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Brasil: palco das grandes montadoras chinesas. Dessa vez, a GWM investe pesado e começará a produção de carros em São Paulo

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/11/2024 às 11:22
GWM, montadora, veículos
Foto: reprodução Olhar Digital
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Montadora chinesa lança modelos híbridos e elétricos, inaugura centro de pesquisa e adota estratégias de nacionalização para intervenções no setor automotivo brasileiro

A GWM, montadora de origem chinesa, está se preparando para iniciar a produção de veículos no Brasil, trazendo uma nova era para a marca no país. Em maio de 2025, uma fábrica da GWM, localizada em Iracemápolis, São Paulo, trouxe a montagem de modelos de veículos híbridos e elétricos, ampliando a oferta de veículos sustentáveis ​​e tecnológicos para o mercado brasileiro. O primeiro modelo a ser produzido localmente será o Haval H6 híbrido pleno (HEV), mas a marca já conta com planos ambiciosos de desenvolvimento para o futuro próximo, incluindo a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Inovação e desenvolvimento tecnológico: Veículos Flex e Híbridos para o mercado nacional

Com o objetivo de ampliar a oferta de veículos adaptados às necessidades brasileiras, a montadora GWM planeja desenvolver veículos híbridos plug-in com tecnologia flex, capazes de utilizar etanol como combustível. Essa inovação, até agora apresentada apenas em alguns modelos da Toyota no país, representa um avanço significativo para a marca, que alinha sua estratégia à nova política automotiva nacional voltada ao incentivo de tecnologias mais sustentáveis ​​e adaptadas ao mercado local.

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Atualmente, a linha Haval H6 da GWM já oferece versões híbridas e plug-in, movidas a gasolina. Com a expansão para a tecnologia híbrida flex, a montadora pretende diversificar ainda mais sua gama de opções e se adaptar ao perfil do consumidor brasileiro, que valoriza o uso do etanol como alternativa de combustível renovável e mais acessível. A parceria da GWM com a Bosch, gigante da tecnologia automotiva, será fundamental nesse desenvolvimento, colaborando na criação de sistemas eletrificados com uso de etanol.

Estratégia de produção e nacionalização na planta de Iracemápolis

Inicialmente, a produção da GWM no Brasil foi projetada para operar no modelo CKD (Complete Knock Down), no qual os veículos são parcialmente montados na China e finalizados no país de destino. No entanto, com uma recente mudança de estratégia, a montadora passará a montar componentes individuais em solo brasileiro, o que facilitará a nacionalização e garantirá os benefícios fiscais do programa Mover, criado pelo governo brasileiro para estimular a produção local.

Foto: reprodução GWM Brasil

A planta de Iracemápolis, que já contava com uma cabine de pintura da época em que era movimentada pela Mercedes-Benz, será fundamental para a estratégia de nacionalização da GWM. No sistema CKD, os veículos chegam ao país já pintados, com a nova estrutura, no entanto, a pintura e a montagem dos veículos serão feitas no Brasil, permitindo o cumprimento da meta de 40% de nacionalização necessária para benefícios fiscais.

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Eduardo Del Nery
Eduardo Del Nery
14/11/2024 22:09

Enquanto no Governo Bolsonaro , Ford , Sony , Etc . Foram embora do Brasil !!! O Governo Atual brasileiro está conseguindo trazer Multinacionais para o Brasil . A BYD vai investir U$$ 20 bilhões de dólares no Brasil , para fabricar alguns modelos aqui também . Exportando para países vizinhos inclusive …. BYD que já é a 3 ° Maior Montadora do Mundo . Atrás apenas da Tesla , e da Toyota … Parabéns ao Governo Atual .

Amâncio Maia f.
Amâncio Maia f.
13/11/2024 00:55

Falou muito bem vc tem a voz muito bonita

Amâncio Maia f.
Amâncio Maia f.
Em resposta a  Amâncio Maia f.
13/11/2024 01:00

Muito bom veículos chineses barato e bom suponho mais empregos. Parabéns p nosso presidente e p os chineses

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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