A Lecar planeja desenvolver o primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro, acompanhando a crescente tendência mundial dos carros elétricos.
O Brasil está prestes a testemunhar um marco na indústria automotiva com a potencial introdução de sua primeira marca de carro elétrico desenvolvido e produzido nacionalmente. A frente deste empreendimento ambicioso está a Lecar, uma empresa fundada pelo empresário capixaba Figueiredo Assis. Originário da pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, e com um passado humilde, incluindo estudos em escola pública, Figueiredo sempre teve a certeza de que alcançaria um futuro promissor. O objetivo da Lecar é concretizar esse sonho até dezembro deste ano, trazendo inovação e tecnologia ao mercado automotivo brasileiro.
A história por trás do veículo elétrico da Lecar
Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Indo além de contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, seu objetivo é mudar a imagem do Brasil para o mundo.
A inspiração é o bilionário Elon Musk, que tem uma história semelhante ao brasileiro. Assis começou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade e se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes.
- TVS APACHE 160 2025 chega no mercado desbancando rivais de peso: Tecnologia de ponta, potência superior e estilo ousado que deixam Titan e Dominar 160 para trás
- Fique de olho! Lista atualizada das motos mais roubadas de São Paulo
- Toyota Hiace planeja dominar o mercado de transporte de passageiros no Brasil com seu novo lançamento: veículo para 14 ocupantes, equipado com motor 2.8 Diesel da Hilux, entregando 163 cv de potência
- Novo Nissan Versa SR 2025 chega na faixa dos R$ 100 mil: Mais barato e melhor que o Honda City? Sedã aspirado promete excelente custo-benefício e desafia os principais rivais do segmento!
Em seguida, fundou a Lecard, uma administradora de cartões do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos, e mais de 3 mil empresas privadas.
Em 2022, vendeu o Lecard com o objetivo de alcançar uma missão ainda maior: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. Entretanto, muito antes, em 1993 viu uma oportunidade com a lei que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando o uso de motores a combustão em veículos automotores produzidos a partir de 2028. Focando nisso, deu início à Lecar, uma planta industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.
Conheça o Lecar Model 459, primeiro carro elétrico brasileiro
Atualmente, a equipe conta com 30 profissionais, sendo muitos deles com passagens em empresas importantes como Gurgel, Troller, Toyota, Ford, JPX, Nissan e Marcopolo. Assis afirma que o Brasil é a oitava economia do mundo e ainda não possuía nenhuma montadora brasileira.
A Lecar visa mudar o rumo da história e a cidade de Caxias do Sul é o melhor local para montar a fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região.
Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo elétrico da empresa, serão importadas da China. Motores e baterias serão do fabricante chinês Winston, que vende também para outras gigantes como Hyundai e Volkswagen.
O restante do carro elétrico será produzido no Brasil. Segundo Assis, o Brasil é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros elétricos.
Novo carro elétrico brasileiro entrega até 400 km de autonomia
O veículo elétrico, cujo protótipo está em desenvolvimento, seguirá, no próximo mês, para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido por avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até 9 meses.
Em seguida, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado de carros elétricos a partir de dezembro de 2024. O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga.
Assis destaca que é necessário que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos com o objetivo de alcançar preços mais competitivos. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos fabricados no Brasil, com os mesmos incentivos aos carros elétricos existentes em vários países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga.