PIB da construção civil tem o melhor índice depois de anos de desaceleração, crescendo 1,6%; melhora no setor é indicativo de emprego em 2020
PIB da construção civil, melhora no setor é indicativo de emprego neste ano. Bolsonaro foi às redes sociais para celebrar o único ângulo interessante que encontrou nos resultados da economia durante seu primeiro ano de mandato: o PIB da construção civil. Empresa Metalúrgica abre processo seletivo para atender novos projetos em obras de construção civil.
Leia também
- Contratos offshore em Rio das Ostras demanda vagas de emprego em diversas funções hoje
- Uma das maiores empresas do ramo de reparo e manutenção naval recruta para trabalhar offshore em Macaé
- Soldador, Encarregado de Obras, Engenheiro e mais profissionais convocados para obras e projetos em São João da Barra
A construção civil cresceu 1,6% em 2019, uma alta de 5,4 pontos percentuais em relação a 2018. Não houve um período tão promissor desde os tempos pré-crise, corresponde ao impacto da operação Lava Jato sobre as grandes empreiteiras, após as investigações envolvendo a Petrobras.
- Asfalto feito de cana? Conheça a estrada sustentável produzida com cinzas do bagaço da cana: mais resistente, durável e econômica
- Abandono de 3 estações do metrô em SP gera revolta; entenda como milhares de paulistas foram surpreendidos com a decisão e os efeitos para a mobilidade urbana!
- Usina de bioetanol traz investimentos milionários à Bahia: Investimento promete 400 empregos diretos e indiretos em diversas áreas, aquecendo setores de construção civil, logística e tecnologia
- Governo AUTORIZOU investimento milionário em construção de nova barragem e reformas em estruturas antigas, gerando inúmeros empregos
“Nos últimos anos, diversas obras públicas foram paralisadas diante da desaceleração, do rombo fiscal e, por conta dos escândalos de corrupção envolvendo as principais empreiteiras do país ligadas ao PT e um dos maiores escândalos de corrupção do mundo”, disse Bolsonaro.
Em 2013, último ano de crescimento, a construção civil registrou avanço de 4,5%. “Com juro menor, PIB da construção civil tem maior nível desde 2013, crescendo 1,6%, depois de anos de desaceleração; melhora no setor é indicativo de emprego em 2020”, comentou o presidente Bolsonaro.
Além do forte desempenho da construção imobiliária, os avanços na construção civil se devem também as obras de urbanismo, estradas e infraestrutura. Esse último segmento, no entanto, é o que trava um crescimento maior do setor
O mercado da construção imobiliária foi impulsionado pelos cortes consecutivos na taxa básica de juros, a Selic, durante o último ano. Com a retomada do acesso ao crédito, o financiamento e a venda de imóveis bateram recordes.
De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os financiamentos imobiliários cresceram 37,1% em 2019 se comparado ao ano anterior, somando 78,7 bilhões de reais.
“O setor da construção civil gerou 71.115 vagas de emprego para o país em 2019. É o equivalente a 11% dos empregos criados no país. Isso, por si só, já mostra a importância e a relevância do nosso mercado para o desenvolvimento econômico brasileiro”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz Antonio França.