Missão oficial liderada por Geraldo Alckmin busca ampliar exportações brasileiras ao México, com foco em carne, café, biocombustíveis e muitas outras oportunidades comerciais.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou neste sábado (23) que a viagem que fará ao México, terá como foco setores estratégicos como biocombustíveis, energia, combustível sustentável de aviação (SAF), agroindústria, saúde e a facilitação de vistos.
Comércio bilateral em crescimento
O México é a segunda maior economia da América Latina, atrás apenas do Brasil, e um dos principais parceiros comerciais da região.
Em 2024, o intercâmbio comercial entre os dois países alcançou US$ 13,6 bilhões. As exportações brasileiras somaram US$ 7,8 bilhões, enquanto as mexicanas chegaram a US$ 5,8 bilhões.
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Segundo Alckmin, a meta é ampliar essa corrente de comércio. “Podemos fazer crescer essa corrente de comércio, que gera emprego e renda”, afirmou em entrevista coletiva, durante visita à concessionária Brasilwagen, em São Paulo.
Setores estratégicos na agenda
A missão terá como prioridade discutir áreas que ganham relevância internacional. Entre elas estão os biocombustíveis e o SAF, considerados essenciais para a transição energética.
A agroindústria e o setor de saúde também entram na pauta, reforçando o interesse brasileiro em diversificar sua presença no mercado mexicano.
Além disso, Alckmin anunciou que o Brasil e o México devem adotar o visto eletrônico para facilitar a mobilidade de empresários e turistas.
Estudo da ApexBrasil destaca oportunidades
No mês de abril, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou o Perfil de Comércio e Investimentos: México, publicação que identifica 434 oportunidades para produtos brasileiros no país. O levantamento mostra que os setores com maior potencial incluem:
- Máquinas e equipamentos de transporte, com destaque para veículos rodoviários e equipamentos de geração de energia.
- Produtos químicos, especialmente farmacêuticos, medicinais e plásticos.
- Artigos manufaturados, como produtos de borracha, papel, celulose e produtos metálicos.
Expansão em alimentos e bebidas
O estudo também ressalta que medidas adotadas pelo governo mexicano para conter a inflação — como a isenção temporária de impostos de importação sobre itens da cesta básica — podem abrir espaço para produtos brasileiros.
Isso inclui alimentos, bebidas, rações para animais, produtos hortícolas e itens de higiene pessoal.
Um marco recente mostra a força desse intercâmbio: a abertura do mercado mexicano para a carne bovina brasileira em 2023.
Em apenas um ano, as vendas saltaram de US$ 23 milhões para US$ 214,3 milhões, um crescimento de mais de 800%. O café não torrado também teve destaque, com alta de 323,5% após a quebra de safra em Honduras e Guatemala.