Honda NSX do Senna: o legado do campeão brasileiro em cada detalhe do superesportivo
Imagine sentar no mesmo banco que Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de todos os tempos, e dirigir o carro que ele ajudou a desenvolver. Parece um sonho, certo? Pois é, mas esse sonho tem nome: Honda NSX, uma verdadeira obra-prima das pistas que, com o toque mágico do campeão, se tornou uma lenda. Hoje, vamos desvendar os detalhes dessa “Ferrari Japonesa”, um carro que combina o espírito competitivo de Senna com uma engenharia tão precisa que faria qualquer amante de superesportivos babar.
O Honda NSX não é apenas um carro, é um símbolo de inovação e perfeição nas pistas. Criado para superar a Ferrari, este modelo entregou um desempenho impressionante, com o motor V6 central traseiro e tração traseira. Mas o que o torna realmente especial? A contribuição direta de Ayrton Senna, que fez deste carro uma extensão de seu talento nas pistas.
Honda NSX é a Ferrari japonesa
O Honda NSX ficou conhecido como “Ferrari Japonesa” devido à sua velocidade, potência e dirigibilidade impecáveis, características que foram afinadas pelo próprio Ayrton Senna. Apesar de ter chegado para testar o carro quando ele já estava quase pronto, Senna foi fundamental para os ajustes finais que transformaram o NSX em um dos superesportivos mais elogiados de sua época.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van ‘tamanho família’ para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Ford volta ao Brasil de forma triunfal com foco na área de tecnologia e quer capacitar pessoas em parceria com o Senai
- Multa vai rolar solta! Radar inteligente vira febre e já está presente em 24 estados brasileiros
- Volkswagen revoluciona e troca câmbio Tiptronic de seis marchas por nova transmissão de oito velocidades fabricada no Brasil
Motor
Entre as curiosidades desse modelo, está o fato de que ele era mais rápido que a Ferrari 328, superando-a em circuitos e até em linhas retas. Com um motor V6 de 270 cavalos e 30 kgfm de torque, o Honda NSX fazia de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos, chegando a uma velocidade final de 279 km/h. Uma verdadeira máquina de performance.
Design
O design do NSX é icônico, com seus faróis escamoteáveis e a gigantesca lanterna traseira, que marcaram época. E não podemos esquecer do motor central traseiro, uma configuração que só os carros mais exclusivos e velozes adotam, como os famosos modelos da McLaren. Senna fez questão de que o NSX tivesse o equilíbrio perfeito entre potência e controle, proporcionando uma experiência de direção única, especialmente em alta velocidade.
Outro ponto impressionante do Honda NSX é que ele oferecia um desempenho superior à Ferrari da época, custando metade do preço. Essa combinação de alta performance e acessibilidade o tornou ainda mais desejado entre os fãs de superesportivos. E não era apenas velocidade: o NSX oferecia também conforto. O interior, com acabamento em couro, bancos elétricos e até ar-condicionado, era uma combinação rara de luxo e esportividade.
Honda NSX vinha com controle de tração
Para os entusiastas que gostam de detalhes mais técnicos, o NSX vinha com controle de tração e era um dos primeiros veículos a oferecer esse recurso. O próprio Ayrton Senna chegou a ser questionado se o carro tinha controle de tração, ao que ele respondeu que sim, mas que era desligável, oferecendo ao piloto a liberdade de explorar ao máximo o potencial do carro nas pistas.
No Brasil, o Honda NSX que Senna dirigiu ganhou uma placa personalizada: BSF 8888, uma homenagem ao primeiro título mundial de Ayrton, conquistado em 1988. Para os fãs mais fervorosos, dirigir o NSX é quase como sentir a presença de Senna ao lado, tamanha a história e o carinho que ele depositou nesse modelo.
Honda NSX de Ayrton Senna é uma experiência
O Honda NSX de Ayrton Senna é uma experiência que transcende o simples ato de guiar um carro. É como se cada curva, cada aceleração, fosse uma conexão direta com o espírito de um dos maiores pilotos que o mundo já viu. O legado de Senna não está apenas nas pistas, mas também em cada detalhe dessa máquina incrível. O Honda NSX é muito mais que um superesportivo, é uma verdadeira relíquia da engenharia automotiva.
E você, o que acha do Honda NSX de Ayrton Senna nas ruas e nas pistas? Comente sua opinião!