Início Quanto dura a bateria de uma moto elétrica?

Quanto dura a bateria de uma moto elétrica?

11 de outubro de 2022 às 15:32
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail

Atualmente, as motos elétricas são essenciais no combate a propagação de gases poluentes, e quem decide comprar uma moto elétrica sempre busca autonomia e independência. Neste sentido, uma boa bateria é fundamental, por isso, vamos te mostrar quanto dura a bateria de uma moto elétrica.

Por se tratarem de motos elétricas, elas necessitam da sua bateria carregada, pois caso contrário, nada funciona e você não consegue se locomover. Inclusive, sem a bateria, a ignição do motor é bloqueada, desligando todos os outros componentes. Dessa forma, é fundamental que o condutor entenda a importância da bateria da moto. Entretanto, saber quanto dura a bateria de uma moto elétrica depende de muitos fatores, especialmente marca e processo de produção. 

Qual a vida útil da bateria de uma moto elétrica?

Como mencionamos, a vida útil de uma bateria para motos elétricas depende da fabricação e do seu modelo. Sendo assim, não existe um padrão para a sua durabilidade, no entanto, a média atual para a vida útil dessas baterias é de 4 anos. Neste sentido, o primeiro fator que afeta a autonomia da bateria é o próprio modelo da moto. Isso porque a fabricação da moto contém diversos componentes, e o método usado na produção interfere na longevidade da bateria.

Além disso, a frequência do uso afeta a duração da bateria de uma moto elétrica. Por isso, se você usa a moto diariamente, sempre percorrendo longas distâncias, é evidente que ela vai se desgastar mais cedo. Por outro lado, existem alguns hábitos que podem ajudar a sua bateria a durar mais. Afinal, cada funcionalidade da moto elétrica consome um pouco da bateria.

Entretanto, não é necessário usar todas as funcionalidades de uma vez. Por exemplo, ao desligar a moto sempre que parar, você ajuda a economizar a bateria, aumentando sua vida útil. Hoje, diversas marcas, como a Honda e a Voltz, buscam se reunir para encontrar um padrão para as baterias de carros elétricos. Dessa forma, a unificação pode ser benéfica para todos, devido à grande econômica que oferece.

Quais os tipos de bateria de uma moto elétrica?

Atualmente, existem diversos tipos de baterias para motos elétricas. Entre os mais utilizados, estão baterias de lítio e chumbo. Neste sentido, uma scooter elétrica, com bateria de lítio, possui vida útil de até 2 mil ciclos completos de carga. Por ela durar cerca de 60 km, podemos perceber que a sua duração total é de 120 mil km.

Inclusive, ciclo completo é quando a sua carga vai de 0 a 100%. Se você usar a moto elétrica diariamente, é provável que deixe-a carregando durante a noite para usá-la no dia seguinte. Entretanto, nem todas as pessoas usam constantemente a moto, portanto, não precisam carregá-la sempre. Neste caso, o us de baterias de lítio é o recomendado. Inclusive, elas têm a vantagem de serem portáteis.

Isso porque as baterias de lítio podem ser carregadas em qualquer tomada, permitindo que os condutores carreguem sua moto em qualquer lugar. Além disso, a autonomia da bateria é determinada pela sua amperagem, ou seja, quanto maior a amperagem, maior a duração da bateria. Hoje, os principais modelos de motos elétricas possuem amperagem entre 8.8 e 11 Ah. Assim, elas conseguem percorrer uma distância entre 30 e 60 km, antes de descarregarem.

Por outro lado, as condições de uso também afetam a duração da bateria. Por isso, o recomendado é carregar a bateria quando ela estiver com menos da metade, geralmente durante a noite. Finalmente, a melhor recomendação é que você carregue a sua bateria completamente para não carregá-la parcialmente durante o dia. Além de economizar tempo, prolonga a vida útil da sua bateria, pois ela funcionará com a recarga completa.

Relacionados
Mais recentes
Fechar