Outra ponte internacional será construída entre Brasil e Paraguai; ligação fará conexão com o Corredor Bioceânico, que unirá os portos brasileiros de Paranaguá (PR) e de Santos (SP) a portos chilenos, no Oceano Pacífico.
Bolsonaro visitou na última sexta-feira (3), com o presidente do Paraguai, o canteiro de obras da Ponte da Integração, que vai ligar o município paranaense a Presidente Franco, no lado paraguaio. Pouco antes, os dois presidentes se encontraram no Centro Executivo da Itaipu Binacional, plantaram duas árvores no Bosque dos Visitantes e fizeram fotos com os empregados da empresa. O presidente brasileiro também recebeu uma homenagem da Amop, associação que representa 55 municípios do Oeste do Paraná.
Assista o vídeo abaixo e confira a o Bolsonaro em Foz do Iguaçu reunido com o presidente do Paraguai
Na Ponte da Integração, Bolsonaro e Benítez elogiaram o andamento dos trabalhos, com índice de execução superior a 84%, e destacaram o papel da Itaipu Binacional na promoção do desenvolvimento de ambos os países. Somente na margem brasileira, a empresa está investindo mais de R$ 2,6 bilhões em obras de infraestrutura.
“Concluímos a extensão do Aeroporto [Internacional] de Foz do Iguaçu, visitamos agora há pouco as obras da Estrada Boiadeira (em Umuarama) e agora estamos vendo essa grandiosidade da engenharia, que vai integrar ainda mais o Brasil e o Paraguai”, relacionou Bolsonaro. “Itaipu é uma empresa que gera mais que energia, gera progresso e integração.”
- Vitória do petróleo e gás? Empresas petrolíferas estão se afastando da energia verde e faturando BILHÕES com combustíveis fósseis
- Petrobras choca o mundo ao prometer TRANSFORMAR o Brasil com investimento de US$ 111 BILHÕES e geração de milhares de empregos! Será a virada do país?
- Petrobras tem plano audacioso de investimentos: a área de exploração e produção contará com um orçamento de US$ 77 bilhões (R$ 440 bilhões), enquanto US$ 20 bilhões (R$ 114 bilhões) serão destinados ao refino
- Brasil e Argentina fecham mega-acordo para importar gás natural barato e revolucionar a integração energética na América do Sul!
Mario Abdo Benítez lembrou que a última grande ligação entre os dois países (a Ponte Internacional da Amizade) foi construída há 54 anos e que os novos investimentos, com financiamento de Itaipu, representam a “integração do futuro”.
“É um grande orgulho que esses laços indissolúveis [de amizade] que representam essa obra deem a oportunidade de avançarmos para outras obras de infraestrutura entre Paraguai e Brasil”, afirmou. “Hoje estamos honrando a amizade de nossos povos, a integração cultural, física, e os valores comuns que defendemos: valores dos nossos povos e, especificamente, desses dois presidentes”, acrescentou.
Os diretores-gerais de Itaipu, Anatalicio Risden Junior (Brasil) e Manuel Cáceres Cardozo (Paraguai), e os conselheiros e diretores da binacional receberam os dois presidentes, que foram acompanhados por ministros de estados brasileiros e paraguaios, além do governador do Paraná, entre outras autoridades.
Assista o vídeo abaixo e confira na íntegra a vistoria das obras da nova ponte entre Brasil e Paraguai
Ponte da Integração está em fase final de construção
A Ponte da Integração Brasil-Paraguai está em fase final de construção, sobre o Rio Paraná, faltando apenas cem metros para o fechamento do vão central. A expectativa é que a estrutura esteja concluída em setembro. Já foram investidos no empreendimento cerca de R$ 200 milhões, do total previsto de R$ 323 milhões – recursos da margem brasileira de Itaipu.
A ligação terá 760 metros de comprimento e vão-livre de 470 metros. Serão duas pistas com 3,6 metros de largura, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro nas laterais. A infraestrutura permitirá que veículos pesados provenientes do Paraguai e da Argentina deixem de transitar pelo centro de Foz do Iguaçu. Também ajudará a desafogar a Ponte da Amizade, hoje principal ligação entre Brasil e Paraguai.
Estrada da Boiadeira
Antes de viajar para Foz do Iguaçu, Bolsonaro esteve em Umuarama (PR), no Noroeste do Estado, para vistoriar a revitalização da Estrada Boiadeira (BR-487) – que também está sendo apoiada pela margem brasileira da Itaipu, com investimento de R$ 232,8 milhões.
A Estrada da Boiadeira vai ligar o Paraná ao Mato Grosso do Sul, onde será construída outra ponte internacional, entre Porto Murtinho (Brasil, MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), com recursos da margem paraguaia da Itaipu. A ponte fará a conexão com o chamado Corredor Bioceânico, projeto multimodal que pretende unir os portos brasileiros de Paranaguá (PR) e de Santos (SP) a portos chilenos, no Oceano Pacífico.