Diversas montadoras estão focando na eletrificação e, assim como ocorre com os carros à combustão, os consumidores procuram por carros elétricos populares, compactos e baratos
A Europa quer veículos pequenos e, com os carros elétricos ganhando espaço, os mercados também requisitarão, no mesmo segmento zero emissão, cada vez mais carros elétricos baratos e mais compactos. As montadoras sabem disso e estão se voltando nessa direção. Stellantis, Volkswagen e Renault são as principais montadoras que trabalham para invadir a eletrificação, o que poderia garantir ótimos números. Elas não são as únicas, mas no momento são as que mais avançaram com carros elétricos populares na Europa.
Leia outras notícias relacionadas
Conheça alguns carros elétricos baratos ao redor do mundo
Um dos nomes mais recorrentes quando se trata de carros elétricos populares é o Fiat Centoventi. Apresentado como conceito há cerca de três anos, ele é considerado o herdeiro do Panda atual, apesar de que, a partir daí, seja provável que toda uma família de carros eletrificados surjam.
Quem voltou a falar sobre o modelo nos últimos dias foi o CEO da marca Italiana, Olivier François, que já em 2020 havia falado de um Panda elétrico, explicando que o Centoventi, que pode ser um dos novos lançamentos de carros elétricos no Brasil, poderia ser o prelúdio para um segmento de emissão zero A e também para um segmento B.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Renault promete trazer carros elétricos baratos ao Brasil
A Renault também é uma das grandes montadoras que está prometendo trazer carros elétricos baratos ao Brasil, como é o caso do Renault 4, que está previsto para chegar no mercado de carros elétricos brasileiro em 2024, logo após o Renault 5, e permanecerá fiel à filosofia que decretou sucesso do R4 “original”, produzido entre as décadas de 60 e 90.
O diretor executivo da Renault, Luca de Meo, afirmou que fará parte de uma próxima geração de carros elétricos baratos que, graças às baterias de nova geração e melhores economias de escala, atingirão a paridade de preços com modelos de motores à combustão ou, ao menos, serão mais baratos do que os oferecidos atualmente.
Volkswagen trabalha na eletrificação de carros elétricos populares
A Volkswagen, segunda maior empresa do mundo, atrás apenas da Tesla, gigante da eletrificação, anunciou que está desenvolvendo uma família de carros elétricos baratos que ficará abaixo do ID.3. O primeiro sinal desse projeto foi mostrado no último Salão de Munique, onde o ID. Life foi exibido, um conceito interessante que antecipa vários estudos dos próximos carros elétricos populares do grupo.
Ainda não se sabe se a versão de produção será totalmente de baixo custo, entretanto é sabido que a VW tem a possibilidade de replicar veículos em inúmeros modelos, aproveitando outras marcas. Sendo assim, um ID Life reinterpretado pela Skoda pode se destacar como uma excelente relação custo-benefício. Ele será o primeiro modelo a chegar no mercado de carros elétricos no Brasil e será chamado de Elroq, podendo ter um preço inicial menor que R$ 120 mil. A estimativa é que ele chegue em meados de 2024.
Enquanto esse modelo não chega, a montadora alemã decidiu retomar a produção do Up elétrico, um modelo que tem registrado ótimos números de vendas e que retorna ao mercado para preencher a lacuna até a chegada da nova geração de carros elétricos populares no Brasil.