Governo da Bahia confirma inรญcio das obras em atรฉ 12 meses e destaca impactos econรดmicos e sociais do projeto de infraestrutura
Em 4 de junho de 2025, o Governo da Bahia firmou um novo contrato para a construรงรฃo da Ponte Salvador-Itaparica. A assinatura ocorreu durante reuniรฃo com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.
O projeto passou por diversas etapas tรฉcnicas e legais. A previsรฃo do governo รฉ de que as obras comecem dentro de 12 meses.
Esse avanรงo marca um novo capรญtulo para a infraestrutura da Bahia. A ponte serรก uma das maiores intervenรงรตes viรกrias jรก realizadas no estado.
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Alรฉm disso, o contrato foi viabilizado apรณs conciliaรงรฃo conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). O รณrgรฃo homologou o novo acordo, permitindo a retomada do planejamento executivo.
Com isso, os prรณximos passos incluem a elaboraรงรฃo do projeto detalhado e a preparaรงรฃo dos canteiros de obras em Salvador e Vera Cruz.
Nova fase do projeto รฉ resultado de articulaรงรตes
O contrato levou meses para ser aceito por todas as partes envolvidas. A formalizaรงรฃo ocorreu apรณs mediaรงรฃo do TCE-BA e aprovaรงรฃo de um novo modelo de execuรงรฃo.
Segundo o governo estadual, mais de 20 empresas baianas participaram da sondagem de solo. A empresa finalizou a etapa em abril deste ano, investindo R$ 200 milhรตes.
Simultaneamente, o Senado Federal autorizou um emprรฉstimo de atรฉ US$ 150 milhรตes, cerca de R$ 800 milhรตes. O valor serรก usado no fundo garantidor da obra.
A Concessionรกria Ponte SalvadorโIlha de Itaparica estimou o custo total da construรงรฃo em R$ 11 bilhรตes. O valor serรก viabilizado por meio de uma Parceria Pรบblico-Privada (PPP).
Sistema viรกrio completo conectarรก Salvador ร Ilha de Itaparica e deve impulsionar o turismo e os investimentos
A ponte terรก 12,4 quilรดmetros de extensรฃo sobre o mar. Ela serรก a maior da Amรฉrica Latina, segundo a concessionรกria responsรกvel.
O projeto tambรฉm inclui cinco trechos fundamentais para a mobilidade regional. O primeiro compreende os acessos viรกrios em Salvador.
O segundo รฉ a ponte propriamente dita. O terceiro integra a chegada da estrutura ร Ilha de Itaparica.
O quarto trecho abrange a construรงรฃo de uma nova variante rodoviรกria no desvio de Mar Grande. Por fim, o quinto contempla a recuperaรงรฃo da BA-001, ligando Cacha Prego ร Ponte do Funil.
Com isso, o Governo Baiano pretende estabelecer uma nova lรณgica de mobilidade, turismo e desenvolvimento. A conexรฃo entre a capital e o Recรดncavo deve facilitar o escoamento de produtos e atrair visitantes.
Investimento estrangeiro e parceria internacional marcam nova etapa da integraรงรฃo Brasil-China
O anรบncio, por exemplo, contou com a presenรงa do embaixador Zhu Qingqiao, o que, portanto, reforรงa a participaรงรฃo estratรฉgica da China na obra.
Alรฉm disso, a cooperaรงรฃo bilateral nรฃo se limita ao financiamento; ela tambรฉm abrange, de forma significativa, a transferรชncia de tecnologia e o fortalecimento diplomรกtico.
Durante a cerimรดnia, Rui Costa destacou que a ponte, assim, serรก o maior sรญmbolo fรญsico da integraรงรฃo econรดmica entre Brasil e China.
A obra, consequentemente, deve impulsionar o turismo e, ao mesmo tempo, atrair novos investimentos, com geraรงรฃo estimada de cerca de sete mil empregos diretos.
Construรงรฃo da ponte representa marco histรณrico
O governador Jerรดnimo Rodrigues enfatizou que, alรฉm de beneficiar diretamente 10 milhรตes de baianos, a ponte tambรฉm impactarรก positivamente cerca de 250 municรญpios.
Embora o inรญcio das obras esteja previsto para os prรณximos 12 meses, รฉ importante destacar que o avanรงo representa a maior transformaรงรฃo da infraestrutura baiana em dรฉcadas.
A Ponte Salvador-Itaparica, portanto, nรฃo apenas conecta regiรตes distintas, como tambรฉm tem o potencial de impulsionar a economia por meio do turismo e da geraรงรฃo de empregos.
Enquanto a mobilizaรงรฃo dos canteiros avanรงa gradualmente, o projeto executivo, por sua vez, jรก se encontra em fase final de elaboraรงรฃo tรฉcnica.
Por meio de uma PPP, o setor pรบblico e a iniciativa privada atuarรฃo de forma integrada, priorizando tanto a sustentabilidade quanto a inovaรงรฃo estrutural e tecnolรณgica.


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