cerca de 11,42 trilhões de reais (aproximadamente 2 trilhões de dólares) em contratos de infraestrutura, com 147 países participando ou demonstrando interesse em participar dessa rede global. Apesar do sucesso, a iniciativa enfrenta críticas de países ocidentais, incluindo os Estados Unidos.

EUA chama proposta de armadilha

Os EUA acusam a China de usar o projeto como uma ‘armadilha da dívida’, afirmando que muitos países acabam sobrecarregados com dívidas impagáveis após se envolverem nos projetos financiados por Pequim.

Em resposta, a China nega essas alegações, defendendo que a Nova Rota da Seda oferece oportunidades de desenvolvimento que muitos países, especialmente em desenvolvimento, não teriam de outra forma.

Para fazer frente à crescente influência da China, os EUA, em parceria com a Índia, União Europeia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, lançaram a proposta de criar um Corredor Econômico Índia-Oriente Médio-Europa, visando estabelecer uma alternativa à Nova Rota da Seda.

Esse corredor tem como objetivo conectar produtores e consumidores através de uma rede de infraestrutura de transportes, oferecendo uma nova rota para o comércio global.

Com essa disputa de poder entre as maiores economias do mundo, o Brasil se vê no centro de uma decisão estratégica crucial: alinhar-se à China e à sua monumental Nova Rota da Seda, ou buscar outras parcerias que possam oferecer caminhos diferentes para o seu desenvolvimento econômico.

Agora, com a chegada iminente de Xi Jinping ao Brasil, a pergunta que se impõe é: o Brasil deve se unir à Nova Rota da Seda e aceitar os trilhões de dólares em investimentos chineses, ou isso seria uma armadilha perigosa que poderia comprometer o futuro econômico do país? O que você pensa, leitor? Deixe sua resposta nos comentário!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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