Início Quais as vantagens de uma usina nuclear?

Quais as vantagens de uma usina nuclear?

20 de outubro de 2022 às 10:52
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais as vantagens de uma usina nuclear
Quais as vantagens de uma usina nuclear (Foto/divulgação)

Primeiramente, uma usina nuclear é uma instalação onde ocorre a geração de energia termelétrica através do processo de fissão nuclear e produção de vapor d’água, sendo esse responsável pelo acionamento de turbinas geradoras de energia elétrica. Neste sentido, vamos te apresentar quais as vantagens de uma usina nuclear.

Em suma, a fissão ocorre no núcleo do reator nuclear, dispositivo de maior importância na usina. Ele fica armazenado em um recipiente seguro, revestido com concreto e aço, e nele estão as barras de combustível de urânio responsáveis pela reação.

As usinas nucleares são altamente produtivas, e seguem rígidos protocolos de segurança. Entretanto, riscos de acidentes nucleares não podem ser descartados. Hoje, o Brasil possui duas grandes usinas nucleares, Angra 1 e Angra 2, inauguradas em 1985 e 2001, respectivamente.

Como funciona uma usina nuclear?

Quais as vantagens de uma usina nuclear / Canal Rafael Paviani

Usinas nucleares possuem uma produção similar às usinas termelétricas, onde o processo de geração de eletricidade ocorre através da obtenção de calor por uma fonte determinada. No caso das usinas nucleares, a principal fonte é o metal radioativo urânio.

A geração de energia na usina nuclear começa no reator nuclear, que está situado no interior do vaso do reator. Neste sentido, o urânio enriquecido é armazenado no núcleo desse reator, local onde ocorre a fissão nuclear controlada. Por sua vez, a fissão nuclear corresponde ao processo de liberação da energia que aquece a água presente no vaso do reator.

Para isso, a temperatura da água chega a 315 ºC. Para não evaporar imediatamente, a água é submetida a um pressurizado com pressão sete vezes superior à atmosférica. Em suma, esse processo é conhecido como circuito primário.

No circuito secundário, a água aquecida é movida para o gerador de vapor, que está acoplado a uma turbina. Neste processo, a evaporação da água movimenta a turbina, que aciona o gerador elétrico. Nesta etapa, ocorre a geração de energia elétrica. Em seguida, a eletricidade gerada é conduzida até as torres de transmissão para ser distribuída para a sociedade.

Após a movimentação das turbinas, o vapor d’água vai para o condensador, onde tem início a última etapa de geração de energia nuclear. Sendo assim, o condensador é um dispositivo resfriado com a água do mar, que circula através de bombas.

No condensador, o vapor d’água utilizado anteriormente retorna para o estado líquido, mas, depois, é conduzido novamente para o gerador de vapor. Por fim, a água que sobra, agora em temperatura entre 7 e 12 ºC, volta para o mar.

As principais vantagens das usinas nucleares

Atualmente, as usinas nucleares são essenciais para o abastecimento elétrico de muitos países. Neste sentido, países nos quais fontes como a água, ventos ou luz solar possuem baixo potencial energético, ou baixa disponibilidade, a energia nuclear é imprescindível para garantir a sobrevivência da população.

Além disso, as usinas nucleares representam 10% da matriz energética mundial. Assim, como outras formas de geração de energia, as usinas atômicas têm diversos benefícios e malefícios.

Entre as maiores vantagens das usinas nucleares, pode-se citar:

Fonte abundante de recursos na natureza

Embora não seja renovável, o urânio pode ser encontrado abundantemente na natureza, garantindo a produção de energia nuclear por muitos anos.

Alta produtividade

Com uma pequena quantidade de urânio, é possível gerar um grande montante de energia elétrica. Por isso, as usinas nucleares são fundamentais em países com baixo desempenho em gerar energia elétrica por formas tradicionais.

Fácil instalação

Basicamente, as usinas nucleares demandam pequenas áreas para instalação, diferente das usinas termelétricas, por exemplo.

Pouca quantidade de lixo

Um dos grandes benefícios das usinas nucleares é a baixa quantidade de resíduos e dejetos, especialmente quando comparado a outras fontes de energia na indústria.

Relacionados
Mais recentes
Fechar