1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Brasil abre cúpula do BRICS cobrando diplomacia e fim de conflitos
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil abre cúpula do BRICS cobrando diplomacia e fim de conflitos

Escrito por Carla Teles
Publicado em 29/04/2025 às 09:22
Brasil abre cúpula do BRICS cobrando diplomacia e fim de conflitos
O Brasil abriu a reunião do BRICS pedindo o fim das guerras e mais diálogo entre os países pra buscar a paz. Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Ministro Mauro Vieira pede soluções pacíficas em reunião de chanceleres no Rio

O Brasil iniciou sua presidência no BRICS com um chamado claro à paz mundial, defendendo o diálogo como saída para guerras e tensões internacionais, durante o encontro de ministros das Relações Exteriores no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

Brasil assume liderança do BRICS com foco na paz e na diplomacia

Na abertura oficial da reunião dos chanceleres do BRICS, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, utilizou seu discurso para destacar a urgência de soluções diplomáticas para conflitos armados, citando diretamente as crises na Ucrânia e na Faixa de Gaza. O encontro marca o início da presidência brasileira no bloco em 2025, e foi realizado no histórico Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro.

De acordo com o ministro, a paz deve ser construída com base no diálogo, no respeito à soberania dos países e na cooperação multilateral. Ele reforçou que o papel do BRICS deve ser o de uma força estabilizadora no cenário internacional, evitando o agravamento de disputas geopolíticas. A cobertura do evento foi feita por portais como o Gazeta News, que destacaram o tom pacificador da fala brasileira.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Reforma da ONU e mundo multipolar voltam à pauta do BRICS

Além do apelo pela paz, Mauro Vieira ressaltou o compromisso do BRICS com a reforma do Conselho de Segurança da ONU. O Brasil, segundo ele, acredita que a estrutura atual não reflete as realidades do século XXI, com pouca representatividade de países em desenvolvimento.

Cúpula de chefes de Estado do BRICS será em julho

A reunião ministerial que abriu os trabalhos da presidência brasileira também serviu como preparação para a cúpula dos chefes de Estado e governo do BRICS, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, novamente no Rio de Janeiro. A expectativa é que os líderes dos países-membros aprofundem as discussões sobre temas como segurança global, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do Sul Global.

O site oficial do bloco, brics.br, informou que a presidência brasileira pretende promover um ciclo de debates sobre governança global mais inclusiva e sustentável ao longo do ano, reforçando a importância de parcerias equitativas entre os países do hemisfério Sul.

BRICS como espaço de cooperação estratégica entre emergentes

Sob a presidência do Brasil, o BRICS pretende fortalecer seu papel como espaço de articulação entre economias emergentes. A ideia é promover uma diplomacia ativa, que busque soluções conjuntas para os desafios econômicos, ambientais e sociais enfrentados pelas nações do grupo.

O evento no Rio de Janeiro abriu espaço para novos diálogos sobre a cooperação tecnológica, comércio justo e integração em áreas como saúde e segurança alimentar, temas que deverão ser aprofundados nos encontros programados ao longo do ano.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x