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Primeira fábrica de combustível sustentável de aviação (SAF) é inaugurada no Brasil no estado do Pará e é considerado um avanço histórico para o setor

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/09/2023 às 20:19
Combustível, SAF, aviação
Foto: reprodução Airway

A fábrica de SAF foi batizada de “Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados” (H2CA) e pretende avançar na criação de outros produtos

Em um passo significativo em direção à sustentabilidade no setor da aviação, o Brasil acaba de abrir sua primeira fábrica piloto de SAF (Combustível Sustentável de Aviação, na sigla em inglês), uma inovação tão aguardada pelas companhias aéreas. O SAF é essencial para a redução das emissões de carbono na aviação, mas sua produção ainda é incipiente em nível global, de acordo com o site Exame.

Batizado de Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA), esse espaço pioneiro de combustível está localizado em Natal e abrigará uma unidade de produção de SAF. Esta unidade tem a ambição de avançar na produção experimental e elevar o desenvolvimento de SAF para uma escala piloto industrial, permitindo testes e criação de novos produtos em condições reais de operação industrial.

Fabiola Correia, coordenadora do projeto, afirma que até outubro ou novembro deste ano, o laboratório espera produzir uma amostra de combustível SAF que será submetida à certificação pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Uma vez certificado, o combustível poderá ser comercializado pelas empresas. Inicialmente, o laboratório busca aumentar a produção de SAF de 200 ml para até 5 litros por dia. O combustível será produzido a partir da glicerina, um subproduto da produção de biodiesel, atualmente disponível a baixo custo. Esse processo também resulta na produção de hidrogênio, outra alternativa de combustível para o setor de transporte.

Demanda crescente por SAF e necessidade de produção em escala

As companhias aéreas têm um grande interesse em adquirir SAF, no entanto, a oferta no mercado é ainda muito limitada, representando apenas 0,1% do total utilizado na aviação comercial em 2022. Espera-se que esse novo combustível alcance 2% do mercado até 2025, o que exigiria uma produção anual de 8 bilhões de litros.

Embora várias empresas tenham estabelecido metas ambiciosas para aumentar o uso de SAF nesta década, elas enfrentam desafios de oferta. Devido à sua escassez, o SAF pode custar até cinco vezes mais do que o querosene, que é a opção predominante na aviação civil, mas gera altas emissões de poluentes.

O setor de aviação tem metas de descarbonização até 2050 e precisa reduzir significativamente o uso de querosene para alcançá-las. Estimativas da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) indicam que seria necessário um suprimento anual de mais de 400 bilhões de litros até meados do século.

América Latina e Brasil na vanguarda da produção de SAF

Com cerca de cem projetos de fabricação de SAF em andamento em 30 países, a América Latina e o Brasil se destacam devido à disponibilidade de biomassa, que é utilizada para produzir SAF. Essa nova onda de produção sustentável de combustível de aviação tem o potencial de revolucionar o setor, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono e a promoção da sustentabilidade na aviação. O Brasil, em particular, tem a oportunidade de se tornar um líder regional na produção e adoção de SAF.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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