1. Início
  2. / Indústria
  3. / B20 Brasil: impulsionando o desenvolvimento sustentável para um futuro inclusivo – Desenvolvimento Sustentável no G20 e B20.
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

B20 Brasil: impulsionando o desenvolvimento sustentável para um futuro inclusivo – Desenvolvimento Sustentável no G20 e B20.

Escrito por Paulo S. Nogueira
Publicado em 31/01/2024 às 09:40
crescimento sustentável, sustentabilidade, desenvolvimento ecologicamente correto
© 2023 – Todos os direitos: Portal da Indústria

Artigo no Estadão destaca a oportunidade do Brasil no G20 para exercer maior influência nas agendas econômica, financeira e de baixo carbono, resiliência das cadeias globais, diversidade nos negócios e ações globais coordenadas.

O conceito de desenvolvimento sustentável tem ganhado cada vez mais relevância no cenário global, à medida que se reconhece a importância de se promover um equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação dos recursos naturais. A busca por fontes de energia limpa e renovável, como a solar e a eólica, tem sido uma das estratégias adotadas para promover a sustentabilidade em nível mundial. Além disso, a promoção do uso de tecnologias que reduzam impactos ambientais e a implementação de práticas de consumo consciente são fundamentais para garantir um desenvolvimento sustentável a longo prazo.

O desenvolvimento sustentável é intrinsecamente ligado à noção de sustentabilidade e ao conceito de desenvolvimento ecologicamente correto, que visam garantir que as necessidades das gerações presentes não comprometam a capacidade das futuras gerações de atenderem suas próprias necessidades. Dessa forma, é fundamental que as políticas e práticas adotadas visem não apenas o crescimento econômico, mas também a preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos naturais. A conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável é essencial para garantir um futuro equilibrado e próspero para as próximas gerações.

O Brasil como protagonista do Desenvolvimento Sustentável no G20 e B20

Sediar o G20 e o B20 permite que o Brasil mostre não só o seu potencial econômico, mas também o seu papel primordial em pautas importantes para o mundo contemporâneo.

Os dois fóruns podem impulsionar grandes reformas que o Brasil está determinado a realizar, desde o necessário processo de neoindustrialização e de minimização dos efeitos adversos das mudanças climáticas, até a redução do custo de capital e a capacidade de atração de investimentos produtivos. Estamos convencidos de que o B20 Brasil será importante na consolidação e no êxito da agenda público-privada, acelerando um novo ciclo de crescimento para o país.

O G20 como peça fundamental para o Desenvolvimento Sustentável

Instância preponderante de cooperação, o G20 representa 87% da economia global. O grupo também é de suma relevância para o Brasil, pois é responsável por cerca de 90% dos investimentos diretos recebidos pelo país e destino de 92% dos nossos investimentos no exterior. O bloco tem uma atuação fundamental nas agendas econômica e financeira e na coordenação de assuntos políticos, assim como na adoção de iniciativas para a diminuição das desigualdades sociais e de melhores práticas na transição para uma economia de baixo carbono.

O papel do B20 na promoção do Crescimento Sustentável

O B20 Brasil é um espaço que reúne mais de mil representantes do setor privado dos países do G20 para construir consensos em áreas estratégicas e identificar prioridades para os governos. O grupo estimulará parcerias entre empresas e organizações governamentais, além de medidas que fomentem a expansão econômica e o desenvolvimento de negócios alinhados ao lema ‘crescimento inclusivo para um futuro sustentável’. Líderes empresariais dos 20 países se encontrarão, no dia 29, no Rio de Janeiro, para debater a conjuntura e as perspectivas globais. Esse encontro marca o início dos trabalhos do B20 Brasil.

O compromisso com a sustentabilidade no B20 e G20

Os desafios econômicos, geopolíticos, sociais, de saúde e segurança sanitária do panorama atual demandam ações rápidas e globalmente coordenadas. Embora o G20 reúna países com grandes diferenças em indicadores econômicos, de inclusão social e de sustentabilidade, essa diversidade deve, na verdade, ser encarada como uma enorme oportunidade. Ela favorece uma multiplicidade de visões que pode facilitar o surgimento de respostas criativas para problemas comuns.

União para um futuro sustentável

O Brasil tem uma chance singular para unir os países e seus segmentos empresariais em torno de propósitos comuns para a construção de um modelo de crescimento econômico vigoroso, mais inclusivo e sustentável.

*Ricardo Alban é empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

*Dan Ioschpe é presidente do Conselho de Administração da Iochpe-Maxion e chair do B20.

O artigo foi publicado no jornal Estadão no dia 27 de janeiro.

REPRODUÇÃO DO ARTIGO – Os artigos publicados pela Agência de Notícias da Indústria têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente.

Fonte: Portal da Indústria

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Paulo S. Nogueira

Criador e divulgador de conteúdo na área do petróleo, gás, offshore, renováveis, mineração, economia tecnologia, construção e outros setores da energia.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x