1. Início
  2. / Construção
  3. / Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013
Tempo de leitura 2 min de leitura

Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 05/03/2020 às 15:24
Bolsonaro comemora! Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013
Bolsonaro comemora! Maior gerador de vagas de emprego no Brasil, a construção civil obteve o maior PIB desde 2013

PIB da construção civil tem o melhor índice depois de anos de desaceleração, crescendo 1,6%; melhora no setor é indicativo de emprego em 2020

PIB da construção civil, melhora no setor é indicativo de emprego neste ano. Bolsonaro foi às redes sociais para celebrar o único ângulo interessante que encontrou nos resultados da economia durante seu primeiro ano de mandato: o PIB da construção civil. Empresa Metalúrgica abre processo seletivo para atender novos projetos em obras de construção civil.

Leia também

A construção civil cresceu 1,6% em 2019, uma alta de 5,4 pontos percentuais em relação a 2018. Não houve um período tão promissor desde os tempos pré-crise, corresponde ao impacto da operação Lava Jato sobre as grandes empreiteiras, após as investigações envolvendo a Petrobras.

“Nos últimos anos, diversas obras públicas foram paralisadas diante da desaceleração, do rombo fiscal e, por conta dos escândalos de corrupção envolvendo as principais empreiteiras do país ligadas ao PT e um dos maiores escândalos de corrupção do mundo”, disse Bolsonaro.

Em 2013, último ano de crescimento, a construção civil registrou avanço de 4,5%. “Com juro menor, PIB da construção civil tem maior nível desde 2013, crescendo 1,6%, depois de anos de desaceleração; melhora no setor é indicativo de emprego em 2020”, comentou o presidente Bolsonaro.

Além do forte desempenho da construção imobiliária, os avanços na construção civil se devem também as obras de urbanismo, estradas e infraestrutura. Esse último segmento, no entanto, é o que trava um crescimento maior do setor

O mercado da construção imobiliária foi impulsionado pelos cortes consecutivos na taxa básica de juros, a Selic, durante o último ano. Com a retomada do acesso ao crédito, o financiamento e a venda de imóveis bateram recordes.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários cresceram 37,1% em 2019 se comparado ao ano anterior, somando 78,7 bilhões de reais.

“O setor da construção civil gerou 71.115 vagas de emprego para o país em 2019. É o equivalente a 11% dos empregos criados no país. Isso, por si só, já mostra a importância e a relevância do nosso mercado para o desenvolvimento econômico brasileiro”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antonio França.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos