Início Qual o motor elétrico mais eficiente do mundo?

Qual o motor elétrico mais eficiente do mundo?

21 de setembro de 2022 às 14:11
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
motor elétrico mais eficiente do mundo
Motor elétrico mais eficiente do mundo (Reprodução: divulgação)

A Lightyear tem se esforçado para criar o motor elétrico mais eficiente do mundo, apostando todas suas fichas no modelo One. A força exercida sobre o acelerador, obviamente, está diretamente ligada à duração da carga do veículo. No entanto, fatores externos, como a temperatura, também podem influenciar nesses números.

Pensando nisso a Lightyear submeteu o One a testes em Aprilia, na Itália, com temperatura de apenas 10ºC a 130 km/h – simulando o uso de um motorista na estrada para ver se o modelo oferece o motor elétrico mais eficiente do mundo.

Conheça mais detalhes sobre o motor elétrico mais eficiente do mundo

Apesar da velocidade relativamente alta, a autonomia do Lightyear One surpreendeu e seu consumo de energia pemaneceu em 141 Wh/km. Ao todo, foram percorridos 400 km com uma única carga. Segundo engenheiros da startup holandesa, se os carros da Tesla fossem equipados com a mesma bateria de 60kWh, eles consumiriam 211Wh/km, se submetidos às mesmas condições. Com isso, os carros da empresa de Elon Musk conseguiriam percorrer apenas 265 km com uma única carga.

Lightyear One é o carro elétrico mais eficiente do mundo

Representantes da Lightyear prometeram que o modelo seria capaz de percorrer 700 km com uma carga equipada com uma bateria com capacidade não superior a 60 kW/h. E a empresa, de fato, conseguiu chegar a esse número, mas, obviamente, a velocidade foi menor: 85 km/h.

No teste, que foi realizado em julho do ano passado, o carro elétrico da Lighyear percorreu 710 km sem recarregar. A principal característica do Lightyear One é o painel solar embutido no telhado. Ele permite que se acumule energia para 12 quilômetros em uma hora. Os números são o suficiente para a marca holandesa classificar o veículo como o mais eficiente do mundo. A Lightyear promete iniciar a produção do One ainda em 2022, e poderá ser adquirido por U$ 150 mil (aproximadamente R$ 790 mil na cotação atual).

O que é um motor elétrico?

Ao contrário dos veículos com motor de combustão interna, que funcionam com a queima de combustíveis fósseis ou vegetais, os veículos elétricos dependem de quatro elementos básicos para aproveitar a eletricidade como energia: baterias, inversores, motores de indução e sistemas de recuperação ou regeneração de energia.

A bateria pode ser carregada em uma tomada ou ponto de carregamento, armazenando a energia que mantém o veículo funcionando. O inversor converte a corrente contínua em corrente alternada, que é então alimentada no motor de indução. Desta forma, a eletricidade ativa o mecanismo que gira as rodas, fazendo com que o carro se mova. Geralmente feita de íons de lítio, a bateria de um veículo elétrico é composta por vários módulos. Mais recentemente, este componente foi instalado no piso de veículos mais modernos para abaixar o centro de gravidade, melhorando a aerodinâmica e o aproveitamento do espaço interno do veículo.

As baterias de carros elétricos de passageiros podem pesar de 200kg a 800kg, dependendo da capacidade de armazenamento de energia. Para um bom funcionamento, os veículos elétricos são equipados com uma central de controle que recebe informações do pedal do acelerador e gerencia a eletricidade produzida pela bateria. Dessa forma, o sistema eletrônico define quanta energia é enviada ao motor, que controla a velocidade do veículo.

De modo geral, um carro elétrico consome cerca de 20 kWh para percorrer 100 quilômetros, enquanto o modelo a combustão precisa em média de 10 litros de gasolina para percorrer a mesma distância. É possível carregar a bateria por meio de uma tomada residencial de 220 Volts, que demora até 20 horas para abastecer os conjuntos. Há também os aparelhos chamados Wallbox, um tipo de carregador de parede que completam o carregamento em até 11 horas. Há, ainda, eletropostos em lugares públicos especializados em carregamentos rápidos, que podem fazer a recarga de cerca de 80% em menos de 1 hora.

Reprodução: Canal Olhar Digital

Relacionados
Mais recentes
Fechar