Início Qual é a maior usina nuclear do Brasil?

Qual é a maior usina nuclear do Brasil?

24 de outubro de 2022 às 16:18
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a maior usina nuclear do Brasil
Qual é a maior usina nuclear do Brasil (Foto/divulgação)

A usina nuclear é uma estrutura que gera energia através da fissão de material nuclear. Em suma, o seu mecanismo funciona a geração de valores que, através de sua velocidade e força, movimenta turbinas, gerando energia elétrica. No Brasil, existem duas usinas nucleares e, por isso, vamos te mostrar qual é a maior usina nuclear do Brasil. 

Paralelamente, as usinas nucleares possuem diversas vantagens importantes, como o seu custo-benefício a longo prazo. Entretanto, eles são um meio suscetível a ocorrência de acidente em grande escala, especialmente devido aos seus materiais radioativos.

Por isso, a construção e operação das usinas nucleares requer um amplo conjunto de cuidados específicos, para serem evitados sinistros como o que ocorreu em Chernobyl, em 1986, o maior desastre nuclear da história.

História das usinas nucleares

Qual é a maior usina nuclear do Brasil / Canal Rodney Mello

Atualmente, o planeta conta com várias plantas de usinas nucleares, em países como Estados Unidos, Japão, Ucrânia e França. No Brasil, temos duas usinas nucleares, em operação na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Neste sentido, as primeiras usinas nucleares iniciaram suas operações durante a década de 1950. Atualmente, mais de 70 anos depois, a Associação Nuclear Mundial (WNA) aponta que 10% da eletricidade mundial é oriunda dos mais de 400 reatores nucleares espalhados pelo globo. Dessa forma, há mais de 30 países com usinas nucleares operando em seus territórios, sendo que muitos países dependem parcialmente delas.

No Brasil, as usinas Angra 1 e 2 produzem cerca de 3% da energia elétrica consumida no país. Entretanto, o número não é muito alto, afinal, para comparar, a usina hidrelétrica de Itaipu, considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, produz 8,4%. Assim, ela é responsável por grande parte do abastecimento do Brasil e também do Paraguai, produzindo 85,6% da eletricidade do país sozinha.

A maior usina nuclear do Brasil

Angra 2, a segunda usina nuclear brasileira, também é a maior do país. Ela iniciou suas atividades comerciais em 2001. Conforme a Eletronuclear, empresa responsável pelas usinas, Angra 2 teve um excelente desempenho desde o seu início. Isso porque o seu funcionamento permitiu uma significativa economia de água nos reservatórios das hidrelétricas.

Ainda conforme a Eletronuclear, Angra 2 consegue produzir 1.350 megawatts, ou seja, eletricidade suficiente para atender o consumo de cidades de grande porte – com mais de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte.

Qual o problema com as usinas nucleares?

Embora tenha muitos benefícios, as usinas nucleares produzem diversos resíduos que, caso não sejam destinados corretamente, podem se manter radioativos por longos anos. Assim, o lixo nuclear coloca em risco a saúde humana por milhares de anos.

Por outro lado, reações nucleares descontroladas podem contaminar a água e o ar. Entretanto, embora a situação seja preocupante, a chance de algum destes cenários acontecer é mínima, devido aos extensos cuidados com a segurança das usinas.

Além disso, existe a questão ambiental. Isso porque mesmo sendo considerado um tipo de energia limpa e renovável, as usinas nucleares produzem uma grande quantidade de resíduos sólidos, chamado de lixo radioativo.

Normalmente, esses materiais são descartados em regiões despovoadas e inóspitas, como fundos de oceanos ou áreas desérticas. Contudo, mesmo assim, ainda tem potencial para causar graves danos ambientais e humanos. Por isso, a geração do lixo radioativo é a maior desvantagem das usinas nucleares.

Por outro lado, a maior vantagem das usinas nucleares é o seu custo-benefício, pois a energia produzida neste meio é mais barata e de fácil obtenção. Inclusive, as usinas nucleares são excelentes alternativas para regiões que não dispõem de recursos para a geração de energia, como petróleo e gás natural.

Por fim, as usinas nucleares não produzem gases do efeito estufa, já que são modelos mais eficientes na sustentabilidade. Entretanto, o custo financeiro para a instalação de uma usina nuclear ainda é bastante alto, explicando porque muitos países ainda não investiram nesse tipo de energia.

Relacionados
Mais recentes
Fechar