1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Brasil no mapa dos carros elétricos: Lecar promete veiculo elétrico com 400 km de autonomia por R$ 279 mil – um marco em 2024!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil no mapa dos carros elétricos: Lecar promete veiculo elétrico com 400 km de autonomia por R$ 279 mil – um marco em 2024!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 05/01/2024 às 18:59
Brasil no mapa dos carros elétricos Lecar promete veiculo elétrico com 400 km de autonomia por R$ 279 mil – um marco em 2024!
Foto: Insideevs/UOL

A Lecar planeja desenvolver o primeiro veículo elétrico totalmente brasileiro, acompanhando a crescente tendência mundial dos carros elétricos.

O Brasil está prestes a testemunhar um marco na indústria automotiva com a potencial introdução de sua primeira marca de carro elétrico desenvolvido e produzido nacionalmente. A frente deste empreendimento ambicioso está a Lecar, uma empresa fundada pelo empresário capixaba Figueiredo Assis. Originário da pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, e com um passado humilde, incluindo estudos em escola pública, Figueiredo sempre teve a certeza de que alcançaria um futuro promissor. O objetivo da Lecar é concretizar esse sonho até dezembro deste ano, trazendo inovação e tecnologia ao mercado automotivo brasileiro.

A história por trás do veículo elétrico da Lecar

Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Indo além de contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, seu objetivo é mudar a imagem do Brasil para o mundo.

A inspiração é o bilionário Elon Musk, que tem uma história semelhante ao brasileiro. Assis começou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade e se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes.

Em seguida, fundou a Lecard, uma administradora de cartões do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos, e mais de 3 mil empresas privadas.

Em 2022, vendeu o Lecard com o objetivo de alcançar uma missão ainda maior: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. Entretanto, muito antes, em 1993 viu uma oportunidade com a lei que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando o uso de motores a combustão em veículos automotores produzidos a partir de 2028. Focando nisso, deu início à Lecar, uma planta industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul.

Conheça o Lecar Model 459, primeiro carro elétrico brasileiro

Atualmente, a equipe conta com 30 profissionais, sendo muitos deles com passagens em empresas importantes como Gurgel, Troller, Toyota, Ford, JPX, Nissan e Marcopolo. Assis afirma que o Brasil é a oitava economia do mundo e ainda não possuía nenhuma montadora brasileira.

A Lecar visa mudar o rumo da história e a cidade de Caxias do Sul é o melhor local para montar a fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região.

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo elétrico da empresa, serão importadas da China. Motores e baterias serão do fabricante chinês Winston, que vende também para outras gigantes como Hyundai e Volkswagen.

O restante do carro elétrico será produzido no Brasil. Segundo Assis, o Brasil é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros elétricos.

Novo carro elétrico brasileiro entrega até 400 km de autonomia

O veículo elétrico, cujo protótipo está em desenvolvimento, seguirá, no próximo mês, para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido por avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até 9 meses.

Em seguida, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado de carros elétricos a partir de dezembro de 2024. O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400 km por carga.

Assis destaca que é necessário que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos com o objetivo de alcançar preços mais competitivos. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos fabricados no Brasil, com os mesmos incentivos aos carros elétricos existentes em vários países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200 km por carga.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x