Geralmente, os biocombustíveis têm origem de plantas, produzidos a partir de uma ou mais plantas. Inclusive, vale citar que todo material de origem orgânica tem potencial para gerar energia. Dessa forma, muitos são os tipos de biocombustíveis, e vamos te mostrar quais são os biocombustíveis mais usados no mundo.
Atualmente, os biocombustíveis têm um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, pois diferente dos combustíveis fósseis, eles diminuem os gases de efeito estufa em 80% na atmosfera. Além disso, eles usam fontes renováveis para a produção de energia, ou seja, não arriscam acabar.
Quais são os biocombustíveis mais usados no mundo?
Hoje, o uso de biocombustíveis já é fortemente explorado pelas indústrias, devido ao seu caráter ecológico e, eventualmente, mais acessível. Por isso, todos os continentes do planeta estão, lentamente, substituindo os combustíveis fósseis por opções mais ecológicas, e é aí que os combustíveis entram.
Neste sentido, o etanol e o biodiesel são os combustíveis mais utilizados em todo o mundo. Somente na Europa, dados apontam que a tendência de consumo é constante, sendo o crescimento do consumo de etanol em 20.9% e o de biodiesel de 78.2%, desde 2011. Dessa forma, confira um pouco como é produzido os biocombustíveis mais consumidos do planeta, e como eles podem ser usados pela indústria.
Biodiesel
O biodiesel é renovável e biodegradável, sendo que sua produção é oriunda de óleos vegetais, como amendoim ou a seja, além de proteínas animais, em alguns casos. Para isso, é realizada uma reação química de lipídios, com óleos ou gorduras de origem animal, ou vegetal.
Neste processo, o óleo retirado de elementos vegetais deve ser misturado com metanol e depois ser catalisado junto à mistura. Geralmente, é usado a soja para conceber esse processo, especialmente porque é um dos alimentos mais conhecidos do mundo. Entretanto, também é possível fazer isso a partir do amendoim, embora essa opção seja pouco utilizada no Brasil.
Paralelamente, o biodiesel tem mostrado força no mercado, especialmente na substituição do óleo diesel em automóveis, tratores, caminhões e outros veículos. Inclusive, o biodiesel não é tóxico, mas é lubrificante, sendo um combustível essencial para reduzir o dióxido de carbono na atmosfera.
Etanol
O etanol é um dos biocombustíveis mais consumidos do mundo, e o primeiro no Brasil. Ele é referência por ser um produto sustentável e versátil, especialmente quando comparado a gasolina. Neste sentido, ele é um combustível fundamental na transição energética, que busca um modelo de economia global de baixo carbono, com menor impacto ambiental.
Inclusive, vale citar que o etanol é um dos principais combustíveis contra o efeito estufa. Isso porque a sua produção através da cana-de-açúcar emite 80% menos gases de efeito estufa do que a gasolina. Logo, pode-se dizer que o etanol sai na frente na corrida contra as mudanças climáticas.
Além disso, uma das suas grandes vantagens é o fato de ser uma energia renovável. Isso porque, quando falamos de energia renovável, estamos mencionando combustível onde sua fonte é inesgotável ou pode ser regenerada, como as plantações, principalmente as de cana-de-açúcar, principalmente matéria-prima do etanol.
Quais são as vantagens do etanol?
Agora que você já sabe quais são os biocombustíveis mais usados no mundo, proponho mostrarmos as vantagens do combustível mais consumido no Brasil, o etanol. Sendo assim, entre os benefícios que ele possui, pode-se citar:
- Menor emissão de gás de efeito estufa quando comparado aos demais combustíveis;
- Ele é derivado de recursos naturais renováveis;
- Solúvel em água, diferente da gasolina, diminuindo os riscos de contaminação do solo e das águas;
- Gera emprego e renda para as comunidades que o adotam;
- Possui custo acessível devido à grande escala de sua produção.