Início Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública?

Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública?

9 de novembro de 2022 às 15:13
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública
Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública (Foto/divulgação)

A energia solar é uma fonte de energia alternativa, renovável e ecológica, que funciona através da luz do sol como fonte de energia. Atualmente, ela tem sido bastante implementada em residências para diminuir o custo da conta de luz, mas, uma dúvida persiste: quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública?

Em suma, o conceito de energia solar é costumeiramente associado à energia fotovoltaica, que é a geração de energia elétrica através da luz do sol como fonte de energia. Dessa forma, podemos dizer que a energia solar e a energia fotovoltaica são a mesma coisa.

Neste sentido, no processo de energia solar fotovoltaica, a luz solar é captada por painéis solares que, por um inversor, garante a transformação da corrente elétrica para utilização em residências, indústrias e comércios.

Como funciona um sistema de energia solar?

Quem tem energia solar paga taxa de iluminação pública / Canal TAPE SOLAR

O sistema de energia solar é formado por módulos fotovoltaicos, responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em energia. Para isso, a energia passa por um inversor, onde é convertida para as características da rede elétrica tradicional, até chegar em nossas residências.

Quando não consumidos toda a energia gerada pelo sistema fotovoltaico, ela é injetada na rede da concessionária da nossa região, através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica.

Como a energia fotovoltaica pode ser aproveitada?

A energia fotovoltaica, ou energia solar, pode ser aproveitada de diversas formas: ela pode ser usada no modo fotovoltaico, gerando energia elétrica; assim como pode ser usada em modo térmica, para garantir condições térmicas adequadas.

Dessa forma, a energia solar garante maior economia na conta de luz, afinal, você estará produzindo sua própria energia. Além disso, ela também contribui para diminuir a dependência de outros tipos de energia, com a hidrelétrica, bastante prejudicial ao meio ambiente.

Neste sentido, para melhor aproveitamento da energia solar, é necessário que as instalações tenham uma boa alocação e manutenção do sistema que capta energia, especialmente porque essas instalações devem ser feitas em áreas mais altas com alta incidência solar.

Quais são as vantagens da energia solar?

Hoje, o uso de energia solar é enaltecido, especialmente devido às suas vantagens ambientais. Entre as principais, pode-se citar:

Energia renovável

A energia solar é considerada inesgotável. Inclusive, mesmo que não haja raios solares, os sistemas fotovoltaicos atuais conseguem armazenar eletricidade, não prejudicando o funcionamento desse tipo de sistema.

Baixos custos

A energia solar não possui custos, afinal, é um recurso oferecido pela natureza. Dessa forma, quando existe uma instalação adequada das usinas solares, o aproveitamento da luz solar é máximo.

Pouco espaço para as instalações

Diferentes de outros tipos de energia, como as hidrelétricas, a produção de energia solar demanda pequenas áreas, sem contar que os processos de desocupação ocorrem em regiões naturais.

Zero poluentes

Diferente das fontes tradicionais de produção de energia, como as termelétricas, as usinas solares não emitem gases poluentes na atmosfera.

Pouca manutenção

Embora seja uma tecnologia cara, as placas solares utilizadas para gerar energia são resistentes, ou seja, elas não possuem grandes custos de manutenção.

O que é o Sistema de Compensação de Energia Elétrica?

Como mencionamos, a energia excedente dos painéis solares é inserida no sistema tradicional de energia através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica criado pela Resolução Normativa ANEEL n° 482.

Em suma, esse sistema permite que o sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede da distribuidora, possa utilizar o excedente de energia que não foi usado, dispensando o uso de baterias. Dessa forma, essa energia garante créditos que podem ser usados em até 60 meses.

Quem tem sistema de energia solar precisa pagar a conta de energia?

Sim! Os usuários de um sistema de energia solar próprias devem pagar a conta de luz. 

Isso acontece porque existe o pagamento de uma taxa mínima, que representa o custo de disponibilidade de energia e outros encargos burocráticos.

Quem tem sistema de energia solar deve pagar taxa de iluminação pública?

Sim! Independente de possuir ou não um sistema solar residencial, todas as unidades consumidoras são obrigadas a pagar uma taxa de iluminação pública mensal, que varia conforme o município que o imove está localizado. Por ser uma taxa municipal, ela não pode ser retirada da conta de luz, mesmo com a instalação de um sistema solar.

Relacionados
Mais recentes
Fechar