A princípio, podemos definir os biocombustíveis como fontes de energia renováveis, o que permite dizer que favorecem a ciclagem da matéria na natureza. Mas, quais são os problemas dos biocombustíveis? Eles são obtidos a partir da cana-de-açúcar, da soja, do milho, de oleosos, de resíduos agropecuários, entre outros. Apesar de parecerem completamente inofensivos, não é exatamente assim que as coisas acontecem.
Atualmente, a mídia aponta os biocombustíveis como o biodiesel e o etanol como alternativas para conter o aquecimento global, e diversos outros problemas ambientais. Isso porque, geralmente, os biocombustíveis permitem uma ciclagem de gás carbono, o que permite uma redução das suas emissões, que é o maior problema do aquecimento global.
Quais os desafios dos biocombustíveis?
Como mencionamos, os biocombustíveis são interpretados como aliados na contenção contra o aquecimento global. Entretanto, alguns fatores comprometem a sua atuação. Isso porque além de exigir uma grande quantidade de recursos, a sua produção ainda emite gases de efeito estufa, mesmo que em uma escala menor.
Hoje, também existe o desafio das terras, afinal, a expansão da área cultivada para produzir a matéria-prima necessária causa o desmatamento, sem contar que fatores como o uso excessivo de água e o descarte de fertilizantes afetam diretamente os ecossistemas.
Outro desafio dos biocombustíveis é em relação à comida. Afinal, quanto mais se produzir biocombustível, menos matéria-prima resta para o consumo humano. Neste sentido, em algum momento, é possível que haja uma escassez dos insumos, ocasionando uma alta elevada de preços, sendo os consumidores os mais afetados.
Quais os problemas dos biocombustíveis?
Quando perguntamos quais os problemas dos biocombustíveis, é necessário avaliar vários pontos. Isso porque apesar dos seus benefícios, os biocombustíveis apresentam problemas em sua produção e consumo. Por isso, confira quais são os problemas dos biocombustíveis:
Grande quantidade de energia
Durante a produção de biocombustíveis, existe a necessidade de uma grande quantidade de energia, ou seja, este processo acaba prejudicando o meio ambiente, especialmente devido ao descarte de dejetos.
Consumo excessivo de água
Para produzir biocombustível, é necessária uma grande quantidade de água. Dessa forma, a produção acaba afetando diversos córregos e rios, que podem, inclusive, ser poluídos pelo descarte da água contaminada.
Redução da biodiversidade do planeta
Devido a alta demanda por matérias-primas, os biocombustíveis reduzem a biodiversidade, uma vez que são retirados da natureza diversos elementos para sua produção. Além disso, existe a concorrência com o setor agrícola, ou seja, a demanda pode não suprir a produção de biocombustível e abastecimento de setores alimentares.
Uso de fertilizantes
A produção de biocombustíveis exige um grande número de fertilizantes nitrogenados, especialmente na produção de milho. Sendo assim, esses fertilizantes liberam óxidos de nitrogênio, que são um dos grandes responsáveis pelo efeito estufa.
Devastação de áreas florestais
Devido ao intenso plantio para produzir biocombustíveis, diversas áreas florestais são devastadas para dar lugar a plantações. Além disso, o solo desses espaços é costumeiramente contaminado com a presença de fertilizantes e outros produtos químicos para acelerar a colheita.
Contaminação de água
A produção de biocombustíveis ocasiona na presença de nitritos e nitratos, advindos de fertilizantes, na água. Dessa forma, além de estar contaminada, matando diversas espécies, a água ainda pode afetar seres humanos, quando ingerida, ela pode causar problemas intestinais e, quando esses gases são inalados, podem causar problemas respiratórios.
Aumento de gases nitrogenados
A queima de cana-de-açúcar durante o processo de produção de biocombustíveis libera grandes quantidades de gases nitrogenados. Ou seja, esses gases retornam à superfície terrestre como uma “chuva seca” de fertilizantes. Em ambientes aquáticos, as chuvas causam a liberação de toxinas, além de consumir quase todo oxigênio da água, causando a morte de inúmeras espécies.