Início Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica?

Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica?

10 de outubro de 2022 às 21:27
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica
Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica (Foto/divulgação)

Primeiramente, vale destacar que, como o próprio nome sugere, as motos elétricas são movidas a energia elétrica. Hoje, são uma excelente opção para substituir as motos convencionais, por serem mais ecológicas. Mas, uma dúvida que ainda existe é: qual a velocidade máxima de uma moto elétrica?

Em suma, a energia de uma moto elétrica é proveniente de uma bateria, que pode ser removida para ser recarregada. Além disso, diferente das motos convencionais, o motor da moto elétrica não é classificado por cilindrada (CC) ou cavalos de potência (CV), mas sim por watts (W).

Neste sentido, diversas características tornam a moto elétrica um veículo ideal para combater a proliferação de CO2 na atmosfera. Inclusive, é esperado que as vendas de motos elétricas dobrem no mundo até 2030.

Moto Elétrica que anda a 120km/h – Conheça a VOLTZ EVS

https://www.youtube.com/watch?v=Tyt_yf8iTGs
Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica / Canal Canal Papo de Scooter – Rafael Cantarelli

Quais são as vantagens de uma moto elétrica?

Atualmente, existem diversos benefícios na aquisição de uma moto elétrica, especialmente devido ao seu caráter ecológico. Dessa forma, confira algumas vantagens que as motos elétricas possuem.

Consciência ecológica

Como a moto elétrica é movida por energia elétrica, ela não utiliza combustíveis fósseis, ou seja, não queima CO2. Dessa forma, as motos elétricas têm sido grandes aliadas no combate a emissão de poluentes na atmosfera.

Acústica refinada

Diferente das motos convencionais, as motos elétricas não fazem muito barulho. Isso porque os motores elétricos não são ruidosos, como os motores movidos a gasolina, por exemplo. Sendo assim, a moto elétrica oferece maior conforto acústico.

Inclusive, é possível pilotar a moto em silêncio, podendo até ouvir música sem nenhum tipo de interferência sonora.

Maior Economia

Motores elétricos são mais econômicos do que os modelos tradicionais por diversas raízes. Primeiramente, o motor elétrico não exige troca de óleo, filtros, velas de ignorar, etc. Logo, existe uma redução de custos com a manutenção;

Por outro lado, as motos elétricas possuem uma quantidade menor de impostos do que as motos convencionais, ou seja, o proprietário sente uma diferença considerável no bolso. Em suma, isso acontece devido à política de incentivo ao uso de veículos que não emitem CO2 na atmosfera.

Fácil abastecimento

Para recarregar uma moto elétrica, basta estar próximo a uma fonte de energia elétrica, que pode ser as tomadas usadas em casa. Dessa forma, não é preciso ir até um posto de abastecimento, como acontece com as motos convencionais.

Quais são as desvantagens das motos elétricas?

Como mencionamos, o que não faltam são benefícios para comprar uma moto elétrica. Porém, existem algumas desvantagens na sua aquisição que podem afastar o consumidor. Confira.

Valor elevado

Embora haja políticas para incentivo do uso de veículos elétricos, as motos elétricas ainda são mais caras do que os modelos tradicionais. Dessa forma, o preço pode inviabilizar a sua aquisição;

Muito silenciosa

Em suma, a moto elétrica oferece um grande conforto acústico, o que é uma vantagem. Porém, dependendo da situação, essa mesma qualidade pode ser uma desvantagem. Isso porque fica mais difícil para os pedestres identificarem a sua presença, o que pode resultar em acidentes.

Baixa velocidade

Possivelmente a maior desvantagem, os modelos elétricos são menos velozes do que as motos movidas a combustíveis fósseis. Sendo assim, esses modelos podem não agradar aos motociclistas que pegam a estrada em alta velocidade. Além disso, a moto elétrica não é uma opção interessante para quem viaja de moto frequentemente. Isso porque ela possui uma velocidade reduzida, ou seja, leva mais tempo para chegar ao destino.

Qual a velocidade máxima de uma moto elétrica?

Hoje, existe uma dúvida comum sobre motos elétricas, que diz respeito à sua velocidade máxima. Em suma, elas são menos velozes que as motos convecionais. Entretanto, dependendo do modelo, podem ser bem rápidas. Inclusive, vale citar que a velocidade máxima depende do modelo e marca da moto. Hoje, a moto mais veloz do mercado brasileiro é a Voltz EVS, com velocidade até 120 km/h, e autonomia entre 120 a 180 km. Para comprar uma Voltz EVS, o condutor desembolsa algo em torno de R$19.900.

Por fim, vale citar que muitos novos modelos prometem revolucionar a velocidade das motos elétricas, sendo possível conseguir até 400 km/h! Entretanto, será necessário aguardar essas novidades chegarem ao mercado. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar