Início Quais os tipos de carros elétricos?

Quais os tipos de carros elétricos?

21 de setembro de 2022 às 14:11
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
tipos de carros elétricos
Tipos de carros elétricos (Reprodução: divulgação)

O mercado automobilístico oferece diferentes tipos de carros elétricos para quem busca ter acesso a essa tecnologia que vem cada vez mais conquistando os brasileiros. Os diferentes tipos de carros elétricos foram criados para atender um público específico, considerando preço, autonomia do motor e modelo dos veículos.

Portanto, para o motorista que busca um modelo específico de carro elétrico, veja abaixo quais estão disponíveis no mercado.

3 tipos de carros elétricos para compra

Existem três tipos básicos de veículos elétricos: os totalmente elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Cada um deles tem um tipo de característica, como:

Veículo Elétrico Híbrido (Hev)

Os veículos híbridos utilizam gasolina/álcool ou diesel como principal forma de alimentar o motor a combustão interna. Além de usar o motor a combustão, reabastecido normalmente como qualquer outro carro de motor a combustão, os híbridos também possuem um motor elétrico e uma bateria. Assim, utilizando tanto o motor elétrico, quanto o motor a combustão interna, os híbridos apresentam significativamente melhor eficiência do uso do combustível que um carro não híbrido. Eles também poluem menos e economizam no reabastecimento de combustível, já que o motor elétrico complementa a atividade do motor a combustão em alguns momentos.

Modelos conhecidos: Toyota Prius, Ford Fusion Hybrid, Chevrolet Malibu

​​Veículo Elétrico Híbrido Plug In (Phev)

O veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV, em inglês) combina motor a combustão interna alimentado por gasolina/álcool ou diesel com um motor elétrico e um banco de bateria recarregável. Ou seja, diferentemente dos híbridos convencionais, os elétricos híbridos plug-in podem ter sua bateria recarregada de duas formas: a primeira é via frenagem regenerativa (kers), que é a conversão de parte da energia perdida na frenagem em eletricidade; a segunda forma é por cabo, alimentado de uma fonte externa, como a rede elétrica, por exemplo, permitindo alcançar longas distâncias usando apenas eletricidade. Ou seja, quando a bateria acaba, o motor a combustão interna funciona normalmente como um carro convencional.

Modelos conhecidos: BMW i8, Mercedes Benz C350e, Volvo V60 PHEV, Mitsubishi Outlander, Volkswagen Golf GTE

​​Veículo Elétrico A Bateria (Bev)

Carro 100% elétrico, ou veículo elétrico a bateria (do inglês BEV), como também são chamados, usam eletricidade armazenada na bateria para alimentar o motor elétrico e tracionar as rodas. Neste caso, a bateria, quando esgotada, é recarregada utilizando os freios regenerativos (kers) e energia proveniente da rede elétrica pela tomada mesmo ou via plugue por um carregador de carro elétrico. Como eles não utilizam gasolina/álcool ou diesel e são movidos exclusivamente por eletricidade, os veículos elétricos a bateria são considerados 100% elétricos.

Assim, os BEV não emitem nenhum gás poluente ou de efeito estufa pelo escapamento, até porque eles nem possuem escapamento para tal. No entanto, a eletricidade que eles utilizam pode vir de fontes que produzem gases e outras poluições na fonte de sua geração ou na extração dos combustíveis fósseis. A quantidade de poluição emitida depende de como a eletricidade é fornecida. Em outras palavras, uma termelétrica produz mais poluentes na geração de energia do que uma hidrelétrica.

De qualquer forma, mesmo utilizando uma fonte de energia “não limpa”, um veículo 100% elétrico é muito mais sustentável do que aqueles à combustão, e quando alimentados por energia renovável como solar ou eólica, eles são livres de poluentes.

Modelos conhecidos: Tesla, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf, BMW i3, Renault Zoe, Jaguar I-Pace, Volkswagen e-Golf.

Portanto, esses tipos de carros elétricos são ótimas opções para quem busca conforto, alinhado à tecnologia da economia de energia, onde no final o meio ambiente também sai ganhando graças a não utilização de combustíveis fósseis nos motores.

Reprodução: Canal Mundo da Elétrica

Relacionados
Mais recentes
Fechar