O petróleo é um combustível natural, originado a partir de processos lentos de decomposição. Por ser um processo longo, ele também é conhecido como combustível fóssil. Inclusive, o petróleo é extremamente antigo no planeta, mas, nem todo mundo sabe quem descobriu o petróleo.
Geralmente, o petróleo é encontrado em jazidas, situadas nas camadas mais profundas dos oceanos, rios e mares. Paralelamente, também é possível encontrar petróleo em solo terrestre. Neste sentido, vale ressaltar que o petróleo é uma fonte de energia natural não renovável, ou seja, a exploração desenfreada desse recurso pode eliminar as jazidas existentes. Hoje, ele é bastante usado como matéria-prima na produção de óleo diesel e gasolina.
Qual é a história do petróleo?
Aparentemente, o uso do petróleo é quase tão antigo quanto a própria humanidade. Isso porque existem registros de que a matéria-prima era usada por povos antigos, como os persas e egípcios. Em regiões como a Mesopotâmia e a Pérsia, ele era usado na abertura de estradas e outros tipos de construção. Anos depois, a descoberta do petróleo e a possibilidade de extração apareceu, mas somente no século XIX, quando foram descobertas as primeiras jazidas.
Quem descobriu o petróleo?
Em 1859, houve o registro da primeira descoberta de um poço de petróleo, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Quem descobriu o petróleo foi Edwin Drake, que também iniciou a exploração contínua de petróleo. Inclusive, foi Drake quem criou o primeiro sistema de extração de petróleo da história. Após essas descobertas, alguns fatores como a criação de motores a óleo, além do surgimento dos carros com motores a gasolina e óleo diesel, foram primordiais para o crescimento do interesse por petróleo.
Quais são as maiores reservas de petróleo do mundo?
Hoje, as maiores reservas de petróleo estão situadas no Oriente Médio, América do Sul e Central, e na Europa. Ao todo, essas regiões possuem 85% de todas as reservas mundiais de petróleo. Por outro lado, os países que mais produzem petróleo são Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Iraque. Hoje, o Brasil possui 1% das reservas mundiais de petróleo, produzindo cerca de 3% do total da matéria-prima.
Para que serve o petróleo?
O petróleo pode ser usado de diversas formas, especialmente como matéria-prima para a criação de outras substâncias, e também como fonte energética. Normalmente, ele é muito utilizado como fonte de energia, gás e combustível. Hoje, cerca de 40% da energia primária vem do petróleo. Mundialmente, cerca de 8% da energia elétrica ainda é produzida através da exploração de petróleo.
Além disso, os produtos derivados do petróleo surgem por um processo de refino, onde os elementos que compõem a matéria-prima são separados. Para isso, o processo é feito em temperaturas variadas, conforme o subproduto desejado.
Quais são os tipos de petróleo?
O petróleo pode ser classificado conforme a predominância de um determinado grupo de substância, ou pela relação com a região na qual ele foi explorado. Sendo assim, confira quais são os tipos de petróleo:
Petróleo Brent
Esse tipo de petróleo é produzido na região do Mar do Norte, oriundo dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian, esclarecendo o seu nome. Basicamente, é o petróleo em sua forma bruta, sem passar pelo processo de refino.
Petróleo Light
O petróleo light é referente àquele que já passou pelo processo de refino, ou seja, não contém impurezas.
Petróleo Naftênico
Esse tipo de petróleo apresenta quantidade elevada de hidrocarbonetos naftênicos.
Petróleo Parafínico
O petróleo parafínico apresenta abundante quantidade de hidrocarbonetos parafínicos.
Petróleo Aromático
Pouco conhecido na indústria, o petróleo aromático contém uma quantidade elevada de hidrocarbonetos aromáticos.
Por fim, vale citar que o petróleo é uma matéria-prima não renovável, ou seja, tende a acabar eventualmente. Além disso, existe um conflito geopolítico sobre a posse do petróleo, o que gera discussões sobre as suas vantagens para o planeta. Por isso, diversas opções para substituí-lo têm sido desenvolvidas nas últimas décadas.