1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Baiano viraliza ao colocar chuveiro elétrico na pia da cozinha e especialistas alertam para choques fatais e risco de incêndios
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 5 comentários

Baiano viraliza ao colocar chuveiro elétrico na pia da cozinha e especialistas alertam para choques fatais e risco de incêndios

Escrito por Felipe Alves da Silva
Publicado em 21/07/2025 às 00:03
Atualizado em 20/07/2025 às 22:16
Chuveiro elétrico adaptado na pia com fios expostos e risco de curto-circuito.
Chuveiro elétrico improvisado na pia em Vitória da Conquista desperta alerta de riscos. Imagem: Correio
  • Reação
  • Reação
  • Reação
5 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Morador da ‘Suíça Baiana’ improvisa equipamento para lavar pratos com água quente durante frio intenso, mas engenheiros e concessionária alertam que adaptações precárias podem sobrecarregar redes, causar curtos e provocar acidentes domésticos.

Um vídeo gravado em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, viralizou ao mostrar um morador instalando um chuveiro elétrico no lugar da torneira da pia da cozinha para conseguir água quente durante o inverno rigoroso. A cidade, que registrou 13,7 °C nesta sexta-feira (18) segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), está entre as mais frias do estado e ganhou apelido de “Suíça Baiana”.

No registro, compartilhado pelo perfil da TV Band Bahia em parceria com a página Resenha VCA, o homem explica que adaptou o chuveiro comprando uma resistência nova por R$ 8 e conectando cabos e tubos improvisados. “Agora para lavar os pratos eu tenho água inteiramente quente. Obrigado, Deus. MacGyver chegou em mim”, afirmou em tom de humor, enquanto mostrava a montagem.

Nas redes sociais, as reações foram mistas. Parte dos internautas elogiou a criatividade diante do frio, enquanto outros alertaram para o risco de explosões e curtos-circuitos. “MacGyver vai explodir o quarteirão com essa bomba elétrica”, comentou um usuário, refletindo a preocupação com a precariedade da instalação.

Especialistas reforçam alertas sobre choques e incêndios

De acordo com Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, instalações improvisadas podem sobrecarregar a fiação e provocar acidentes graves. “A instalação inadequada do vídeo pode causar choque elétrico e sobrecarga na rede elétrica da residência. Nunca se deve adaptar um chuveiro elétrico como torneira”, explicou.

A especialista também destaca que chuveiros precisam ser conectados a circuitos com proteção, incluindo disjuntores e diferenciais, para evitar curtos e incêndios. “Quando uma gambiarra dessas não suporta a carga elétrica, há risco real de incêndio”, completou. No mercado, existem torneiras elétricas com certificação que oferecem aquecimento seguro, evitando riscos à rede e aos moradores.

Em outro artigo recente publicado pelo portal CPG (Click Petróleo e Gás), especialistas já haviam alertado para os perigos de choques fatais relacionados a chuveiros antigos e instalações precárias, reforçando a importância de seguir normas técnicas e manutenções regulares para evitar tragédias.

Frio intenso motiva improvisos arriscados

Vitória da Conquista, com temperaturas previstas entre 14 °C e 27 °C neste domingo (20), enfrenta um dos invernos mais frios dos últimos anos. Moradores recorrem a soluções improvisadas para amenizar o impacto do frio, mas os alertas de engenheiros e concessionárias indicam que alternativas certificadas e instaladas corretamente são mais seguras.

A informação foi divulgada originalmente pelo Correio 24horas, com base em dados do Inmet e entrevistas com especialistas do setor elétrico, reforçando o alerta sobre práticas inseguras em residências.

Inscreva-se
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Luís
Luís
23/07/2025 12:17

Se tiver uma fiação central de 6mm ou 10mm, e uma fiação para o chuveiro de pelo menos 2,5mm (ou 4mm para maior uso e potência da resistência), juntamente com um aterramento feito do jeito certo, não há problemas.

Vitor
Vitor
21/07/2025 11:06

13 graus e o cara fica louco para fazer outra loucura, por favor com 7, 8 graus as mulheres que frequentam academia aqui no sul do Rio grande do sul, usam short curto com camisa cavada, tão nem ai pro frio.

Thiago
Thiago
Em resposta a  Vitor
21/07/2025 21:27

Fiquei sem entender a analogia..13,7⁰C para lavar pratos vs 7-8⁰C para andar de short curto para ir a academia…é a mesma coisa? Aí no Sul precisa mergulhar a mão em água fria na academia, é? 🤣🤣🤣🤣🤣

Ricardo
Ricardo
Em resposta a  Thiago
22/07/2025 12:35

Na academia não mas em suas cozinhas sim. E o conterrâneo não usou o exemplo correto. No interior, na lavoura, com zero graus se lava loca e roupa na mão, no braço com água gelada pois alguns lugares nem energia elétrica tem .

Georges
Georges
21/07/2025 10:54

Gato na rede ou tarifa social de eletricidade?

Felipe Alves da Silva

Profissional com formação militar pelo Exército Brasileiro e experiência em gestão administrativa e logística no setor industrial. Escreve sobre defesa, segurança, geopolítica, indústria automotiva, ciência e tecnologia. Sugestões de pauta: fa06279@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x