Início Qual a vida útil de uma moto elétrica?

Qual a vida útil de uma moto elétrica?

10 de outubro de 2022 às 21:40
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual a vida útil de uma moto elétrica
Qual a vida útil de uma moto elétrica (Foto/divulgação)

Hoje, o mercado de motos elétricas está aquecido em todo o mundo. Dessa forma, isso acontece devido às políticas de incentivo do uso de veículos elétricos, assim como a conscientização sobre as emissões de poluentes na terra. Neste artigo, vamos te mostrar qual a vida útil de uma moto elétrica.

Neste sentido, vale citar que assim como as motos convencionais, as motos elétricas também precisam de cuidados para ter uma vida útil adequada. Assim, como a oferta tem sido crescente, as dúvidas sobre como manter a moto em bom estado também tem aparecido. Dessa forma, a bateria da moto é um componente fundamental para a sua vida útil, especialmente porque existe uma recarga diária, o que pode prolongar ou reduzir a sua vida útil, dependendo de como é realizada.

Além disso, é necessário ter em mente que as motos elétricas possuem uma velocidade reduzida, apontando a necessidade de guiá-la com cuidado. Neste sentido, vamos te mostrar algumas condições que fazem a moto elétrica ter uma vida útil mais longa!

Qual a vida útil da bateria e se pode carregar em qualquer tomada

Qual a vida útil de uma moto elétrica / Canal
Green Motos Elétricas

Assim como em qualquer veículo, alguns fatores devem ser observados para manter a moto elétrica “viva” por mais tempo. Em geral, todos os consumidores desejam durabilidade no seu projeto, por isso, por mais que elas sejam ecológicas, também necessitam de cuidados especiais.

Para começar, as baterias de motos elétricas têm uma vida útil de até quatro anos, desde que sejam tomados alguns cuidados. Sendo assim, o principal fator relacionado a longa vida útil da moto é o tipo de uso que você faz com a motocicleta.

Dessa forma, percorrer grandes trajetos, sem paradas intermediárias, é o melhor caminho para a durabilidade da sua moto. Por outro lado, caso você use a moto esporadicamente, em pequenos trajetos e com pausas frequentes, essa rotina exigirá mais da bateria, encurtando a sua duração.

Inclusive, a bateria de uma moto elétrica é um fator fundamental para sua vida útil. Isso porque existem alguns outros fatores que encurtam sua vida útil. Por exemplo, em regiões mais frias ou úmidas, a durabilidade da bateria tende a ser menor, ou seja, a vida útil da sua moto pode diminuir.

Sendo assim, confira algumas dicas para melhorar a vida útil da bateria de uma moto elétrica.

1 – Mantenha a bateria sempre carregada

Atualmente, as baterias de motos elétricas costumam durar até quatro anos, embora as empresas estejam em desenvolvimento para encontrar soluções para prolongar a sua vida útil.

A bateria funciona para fornecer energia elétrica em corrente contínua para todos os itens que necessitem de energia, como faróis, sinaleiras, ignição, motor de arranque, painel e, é claro, para a sua condução.

Sendo assim, quando a bateria está preto de sua vida útil, começa a apresentar falhas e baixo rendimento. Por isso, se a bateria estiver sempre descarregada, irá comprometer todo o sistema elétrico da moto, causando mau funcionamento das funções e, eventualmente, o fim de sua vida útil.

2 – Verifique constantemente os sistemas da moto

Embora a moto elétrica não necessite de certos cuidados – como a troca de óleo, por exemplo – não significa dizer que não devemos observar como ela está funcionando. Por isso, além de observar como está o funcionamento da bateria, é necessário prestar atenção se todos os seus sistemas e itens estão funcionando corretamente.

Dessa forma, conseguimos evitar que qualquer problema na moto afete diretamente a bateria, encurtando a sua vida útil.

3 – Mantenha a moto limpa

Como a moto elétrica não precisa de troca de óleo, muitos acreditam que não é necessário limpá-la. Porém, a sujeira pode ocasionar em mau funcionamento de preços e sistemas, sem contar que deixa a moto com um aspecto desleixado. Portanto, mantenha a sua moto elétrica sempre limpa, para que eventuais impurezas não afetem os seus componentes, encurtando a sua vida útil.

Relacionados
Mais recentes
Fechar