Além do biodiesel absorver mais água, outros grandes problemas costumam vir à tona. Confira!
A mistura de biodiesel no diesel no Brasil está atualmente em 14%, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A lei do “Combustível do Futuro” permite uma variação na proporção de biodiesel entre 13% e 25%.
Biodiesel: O Retorno às Origens e Seus Desafios nos Motores Modernos
Nos últimos anos, o biodiesel ganhou destaque como uma alternativa sustentável ao diesel convencional, relembrando suas origens no uso de óleos vegetais e animais. No entanto, esse retorno às raízes apresenta desafios significativos, especialmente para os motores diesel modernos.
-
Conheça “Dieselpunk”, scooter russa com visual retrô e motorzão V4 de 1.200 cc retirado de um carro soviético dos anos 70
-
O sedã da Honda que em 2007 trouxe painel futurista de dois andares e câmbio de 5 marchas — e ainda hoje deixa muito carro zero no “chinelo” fazendo até 13 km por litro
-
Jipão da Lecar: montadora brasileira prepara SUV 4×4 de 7 lugares com motor híbrido para ser uma alternativa aos SUVs importados como Jeep Compass e Toyota SW4
-
Toyota Corolla: versão 2025 entrega 10 anos de garantia, 17,5 km/l na cidade, 7 airbags e central multimídia de 10” com conexão sem fio por R$ 199.990
⛽ Vamos explorar porque o biodiesel, apesar de sua promessa ecológica, pode causar problemas nos motores e como podemos superá-los.
A Absorção de Água: O Vilão dos Motores Diesel
Um dos principais problemas com o biodiesel é sua capacidade de absorver água — até 40 vezes mais do que o diesel comum. Essa característica, embora natural devido à sua composição, pode levar a uma série de complicações, como oxidação, formação de borras químicas e biológicas, e entupimentos de filtros e bicos injetores. Esses problemas não são apenas inconvenientes; eles podem causar danos significativos aos motores, levando a custos elevados e paradas inesperadas.
⛽Motores Modernos: Sensibilidade em Alta
Os motores diesel modernos são projetados com tecnologias avançadas que aumentam sua eficiência e potência. No entanto, essa evolução vem acompanhada de uma maior sensibilidade a impurezas no combustível. Diferentemente dos motores mais antigos, que eram mais robustos e tolerantes a variações de qualidade do diesel, os modelos atuais exigem cuidados redobrados em relação ao combustível utilizado. Isso significa que a qualidade do biodiesel se torna ainda mais crucial.
Boas Práticas e Aditivação de Qualidade
Para evitar os problemas associados ao biodiesel, é fundamental que produtores rurais e transportadoras adotem boas práticas no manuseio e armazenamento do combustível. Além disso, a aditivação de qualidade se revela uma solução eficaz. Produtos de aditivação de empresas confiáveis podem proteger os motores da degradação causada pelo biodiesel, melhorando sua performance e durabilidade.
A Conexão entre Tecnologia e Sustentabilidade
A transição para o biodiesel não precisa ser um obstáculo; ao contrário, pode ser uma oportunidade para inovar. A combinação de boas práticas e aditivos de alta qualidade pode garantir que os motores diesel modernos funcionem de maneira eficiente e sustentável. O entendimento e a conscientização sobre esses pontos são essenciais para que o setor rural e de transporte possa se adaptar a essa nova realidade.
O biodiesel representa um passo importante em direção a uma matriz energética mais sustentável. Contudo, é vital que todos os envolvidos na cadeia de produção e utilização desse combustível compreendam os desafios que ele apresenta. Com a combinação certa de conhecimento, boas práticas e aditivos de qualidade, é possível desfrutar dos benefícios do biodiesel sem comprometer a eficiência dos motores diesel modernos.
Para mais informações e uma análise detalhada sobre este tema, você pode conferir o vídeo aqui.
Se biodiesel fosse bom, não seria obrigatório.
É mais caro, desgasta filtros e injetores muito mais rápido, complica armazenamento por ter que consumir logo antes das borras…
Se fosse mais barato, até que poderia ter algum argumento, mas é pior qualidade e maior preço.
Só serve para dar dinheiro para amigos do poder.
Tenho motor mwm 229 6 cil..meu motor esta em casa ligo em 15×15 dias….e nao da pra usar o mesmo oleo nesse intervalo…o oleo diesel vira gelea….
.
É de uma burrice imensurável essa matéria…
Você atualmente usa diesel em seus maquinários, seu péla saco do inferno? Não tem bomba injetora que aguente.
Fácil, sugerir ingestão de aditivos, quem arca com esse custo ?? Os **** dos usuários finais. Pq já não sai da bomba com os aditivos, pagos por quem produziu essa ****?
A pessoa que escreveu a reportagem está protegendo muito o biodiesel. Os motores diesel atuais são tão robustos quanto os antigos. O problema que eles enfrentam é com relação aos dispositivos para reduzir emissões. Válvula EGR. Filtros DPF e Arla.
Os motores antigos altamente poluente não tinham isto.
Se pegarmos um motor atual e eliminarmos tudo isto todos os problemas serão resolvidos. É o que está acontecendo.