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Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 9 comentários

BR-381 estreia pedágio eletrônico sem cancela neste sábado e motoristas já temem multas, Pix atrasado e cobrança automática por placa

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 27/09/2025 às 11:49
A BR-381 estreia pedágio eletrônico sem cancela e motoristas temem multas, atrasos no Pix e falhas na cobrança automática por placa.
A BR-381 estreia pedágio eletrônico sem cancela e motoristas temem multas, atrasos no Pix e falhas na cobrança automática por placa.
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A adoção do pedágio eletrônico sem cancela em Minas Gerais promete fluidez e modernização, mas já gera receio entre condutores sobre multas, Pix atrasado e cobrança automática por placa, segundo a Agência Brasil

A partir deste sábado (27), a BR-381/MG passa a operar com pedágio eletrônico sem cancela, em modelo de cobrança automática por meio de câmeras e sensores instalados em pórticos localizados em Caeté e João Monlevade. O sistema, conhecido como free flow, dispensa paradas e busca melhorar a fluidez em uma das rodovias mais movimentadas do país, informa a Agência Brasil.

Apesar do avanço tecnológico, motoristas já relatam apreensão com multas indevidas, atrasos no Pix e eventuais problemas de cobrança automática. A novidade coloca a BR-381 como a primeira rodovia federal com 100% das operações realizadas por pedágio eletrônico, um marco que, ao mesmo tempo, traz promessas de agilidade e desafios práticos de adaptação.

Como funciona o novo modelo de pedágio

Segundo a Agência Brasil, o sistema funciona por meio de câmeras que identificam a placa dos veículos ao passar pelos pórticos, registrando automaticamente o débito do pedágio. Para motoristas que não utilizam tags eletrônicas, a concessionária Nova 381 instalou 25 totens de pagamento ao longo do trecho, em postos de combustíveis, restaurantes e unidades de atendimento.

Nesses equipamentos, o condutor digita a placa e quita pendências com cartão ou Pix. “O objetivo é facilitar o acesso, já que os totens estão em locais onde os motoristas naturalmente param”, explicou o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra.

Investimentos e abrangência da concessão

A implementação do pedágio eletrônico sem cancela faz parte de um pacote de investimentos de R$ 9,3 bilhões previstos para a BR-381, desde que a Nova 381 assumiu a administração da rodovia em fevereiro. Até agora, R$ 319,7 milhões já foram aplicados em melhorias, incluindo obras de infraestrutura e modernização tecnológica.

A ANTT estabeleceu que 90% do risco de evasão no pagamento será absorvido pela União, enquanto a concessionária ficará responsável por 10%. Essa divisão busca reduzir disputas e garantir que o sistema seja sustentável mesmo diante de possíveis inadimplências.

Preocupações e polêmicas entre motoristas

Embora o modelo traga vantagens como menos congestionamentos, motoristas manifestam preocupação com erros na leitura das placas e dificuldades em comprovar pagamentos feitos via Pix, caso o sistema não registre em tempo real. Outro temor é a possibilidade de multas automáticas em situações de falha de comunicação, aumentando a sensação de insegurança.

O tema já chegou à Câmara dos Deputados, que discute no Projeto de Lei 4.643/2020 a possibilidade de anistia para motoristas inadimplentes e regras mais claras sobre multas. Isenções estão mantidas para ambulâncias, veículos oficiais, diplomáticos e motocicletas, como previsto em contrato com a concessionária.

O Brasil no caminho da modernização

De acordo com a Agência Brasil, o modelo free flow já está em uso em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e deve se expandir rapidamente. O governo paulista, por exemplo, planeja ter 58 pontos de cobrança até 2032, incluindo o Rodoanel.

Especialistas destacam que o sistema segue uma tendência global de modernização rodoviária, ao mesmo tempo em que desafia autoridades a garantir transparência, segurança digital e clareza para os usuários. Para os motoristas, a adaptação será gradual, mas inevitável.

O pedágio eletrônico sem cancela marca uma nova era na BR-381: mais fluidez e menos filas, mas também novos riscos e dúvidas para quem depende da rodovia. A mudança exige equilíbrio entre inovação tecnológica e proteção ao usuário.

E você, acredita que o pedágio sem cancela vai realmente facilitar a vida dos motoristas ou aumentar a insegurança nas estradas? Já enfrentou problemas com cobrança automática em rodovias? Compartilhe sua experiência nos comentários.

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Rosana
Rosana
30/09/2025 17:23

E prá quem não usa o pix? Como pagar com dinheiro vivo? Como encarar um pedágio????

Inaldo de Barros Silva
Inaldo de Barros Silva
29/09/2025 18:42

Tudo conversa do governo,fazem o que querem com o povo e fica por isso mesmo,mais pedágio mais taxa para ir na praia,governo inimigo do povo,e o povo aplaudindo.

Luiz de Castro Ribeiro
Luiz de Castro Ribeiro
29/09/2025 14:19

Não deve ser bom . Primeiro não gera emprego.Segundo ,pra que ganhar mais 5 minuto em uma viagem se a estrada está cheia de.radares de 60km e um monte caminhão com excesso de peso e com o sistema de freios comprometido .E tem mais o governo gasta milhões para fazer uma estrada e depois entrega para concessionária ganhar dinheiro.Ta tudo errado !

Raimundo
Raimundo
Em resposta a  Luiz de Castro Ribeiro
30/09/2025 02:56

Tá tudo errado inclusive você com esse seu comentário indiota acusado os caminhões com excesso de carga sendo que você não os pesou, com cisterna de freios complementaido sendo que não fez uma inspeção, oque mais tens a acusar? Pois te garanto que nem todos andam errados quanto você se estão carrecarregando não e de graça as vezes é de combustível pra que seus carros não tenham pane seca ou de algum alimento que com certeza uma hora vai passar por sua garganta um dia ou outro você vai ter que comer então se eu tô errado você também tá só em da com a língua nos dentes. E me acusar de uma que você não sem a interferência de um caminhão.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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