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BMW iX5 Hydrogen, o primeiro carro a hidrogênio da BMW chegará ao mercado com 504 km de autonomia e potência de 170 cv

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 21/09/2023 às 12:38
BMW iX5 Hydrogen, o primeiro carro a hidrogênio da BMW  chegará ao mercado com 504 km de autonomia e potência de 170 cv
Foto: BMW iX5 Hydrogen/Divulgação

BMW iX5 Hydrogen é o primeiro carro a hidrogênio da montadora alemã. O carro movido a hidrogênio com 500 km de autonomia está passando atualmente por testes nos Emirados Árabes Unidos.

A BMW lançou em fevereiro uma frota de veículos movidos a hidrogênio, como mais uma forma de entrar no setor de frotas livres de emissões. O modelo utilizado foi o BMW iX5 Hydrogen. Após ser submetido a testes no frio intenso da Suécia, o carro movido a hidrogênio, agora, está sendo testado em condições extremas no clima oposto: em um deserto dos Emirados Árabes Unidos.

BMW afirma que o seu carro movido a hidrogênio entrega um desempenho incrível

Nos Emirados Árabes Unidos, o sistema de propulsão do BMW iX5 Hydrogen enfrentou temperaturas de quase 45ºC. Além disso, o carro a hidrogênio passou por muita areia e poeira, além de variações significativas de umidade.

O teste é realizado para avaliar a funcionalidade dos sistemas elétricos sob condições extremas, como o fornecimento de potência de refrigeração para possibilitar o desempenho total do veículo, seja na neve da Suécia ou no deserto.

A montadora revelou que o carro movido a hidrogênio teve um desempenho incrível, garantindo a dinâmica de condução pela qual a BMW é reconhecida. O BMW iX5 Hydrogen compõe uma frota piloto de veículos movidos a hidrogênio, que já está em uso na Europa, Japão, Coréia, China, Estados Unidos e Oriente Médio. Menos de 100 modelos foram montados em uma instalação em Munique, na Alemanha, e compõem uma demonstração teste para grupos-alvo específicos.

O CEO da BMW, Oliver Zipse, já havia se pronunciado descrevendo o combustível renovável como a peça chave que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Zipse destaca que o hidrogênio é uma fonte de energia versátil que tem um papel essencial a desempenhar no processo de transição energética e, desta forma, na proteção do clima.

Carro a hidrogênio entrega 504 km de autonomia

O BMW iX5 Hydrogen utiliza células de combustível fornecidas pela Toyota e, no total, armazena cerca de seis quilos de hidrogênio em dois tanques de plástico reforçados com fibra de carbono. O tempo de abastecimento é de três a quatro minutos.

Esse armazenamento disponibiliza uma autonomia de 504 km. Segundo a empresa, o carro movido a hidrogênio une capacidade de longa distância e paradas curtas para realizar o abastecimento e garantir uma condução sem emissões.

O BMW iX5 Hydrogen entrega uma potência de 170 cavalos e velocidade máxima de 180 km/h. Zipse descreve o hidrogênio como uma das formas mais eficientes de armazenar e transportar energias renováveis e acrescenta que é necessário utilizar esse potencial para também impulsionar a transformação do setor de mobilidade e que o hidrogênio é a peça que faltava no quebra-cabeça quando se trata de mobilidade livre de emissões. Uma tecnologia por si só, não será suficiente para possibilitar uma mobilidade neutra em termos climáticos no mundo inteiro.

Toyota está desenvolvendo uma Hilux a hidrogênio

Além da BMW com seu carro a hidrogênio, a Toyota desenvolveu em setembro seu primeiro protótipo da picape Hilux com célula de combustível a hidrogênio em sua linha de produção na Inglaterra. Trata-se de um projeto apoiado por financiamento do governo do Reino Unido e em conjunto com parceiros do consórcio. A montadora japonesa estima montar 10 Toyota Hilux a hidrogênio até o final de 2023.

O trem de força da Hilux a hidrogênio utiliza componentes do Toyota Mirai. A montadora japonesa estima que o modelo tenha autonomia de 600 km entre abastecimentos de hidrogênio. Para se ter uma ideia, a Hilux da Austrália, que vem equipada com motor turbo diesel de 2,8 litros, pode percorrer cerca de 1.150 km entre os abastecimentos.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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