Projeção da EPE aponta crescimento no consumo de combustíveis no Brasil em 2025, impulsionado pela retomada econômica, safra forte e programas sociais
O consumo de combustíveis no Brasil deve crescer já no próximo ano. A projeção é da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), divulgada nesta segunda-feira (14/04). O estudo técnico estima que, em 2025, o país deve consumir 3 bilhões de litros a mais em comparação com o ano anterior.
Entre os destaques, o relatório aponta aumento na demanda por diesel, etanol e gás liquefeito de petróleo (GLP). O crescimento do consumo de diesel está ligado à retomada econômica e ao maior uso no transporte de cargas.
O etanol também ganha espaço, impulsionado por uma safra promissora e pelos mandatos obrigatórios de mistura. Já o GLP cresce com a ampliação do programa Gás Para Todos, voltado para levar o gás de cozinha a mais de 20 milhões de famílias brasileiras.
-
A nova Reforma Tributária muda o rumo do petróleo e do gás no Brasil e coloca o país diante do maior desafio fiscal da década
-
Petrobras e Equinor vencem leilão no pré-sal da Bacia de Campos, arrematando bloco de Jaspe com maior lance do 3º Ciclo da Oferta Permanente e excedente recorde
-
Com mais de 5.500 km de extensão, 1,4 milhão de barris transportados por dia e ramificações que cruzam metade da Europa, este colosso subterrâneo é o maior oleoduto do mundo e um dos pilares estratégicos da economia russa
-
Entre o ouro negro e o verde da Amazônia: perfuração da Petrobras na Foz do Amazonas divide o Brasil e levanta a questão — progresso ou retrocesso às vésperas da COP30?
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou os dados, afirmando que os números reforçam a importância das políticas públicas do governo federal.
“Seguiremos firmes na missão de garantir o abastecimento energético de forma segura, eficiente e inclusiva. O crescimento da demanda nos impõe a responsabilidade de continuar investindo em infraestrutura, sustentabilidade e políticas sociais, como o programa Gás para Todos”, declarou.
A EPE destacou ainda que os dados ajudam a orientar a transição energética do país, fortalecer o setor de biocombustíveis e ampliar o acesso à energia em todas as regiões.
As projeções reforçam a necessidade de continuidade nas ações do governo para garantir segurança, estabilidade e sustentabilidade no fornecimento de combustíveis.
O estudo técnico completo com todos os dados e projeções está disponível para consulta no portal da EPE.
Com informações de Agência GOV.