1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Bahia será palco de projeto experimental que une armazenamento de energia e geração eólica
Localização BA Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Bahia será palco de projeto experimental que une armazenamento de energia e geração eólica

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 03/11/2025 às 13:16
Durante o Brazil Windpower, CGN Brasil Energia e Goldwind anunciaram um projeto-piloto de armazenamento de energia com baterias no Complexo Eólico Tanque Novo, na Bahia. A iniciativa busca reduzir perdas e ampliar a eficiência da geração eólica no país.
Durante o Brazil Windpower, CGN Brasil Energia e Goldwind anunciaram um projeto-piloto de armazenamento de energia com baterias no Complexo Eólico Tanque Novo, na Bahia. A iniciativa busca reduzir perdas e ampliar a eficiência da geração eólica no país.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Durante o Brazil Windpower, CGN Brasil Energia e Goldwind anunciaram um projeto-piloto de armazenamento de energia com baterias no Complexo Eólico Tanque Novo, na Bahia. A iniciativa busca reduzir perdas e ampliar a eficiência da geração eólica no país.

O setor de armazenamento de energia no Brasil acaba de ganhar um impulso decisivo. A CGN Brasil Energia e a Goldwind firmaram, durante o Brazil Windpower 2025, um acordo estratégico para desenvolver um projeto-piloto de baterias (BESS) no Complexo Eólico Tanque Novo, localizado na Bahia.

O evento, considerado o maior da América Latina no segmento de energia eólica, foi realizado entre os dias 28 e 30 de outubro em São Paulo (SP) e reuniu líderes do setor energético para discutir soluções inovadoras e sustentáveis. O contrato de cooperação firmado entre as duas empresas promete abrir caminho para uma nova fase de eficiência na geração e no uso de energia limpa no país.

Como o sistema de armazenamento de energia vai operar

Com potência de 745 kW e capacidade de 1,49 MWh, o sistema será instalado em uma das turbinas do parque eólico baiano. O principal objetivo do projeto é reduzir as perdas de geração causadas por limitações da rede elétrica, conhecidas tecnicamente como curtailment.

Na prática, o sistema permitirá armazenar o excedente de energia gerado durante períodos de restrição e liberá-lo posteriormente, respeitando os limites contratuais de fornecimento. Essa estratégia garante maior estabilidade e eficiência ao complexo, evitando desperdícios e otimizando o aproveitamento da energia eólica produzida.

De acordo com as empresas, o armazenamento em baterias representa um avanço tecnológico essencial para o futuro do setor elétrico, já que permite equilibrar geração e demanda, mesmo em cenários de alta intermitência das fontes renováveis.

Armazenamento de energia: o novo pilar da transição energética

A CGN Brasil Energia destaca que o projeto Tanque Novo BESS reforça seu compromisso com a inovação e com o desenvolvimento sustentável.

“O armazenamento de energia é um dos pilares da transição energética e uma ferramenta essencial para o aproveitamento integral do potencial renovável do Brasil. Este projeto demonstra o compromisso da CGN com a inovação e com o desenvolvimento sustentável do setor elétrico brasileiro”, afirmou Isabela Barata, gerente de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brasil Energia.

O projeto Tanque Novo BESS é considerado um marco experimental na aplicação de sistemas de armazenamento em empreendimentos eólicos no país. Ele deve gerar resultados técnicos e regulatórios que servirão de base para a expansão dessa tecnologia em larga escala no território nacional.

Goldwind aposta na inovação e na confiabilidade do sistema

Para a Goldwind, a parceria com a CGN Brasil Energia simboliza um passo importante para a consolidação de soluções inteligentes de energia limpa no Brasil.

“É uma grande oportunidade firmar essa parceria com a CGN Brasil Energia em um projeto pioneiro que une tecnologia de ponta e experiência operacional. O sistema de baterias de 745 kW / 1,49 MWh foi desenvolvido para oferecer confiabilidade, segurança e flexibilidade, contribuindo diretamente para a redução do curtailment e a maximização da entrega de energia limpa”, destacou Liang Xuan, general manager da Goldwind Brazil.

Com essa iniciativa, o país reforça sua posição como referência em inovação no setor energético, ampliando a integração entre energia eólica e tecnologias de armazenamento de energia. Essa combinação é vista por especialistas como o próximo passo da transição energética global, permitindo maior estabilidade e previsibilidade na operação dos sistemas elétricos.

Integração inteligente e ganhos para o Sistema Interligado Nacional

O projeto faz parte da estratégia das duas empresas de avaliar, em ambiente real de operação, soluções capazes de aumentar a flexibilidade e a estabilidade do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ao investir em sistemas de armazenamento de energia, o setor elétrico brasileiro se prepara para um futuro mais equilibrado e sustentável, no qual o uso de baterias se tornará um componente essencial da infraestrutura energética.

Além de mitigar perdas e otimizar a produção, o modelo permitirá maior integração entre fontes renováveis, tornando o sistema mais resiliente diante das variações climáticas e do crescimento da geração distribuída.

O projeto Tanque Novo BESS, portanto, não apenas reforça a importância da cooperação tecnológica entre empresas globais, mas também simboliza um novo capítulo na história da energia limpa no Brasil, combinando inovação, sustentabilidade e eficiência em uma única iniciativa.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x