Início Qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra?

Qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra?

2 de novembro de 2022 às 17:23
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra
Qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra (Foto/divulgação)

Um aerogerador, ou turbina eólica, é o equipamento que usa a energia dos ventos, ou energia eólica, para transformar energia cinética em eletricidade. Neste sentido, os parques eólicos oferecem uma fonte quase inesgotável de energia, mas, você sabe qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra?

Conforme dados da APREN, a energia eólica é considerada uma fonte de energia renovável, que usa recursos naturais que se renovam constantemente, mesmo após serem usados para gerar eletricidade ou calor. Neste sentido, a energia elétrica é uma excelente opção para gerar energia elétrica sem danos ao meio ambiente.

Inclusive, as energias renováveis são dividas em várias categorias, dependendo da sua fonte, que pode ser eólica, hídrica, solar, biomassa, geotérmica, ondas e marés. Devido à produção acessível e sem grandes desvantagens ecológicas, a energia eólica é uma das mais usadas entre as energias renováveis.

Como funcionam as turbinas eólicas?

Qual é a distância de uma torre de energia eólica para outra / Canal André Kalashnikov

As turbinas eólicas, ou aerogeradores, são compostos por pás que giram com as forças dos ventos, fazendo girar o eixo do gerador. Em suma, a energia cinética do vento é transformada em energia mecânica que, posteriormente, é convertida em energia elétrica através do gerador no eixo do rotor.

Neste sentido, a corrente elétrica produzida pelas turbinas eólicas é corrente contínua, mas, também pode ser alterada para uma corrente alternada, para garantir o envio de eletricidade a grandes distâncias eficientemente.

Hoje, as instalações eólicas podem ser feitas em terra (onshore), e também no mar (offshore). Dessa forma, é possível aproveitar os ventos fortes que existem em zonas marítimas ou em regiões mais isoladas. Geralmente, são necessárias várias turbinas eólicas para gerar energia a uma comunidade, formando as centrais ou parques eólicos.

Além disso, a energia eólica possui a grande vantagem de ser acessível, diferente da energia produzida com gás, carvão, ou gás natural. Por outro lado, outros fatores como qualidade do ar, alterações climáticas e toxicidade humana são avaliados nesse tipo de produção.

Quais são as vantagens da energia eólica?

A maior vantagem da energia eólica é ser uma fonte de energia renovável e limpa, além de ser mais barata que as outras fontes, como a hidrelétrica, por exemplo.

Além disso, diferente dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural, os ventos são um recurso inesgotável, ou seja, mesmo que seja usado em excesso, ele não será esgotado com o passar do tempo.

Como está o cenário da energia eólica no mundo?

A energia eólica já possui uma parte considerável na matriz energética global. Em suma, isso aconteceu porque o investimento em energia alternativas se tornou um movimento essencial na luta contra as mudanças climáticas. Atualmente, esse tipo de investimento está concentrado em países desenvolvidos emergentes, com destaque para a China, Estados Unidos, Brasil, Alemanha e Noruega.

Por outro lado, os custos de instalação de parques eólicos ainda é bastante elevado, além de necessitar de tecnologias específicas. Dessa forma, diversos países ainda não possuem condições para esse tipo de investimento, infelizmente. Hoje, a China é o principal polo produtor de energia eólica no mundo, concentrando grande parte da produção mundial. Por outro lado, a produção eólica também é forte em diversos países americanos, além da Europa.

No caso das Américas, os principais produtores de energia eólica são Estados Unidos, Brasil e México. Já na Europa, todas as nações investem frequentemente em energia eólica. 

Dessa forma, essa produção constitui grande parte da matriz energética de muitos países. Aliás, a Dinamarca, por exemplo, possui 70% de sua eletricidade vinda da energia eólica.

Qual deve ser a distância de uma torre eólica para outra?

Atualmente, os parques eólicos representam uma excelente fonte de energia renovável. Neste sentido, muitas pessoas possuem dúvidas sobre sua instalação e funcionamento.

Entre as dúvidas, é comum se perguntar a distância ideal entre uma torre e outra. Dessa forma, especialistas apontam que a distância recomendada é de, pelo menos, 5 vezes o diâmetro do rotor.

Relacionados
Mais recentes
Fechar