Projeto prevê modernização completa da rodovia com duplicações, vias marginais, ciclovias e a conclusão da Nova Subida da Serra em Minas e Rio.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal assinam, nesta quinta-feira (2/10), o contrato de concessão da BR-040/495/MG/RJ com a empresa Elovias, vencedora do leilão.
O processo foi conduzido pela ANTT, em parceria com o Ministério dos Transportes, adotando como critério o maior desconto tarifário.
Plano de investimentos e benefícios operacionais
A proposta da concessionária prevê um amplo pacote de obras e melhorias, totalizando R$ 8,8 bilhões.
-
São Paulo desliga 12 pedágios free flow por baixa adesão de motoristas
-
Rodo-cabotagem ganha força no Brasil e promete reduzir custos e emissões no transporte de cargas
-
Fortaleza entra na era das faixas azuis para motos e testa projeto polêmico que promete mais fluidez no trânsito, mas especialistas alertam: velocidade alta pode transformar vias em zonas de risco
-
Investimentos governamentais impulsionam melhoria das estradas rurais do Paraná com convênios de máquinas agrícolas e programa de maquinário para prefeituras paranaenses
Estão incluídas duplicações, implantação de faixas adicionais, construção de vias marginais, túneis e passarelas, além da conclusão da Nova Subida da Serra.
A concessão também trará benefícios aos usuários, como o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático por meio de tags de identificação veicular.
Extensão do trecho e obras previstas
O trecho concedido tem 218,9 km de extensão, abrangendo a BR-040, de Juiz de Fora até a divisa com o Rio de Janeiro, e da divisa com Minas Gerais até o Trevo das Missões, no Rio. Também inclui a BR-495/RJ, de Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ.
As obras contemplam 13,44 km de duplicações, 78,13 km de faixas adicionais, 11,7 km de ciclovias, 32 pontos de ônibus, três túneis, 12 passarelas, uma área de escape e cinco Bases de Serviço Operacional (BSOs).
Estão previstos ainda Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs) e um Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais, entre outras melhorias de infraestrutura.
A concessão marca uma etapa importante para a modernização da malha viária entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, com foco em mais segurança e qualidade no transporte terrestre.