1. Inรญcio
  2. / Ciรชncia e Tecnologia
  3. / Banco brasileiro supera Apple na venda de iPhones e surpreende o mercado
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentรกrios 0 comentรกrios

Banco brasileiro supera Apple na venda de iPhones e surpreende o mercado

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 02/04/2025 ร s 03:29
Banco brasileiro supera Apple na venda de iPhones e surpreende o mercado
Banco brasileiro supera Apple na venda de iPhones e surpreende o mercado
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Com planos de longo prazo, dados valiosos dos clientes e uma abordagem que une consumo e fidelizaรงรฃo, a estratรฉgia do banco bate de frente com a Apple e muda o jogo no varejo de eletrรดnicos

Imagina sรณ um banco vendendo mais iPhones que a prรณpria Apple. Parece exagero? Pois nรฃo รฉ. A estratรฉgia do banco รฉ tรฃo afinada que colocou a instituiรงรฃo no topo da lista de maiores vendedores do smartphone da gigante de Cupertino no Brasil.

Enquanto empresas tradicionais de varejo ainda tentam entender como competir nesse mercado caro e exigente, o banco jรก estรก colhendo os frutos de uma jogada inteligente, que vai muito alรฉm da venda de aparelhos.

Apple: Um modelo de vendas que fideliza e gera lucro

A estratรฉgia do banco passa longe de ser apenas uma oferta de parcelamento facilitado. Ela รฉ pensada para gerar valor de forma sustentรกvel e estratรฉgica. O banco oferece iPhones com planos de pagamento a longo prazo, em vรกrias parcelas, com condiรงรตes que chamam a atenรงรฃo do consumidor. Ao mesmo tempo, essa abordagem garante uma receita constante com os juros embutidos nas parcelas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenรกrio laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incrรญveis na Shopee!
รcone de link VEJA AS OFERTAS!

Mas o verdadeiro ouro estรก na fidelizaรงรฃo do cliente. Segundo dados do prรณprio banco, a retenรงรฃo mรฉdia do consumidor que adquire um iPhone atravรฉs do Itau salta de 4 para 7 anos. Isso significa que, com essa simples estratรฉgia, o banco prolonga o relacionamento com o cliente, aumentando as chances de ofertar outros serviรงos bancรกrios.

A prรณpria Apple, famosa pela fidelidade ร  sua marca, tem no banco um aliado que amplia ainda mais esse efeito. Mas, ao mesmo tempo, concorre com ele nas vendas. O banco nรฃo sรณ entrega um produto, mas cria um ecossistema de relacionamento que vai muito alรฉm do aparelho.

Dados: o novo ouro do setor financeiro

Se tem algo que a estratรฉgia do banco faz melhor do que vender iPhones, รฉ coletar dados. Cada compra feita atravรฉs do banco oferece uma visรฃo completa sobre os hรกbitos de consumo do cliente. Com isso, o banco pode cruzar informaรงรตes, prever necessidades futuras e recomendar produtos personalizados com precisรฃo cirรบrgica.

Estamos falando de uma mina de ouro para o setor financeiro. Ao entender o perfil de consumo, o banco consegue sugerir linhas de crรฉdito adequadas, seguros sob medida, investimentos alinhados ao perfil de risco e atรฉ consรณrcios sob demanda. A Apple entra com o apelo do produto; o banco entrega o combo completo de soluรงรตes financeiras.

E nรฃo para por aรญ. Os dados tambรฉm ajudam o banco a reduzir inadimplรชncia, melhorar anรกlises de risco e montar campanhas de marketing altamente segmentadas. Em um mercado onde conhecer o cliente รฉ tudo, o banco estรก jogando em outro nรญvel.

Nรบmeros que mostram a forรงa da estratรฉgia

Os resultados nรฃo deixam dรบvidas. Apenas 48 horas apรณs o lanรงamento do iPhone 16, o banco vendeu 3,5 mil unidades. Isso representa um aumento de 40% em relaรงรฃo ao ano anterior e uma receita de R$ 27 milhรตes em apenas dois dias. Para efeito de comparaรงรฃo, poucos varejistas no Brasil conseguem movimentar esse volume em tรฃo pouco tempo.

A Apple, claro, continua sendo a fornecedora do produto e segue lucrando com isso. Mas no jogo da distribuiรงรฃo local, รฉ o banco que estรก ganhando destaque. O consumidor que passa por esse canal de vendas nรฃo estรก apenas adquirindo um smartphone, mas entrando em um novo tipo de relaรงรฃo com o banco.

Esse modelo de vendas cruzadas, onde um produto puxa o outro, jรก รฉ comum no varejo. Mas a estratรฉgia do banco mostra como isso pode ser ainda mais poderoso no setor financeiro, com dados, fidelizaรงรฃo e diversificaรงรฃo de serviรงos atuando juntos.

O futuro do consumo Apple dentro dos bancos

Se a Apple tem o design e a inovaรงรฃo no DNA, o banco estรก mostrando que tambรฉm sabe usar tecnologia a seu favor. A integraรงรฃo de produtos de alto valor ao portfรณlio bancรกrio pode ser o comeรงo de uma tendรชncia maior: bancos atuando como plataformas completas de consumo.

E nรฃo se trata apenas de eletrรดnicos. Essa mesma estratรฉgia pode ser adaptada para eletrodomรฉsticos, mobilidade, viagens e muito mais. A vantagem competitiva estรก na capacidade de oferecer o financiamento, a anรกlise de risco, a garantia e o relacionamento no mesmo ambiente.

ร‰ um modelo que transforma o banco em um marketplace sofisticado, com potencial para remodelar a forma como compramos, financiamos e nos relacionamos com marcas como a Apple.

A estratรฉgia do banco nรฃo รฉ apenas eficaz โ€“ รฉ visionรกria. Ao unir o desejo de consumo com soluรงรตes financeiras inteligentes, o banco criou um modelo de vendas que beneficia todas as pontas. O cliente sai com um iPhone novo; o banco ganha um cliente mais engajado e mais fiel.

Enquanto a Apple continua como sinรดnimo de desejo, o banco se consolida como um canal eficiente de realizaรงรฃo desse desejo. E, nesse processo, redefine o papel dos bancos no cotidiano dos consumidores.

Em um mercado cada vez mais competitivo, entender como a estratรฉgia do banco se conecta com a jornada do cliente pode ser a chave para outros players que querem fazer parte dessa nova realidade do consumo digital.

  Fonte: thenews

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentรกrios
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentรกrios
Rafaela Fabris

Fala sobre inovaรงรฃo, energia renovรกveis, petrรณleo e gรกs. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Sugestรฃo de pauta: rafafabris11@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adorarรญamos sua opniรฃo sobre esse assunto, comente!x