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Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 7 comentários

Biodiesel no Diesel: São esses os problemas causados nos motores

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 02/06/2025 às 11:07
O IBP acredita ser necessário garantir novas especificações para uma melhor qualidade do produto no setor de combustíveis. O plano do Governo Lula é expandir a porcentagem de biodiesel na mistura do diesel, após suspensão do aumento no Governo Bolsonaro.
Foto: Petrobras
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Além do biodiesel absorver mais água, outros grandes problemas costumam vir à tona. Confira!

A mistura de biodiesel no diesel no Brasil está atualmente em 14%, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A lei do “Combustível do Futuro” permite uma variação na proporção de biodiesel entre 13% e 25%.

Biodiesel: O Retorno às Origens e Seus Desafios nos Motores Modernos

Nos últimos anos, o biodiesel ganhou destaque como uma alternativa sustentável ao diesel convencional, relembrando suas origens no uso de óleos vegetais e animais. No entanto, esse retorno às raízes apresenta desafios significativos, especialmente para os motores diesel modernos.

Vamos explorar porque o biodiesel, apesar de sua promessa ecológica, pode causar problemas nos motores e como podemos superá-los.

Imagem: teccom10.com.br

A Absorção de Água: O Vilão dos Motores Diesel

Um dos principais problemas com o biodiesel é sua capacidade de absorver água — até 40 vezes mais do que o diesel comum. Essa característica, embora natural devido à sua composição, pode levar a uma série de complicações, como oxidação, formação de borras químicas e biológicas, e entupimentos de filtros e bicos injetores. Esses problemas não são apenas inconvenientes; eles podem causar danos significativos aos motores, levando a custos elevados e paradas inesperadas.

Motores Modernos: Sensibilidade em Alta

Os motores diesel modernos são projetados com tecnologias avançadas que aumentam sua eficiência e potência. No entanto, essa evolução vem acompanhada de uma maior sensibilidade a impurezas no combustível. Diferentemente dos motores mais antigos, que eram mais robustos e tolerantes a variações de qualidade do diesel, os modelos atuais exigem cuidados redobrados em relação ao combustível utilizado. Isso significa que a qualidade do biodiesel se torna ainda mais crucial.

Boas Práticas e Aditivação de Qualidade

Para evitar os problemas associados ao biodiesel, é fundamental que produtores rurais e transportadoras adotem boas práticas no manuseio e armazenamento do combustível. Além disso, a aditivação de qualidade se revela uma solução eficaz. Produtos de aditivação de empresas confiáveis podem proteger os motores da degradação causada pelo biodiesel, melhorando sua performance e durabilidade.

A Conexão entre Tecnologia e Sustentabilidade

A transição para o biodiesel não precisa ser um obstáculo; ao contrário, pode ser uma oportunidade para inovar. A combinação de boas práticas e aditivos de alta qualidade pode garantir que os motores diesel modernos funcionem de maneira eficiente e sustentável. O entendimento e a conscientização sobre esses pontos são essenciais para que o setor rural e de transporte possa se adaptar a essa nova realidade.

O biodiesel representa um passo importante em direção a uma matriz energética mais sustentável. Contudo, é vital que todos os envolvidos na cadeia de produção e utilização desse combustível compreendam os desafios que ele apresenta. Com a combinação certa de conhecimento, boas práticas e aditivos de qualidade, é possível desfrutar dos benefícios do biodiesel sem comprometer a eficiência dos motores diesel modernos.

Para mais informações e uma análise detalhada sobre este tema, você pode conferir o vídeo aqui.

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Arthur
Arthur
07/06/2025 09:15

Se biodiesel fosse bom, não seria obrigatório.
É mais caro, desgasta filtros e injetores muito mais rápido, complica armazenamento por ter que consumir logo antes das borras…

Se fosse mais barato, até que poderia ter algum argumento, mas é pior qualidade e maior preço.
Só serve para dar dinheiro para amigos do poder.

Wagner
Wagner
Em resposta a  Arthur
10/06/2025 09:04

Tenho motor mwm 229 6 cil..meu motor esta em casa ligo em 15×15 dias….e nao da pra usar o mesmo oleo nesse intervalo…o oleo diesel vira gelea….

.

Gui
Gui
06/06/2025 12:49

É de uma burrice imensurável essa matéria…

Vai tomar no c...
Vai tomar no c...
Em resposta a  Gui
07/06/2025 17:14

Você atualmente usa diesel em seus maquinários, seu péla saco do inferno? Não tem bomba injetora que aguente.

Vai tomar no c...
Vai tomar no c...
Em resposta a  Vai tomar no c...
07/06/2025 17:21

Fácil, sugerir ingestão de aditivos, quem arca com esse custo ?? Os **** dos usuários finais. Pq já não sai da bomba com os aditivos, pagos por quem produziu essa ****?

Ricardo
Ricardo
06/06/2025 08:12

A pessoa que escreveu a reportagem está protegendo muito o biodiesel. Os motores diesel atuais são tão robustos quanto os antigos. O problema que eles enfrentam é com relação aos dispositivos para reduzir emissões. Válvula EGR. Filtros DPF e Arla.
Os motores antigos altamente poluente não tinham isto.
Se pegarmos um motor atual e eliminarmos tudo isto todos os problemas serão resolvidos. É o que está acontecendo.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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