1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / B2 em ação: o quadrúpede robótico chinês que está redefinindo o futuro da robótica!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

B2 em ação: o quadrúpede robótico chinês que está redefinindo o futuro da robótica!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/01/2024 às 08:45
B2 em ação o quadrúpede robótico chinês que está redefinindo o futuro da robótica!
Foto: Divulgação

Empresa chinesa lança o B2, um novo cão-robô quadrúpede, duas vezes mais rápido e forte que seus predecessores, equipado com diversas tecnologias avançadas.

O campo dos quadrúpedes robóticos recebe uma inovação significativa da China com o lançamento do B2, um cão-robô desenvolvido pela Unitree. Este modelo apresenta avanços notáveis em comparação ao seu antecessor, o B1. Projetado para uma ampla gama de aplicações, o B2 é ideal para tarefas como automação industrial, inspeção, resgate em situações de emergência e patrulha de segurança.

Novo cão-robô chinês conta com novas tecnologias de ponta

Apesar de ter sido desenvolvido para as várias tarefas importantes citadas anteriormente, o B2 consegue ir muito além, sendo um cão robô que também serve como uma ferramenta educacional para quem estuda robótica.

O cão-robô chinês é equipado com um conjunto impressionante de sensores, incluindo duas câmeras ópticas HD, duas câmeras que detectam profundidade e um módulo LiDAR. Tal tecnologia possibilita que o robô navegue autonomamente por terrenos complicados e irregulares. Outro destaque do robô está em sua velocidade, visto que ele pode correr a impressionantes 6 metros por segundo, algo acima dos 21 km/h.

De acordo com a empresa desenvolvedora, isso faz do B2 o cão-robô chinês industrial mais veloz disponível no mercado. Vale destacar que o robô pode ainda saltar até 1,6 metros de distância, superar obstáculos de 40 cm de altura e muito mais. Quando o assunto é força, o cão-robô chinês também não fica para trás.

Enquanto o B1 consegue carregar até 20 kg, o B2 dobra este número para 40 kg em movimento e pode aguentar até 120 kg quando parado. E se isso não bastasse, sua bateria de lítio de 45 Ah/2.250 Wh lhe dá uma autonomia incrível de 5 horas sem necessitar de carregamento. Isso pode reduzir um pouco a depender da quantidade de carga que carrega. Quando se carrega 20 kg, por exemplo, ele pode durar em torno de quatro horas a cada carga.

Brasil também está avança com um cão-robô

Ainda se tratando do cão-robô chinês, os atuadores nas juntas das pernas do modelo foram potencializados para 170% a mais de torque do que os do B1, podendo chegar a 360 Nm. A empresa responsável destaca que essa melhoria expande de forma essencial a flexibilidade e a estabilidade do cachorro robótico para atividades industriais. Não foram divulgados muitos detalhes sobre o preço e a disponibilidade, mas, ao que tudo indica, este cão-robô chinês não deve ser muito leve aos bolsos dos consumidores.

Em relação à tecnologia robótica, o Brasil não é considerado ultrapassado, visto que o país recebeu um cão-robô com IA e conexão 5G em setembro de 2023. Este robô alimentado por inteligência artificial pode atuar em situações como suspeitas de vazamento de gás e estruturas danificadas. A tecnologia possibilita andar em escombros e conta com câmera infravermelha. Chamado de Spot, o cão-robô conectado à 5G é o primeiro do tipo a atuar no Brasil.

Cão-robô é utilizado no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)

O robô é produzido pela Boston Dynamics, conta com quatro pernas articuladas e conta com IA, possibilitando que ele tenha maior mobilidade do que outros tipos de equipamentos com rodas ou esteiras.

Para otimizar a precisão das atividades, o modelo conta com vários sensores, câmeras e microfones conectados à 5G, rede que permite menor latência, ou seja, menor tempo de resposta aos comandos.

A tecnologia já está sendo usada no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu, no Paraná. O Spot deve ser testado em ambiente industrial com a rede 5G privativa e os resultados podem ser úteis para uso em soluções parecidas em outras áreas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x