Pesquisadores da Holanda desenvolveram um carro movido a energia solar capaz de entregar 700 km de autonomia. O carro a energia solar alcança eficiência de 97%.
Um carro movido a energia solar desenvolvido por estudantes com até 25 anos de idade completou um test drive de nada menos que 1.000 km em testes no norte da África. Ele é considerado o primeiro do mundo com capacidade para percorrer longas distâncias “off-road”, ou seja, fora da estrada, sem recarregar.
Conheça o carro a energia solar que entrega mais de 710 km de autonomia
Chamado de Stell Terra, o modelo é fruto do trabalho de 22 estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. O carro solar funciona com a energia gerada por painéis solares em sua carroceria, podendo alcançar uma velocidade máxima de 145 km por hora e contando com uma autonomia de pelo menos 710 km em um dia ensolarado, segundo os desenvolvedores.
Wisse Bos, gerente da equipe da Solar Team Eindhoven, afirmou em comunicado da universidade que a tecnologia utilizada no carro movido a energia solar, que une uma estrutura leve com painéis solares muito eficientes, está uma década à frente de qualquer produto no mercado.
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
Durante os testes, o carro a energia solar consumiu 30% menos energia do que o esperado, de acordo com a equipe. O carro solar deve suportar as duras condições off-road, permanecendo eficiente e leve o suficiente para ser alimentado pelo sol.
É desta forma que os estudantes tiveram que desenvolver quase tudo, desde a suspensão até os inversores dos painéis solares. O modelo está ultrapassando os limites da tecnologia. O carro movido a energia solar conta com uma bateria recarregável de íons de lítio, que também possibilita operar em climas menos favoráveis, entretanto em distâncias mais curtas.
Carro a energia solar obtém 97% de eficiência na transformação de luz solar
O conversor personalizado do carro solar para os painéis solares obteve eficiência constatada de 97% na transformação da luz absorvida pelas células fotovoltaicas em carga elétrica. A ponto do carro ter eletricidade suficiente para carregar dispositivos como telefones celulares ou uma câmera.
O sistema de direção apresentou algumas falhas durante os testes, entretanto, foi rapidamente corrigido, segundo o gerente técnico do projeto, Bob van Ginkel, de 24 anos. O carro movido a energia solar realmente ficou muito confortável em condições off-road, visto que é muito mais leve e não emperra.
Ginkel também destacou que sua equipe estima que o experimento com o carro a energia solar possa ser uma inspiração para outras montadoras de veículos elétricos como BMW e Land Rover, para tornar a indústria cada vez mais sustentável e limpa.
Desafio encontrado pelos desenvolvedores
Atualmente, o que é considerado o maior desafio do desenvolvimento de carros movidos a energia solar é a área da superfície limitada para colocar os painéis.
Painéis altamente eficientes, que podem gerar energia suficiente para abastecer veículos em longas distâncias, são caros de se fabricar, e os mais eficientes vendidos no mercado geralmente alcançam cerca de 45% de eficiência, enquanto grande parte possui cerca de 15% a 20% de eficiência.
Entretanto, com os testes realizados com o carro movido a energia solar, Stella Terra, obtendo sucesso, a equipe da Holanda estima que possuir veículos assim no dia a dia das pessoas se torne algo bem mais fácil. Segundo Bos, a equipe de desenvolvedores desejam demonstrar que é possível ser otimistas com a transição para um futuro sustentável, e encorajar indivíduos e empresas para impulsionar a transição energética.