Início Por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares?

Por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares?

24 de outubro de 2022 às 17:10
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares
Por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares (Foto/divulgação)

Hoje, os padrões de produção e consumo de energia estão apoiados nas fontes fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. Paralelamente, o Brasil é considerado um país autossuficiente na geração de eletricidade. Sendo assim, surge uma dúvida: por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares?

Neste sentido, novos padrões de produção de energia têm surgido no mundo, geralmente buscando opções mais sustentáveis de combustíveis ou formas de gerar energia elétrica. Entretanto, o Brasil ainda engatinha nessas novas ideias e, também, não é adepto da energia nuclear.

Inclusive, não há uma fonte de energia que só tenha vantagens. Entretanto, a energia nuclear é a que mais possui controvérsias, afinal, os acidentes nucleares causam desastres fora de escala, criando uma visão ruim sobre esse tipo de energia. Assim, será por isso que o Brasil não investe nas usinas nucleares?

Como está o cenário da energia nuclear no Brasil?

Por que o Brasil não tem necessidade de usinas nucleares / Canal Química com Prof. Paulo Valim

Desde 2005, a indústria nuclear fortaleceu sua presença em diversos países, especialmente na América Latina. Isso ocorreu devido a forte influência nos setores legislativos e da política energética, que incentivou a busca por fontes limpas e seguras de energia.

No Brasil, uma das metas é diversificar sua matriz energética. Conforme dados da Empresa de Planejamento Energético-EPE, o Brasil é autossuficiente na produção de energia elétrica, ou seja, a instalação de novas usinas nucleares não é necessária, pelo menos por enquanto.

Além disso, a instalação de usinas nucleares possui um alto gasto que, obviamente, será repassado ao consumidor final. Hoje, o Brasil é o país com as taxas mais altas do mundo, ou seja, mesmo que seja necessário construir novas usinas nucleares no Brasil, os cidadãos pagarão muito caro por isso.

Por que construir novas usinas nucleares?

A principal razão da construção de novas usinas nucleares é a previsão de crescimento econômico brasileiro. Em suma, essas instalações poderão aumentar a matriz energética do país, além de oferecer novas oportunidades de emprego e renda.

Entretanto, projetar uma usina nuclear também depende do tipo de desenvolvimento e crescimento econômico que o país procura. Isso porque, como mencionado, os custos para esse tipo de instalação são extremamente altos e, mesmo que elas aumentem a matriz energética, o custo da energia elétrica pode não ser reduzido, por exemplo.

Por outro lado, é vantajoso para o Brasil construir novas usinas nucleares, afinal, 30% da energia elétrica do país é consumida por seis setores industriais: siderurgia, cimento, produção de alumínio, química, metalurgia e a produção de papel/celulose. Neste sentido, novas usinas nucleares descongestionam o sistema energético brasileiro.

Inclusive, é necessário entender que o Brasil precisa de diversas fontes de energia, mesmo que seja autossuficiente na produção de energia elétrica nas hidrelétricas. Isso porque, com essas novas fontes, o país não passará por uma recessão energética, caso haja uma escassez hídrica.

Por que o Brasil não precisa de tantas usinas nucleares?

No Brasil, o consumo de energia elétrica per capita ainda é pequeno, ou seja, é necessário que o consumo de energia cresça para justificar a instalação de novas usinas nucleares. Porém, nada impede que essas tecnologias sejam utilizadas para outros fins, que vão além da produção de energia, criando um novo cenário nuclear para o Brasil.

Além disso, a conservação de eletricidade reduz o consumo elevado e posterga a necessidade de investimentos em expansão na matriz energética. Neste sentido, podemos dizer que, com a conscientização da população, podemos poupar energia elétrica, ou seja, não precisaremos de novas usinas nucleares.

Por fim, as usinas nucleares dependem de um alto investimento de manutenção. Isso porque é necessário recolher e reciclagem o lixo atômico, para que ele não polua o meio ambiente. Entretanto, sem uma política eficaz para combater os danos possíveis da radioatividade, fica difícil instalar novas usinas nucleares no Brasil. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar