1. Início
  2. /
  3. / Boatos de greve dos caminhoneiros esta semana obriga o governo acelerar aprovação do subsídio do diesel
Tempo de leitura 2 min de leitura

Boatos de greve dos caminhoneiros esta semana obriga o governo acelerar aprovação do subsídio do diesel

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/09/2018 às 18:39

Sem categoria

greve dos caminhoneiros governo diesel
Com a potencial nova greve dos caminhoneiros faz  o senado aprovar a medida provisória continuar com o desconto do diesel, e foi aprovado hoje (5). Permanecerá do desconto sobre o diesel até o último dia de dezembro, restando apenas à assinatura do texto pelo presidente Michel Temer. Como neste refere-se a medida provisória, o texto já está em vigor, faltando apenas um alinhamento entre a Câmara e o Senado para manter-se em vigor.

Depois que a Petrobras anunciou esta semana uma alta no preço do diesel nas refinarias, rumores de novas paralisações dos caminhoneiros deixa o senado apreensivo

Com a potencial nova greve dos caminhoneiros, senado aprova a medida provisória para continuar com o desconto do diesel, e foi aprovado hoje (5). Permanecerá do desconto sobre o diesel até o último dia de dezembro, restando apenas à assinatura do texto pelo presidente Michel Temer. Como neste refere-se a medida provisória, o texto já está em vigor, faltando apenas um alinhamento entre a Câmara e o Senado para manter-se em vigor.

Na medida deliberada, a cada 1 litro de diesel, o governo subsidiará R$ 0,30 dos cofres públicos, ou seja, de uma forma ou de outra o valor sairá do contribuinte e custara cerca de R$ 9,5 bilhões. A intenção da medida é diminuir o valor do diesel nos postos de abastecimento.

Em meio a um novo rumor de paralisação da categoria, o governo e o Congresso correram para aprovar nesta semana a medida, que perderia a validade em 10 de outubro. Com atividades paralisadas há quase um mês, por conta da campanha eleitoral, Câmara e Senado retomaram os trabalhos nesta semana para a votação de projetos.

Como as sessões do plenários foram foram interrompidas de vido a campanha eleitoral, as atividades de votação para este projeto específico tiveram que ser retomadas as pressas, mas depois da deliberação deste projeto, voltaram a ser paralisadas e só retornarão no dia 9 de outubro, depois do primeiro turno das eleições. Vale ressaltar que o Diesel marítimo não está incluso no desconto, o que provocou interpretações equivocadas na últimos MP sobre esta cláusula.

ANP divulga a lista de empresas aprovadas para participação na 5 ª Rodada de Partilha de Produção

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos