A nova realidade de aviões e veículos elétricos trará aos voos mais sustentabilidade e inovação, além de trazer mais conforto e viagens mais rápidas aos usuários
A Eviation Aircraft declarou que o primeiro voo do Alice, seu avião elétrico, foi concluído com enorme êxito. De acordo com a empresa, o teste foi feito no Grant County International Airport, que fica na região do estado de Washington, nos Estados Unidos, e teve uma duração de apenas 8 minutos.
De acordo com a empresa, o teste com os aviões elétricos foi curto, pois ele foi realizado apenas para testar a potência dos motores elétricos magni650, desenvolvidos pela magniX. Os propulsores dos aviões elétricos são os mais potentes e avançados do segmento, sendo zero emissão em atividade no mundo atualmente, pelo menos até que a Airbus e a Boeing comecem a atuar nessa área com mais presença.
O avião elétrico Alice foi produzido para atuar em rotas de até 400km de distância, substituindo, muitas vezes, viagens de ônibus e vans, trazendo aos usuários conforto, eficiência energética, luxo e velocidade. Além de todas essas vantagens, as viagens nos aviões elétricos prometem ser bem mais silenciosas, graças aos propulsores elétricos.
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Nova era para o setor de aviação
Para a empresa, a nova realidade de aviões elétricos trará para o setor de aviação novos ares: “Hoje embarcamos na nova era da aviação – eletrificamos os céus com sucesso com o inesquecível primeiro voo do Alice. As pessoas agora sabem como é a aviação acessível, limpa e sustentável pela primeira vez em uma aeronave totalmente elétrica de asa fixa”.
O marco da criação de aviões elétricos da empresa vai levar a inovação em viagens aéreas sustentáveis e vai moldar as viagens de passageiros e de carga no futuro, de acordo com Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.
Motores dos aviões elétricos
Os motores dos novos aviões elétricos possuem 870cv cada e podem atingir velocidades de até 463 km/h. De acordo com dados informados pela Eviation, a carga útil paga dos aviões elétricos (payload, no jargão da aviação) é de pouco mais de 1.000kgs, o bastante para levar até 11 passageiros na versão executiva.
Segundo a empresa, já existem encomendas para alguns aviões elétricos que estão preparados para atender mais de 30 cidades nos Estados Unidos e Caribe.
Mais sobre veículos elétricos: Jaguar Land Rover começa sua conversão de fábrica inglesa para carros elétricos, Land Rover elétrico sai em 2024
Visando uma transformação em uma marca completamente elétrica, a Jaguar Land Rover quer sair na vanguarda dos carros elétricos, e começou a converter sua fábrica em Halewood, na Inglaterra, para deixar a unidade pronta para a produção de apenas veículos de emissão zero. Em Halewood, cidade do subúrbio sudeste de Liverpool, o primeiro Land Rover movido a bateria será produzido, entre outros futuros carros elétricos. A expectativa é que ele seja comercializado a partir de 2024.
A fábrica de Halewood começou a ser construída pela Ford no início dos anos 1960, para permitir que a empresa entrasse nos principais mercados europeus com carros produzidos no Velho Continente. Entretanto, somente em 2001, a empresa começou a produzir o X-Type e, posteriormente, também outros modelos da montadora fundada por William Lyons. Na última década, com a saída da Ford e o retorno da Jaguar e Land Rover sob a propriedade da Tata Motors, a fábrica nos arredores de Liverpool passou a se concentrar em vários modelos das duas marcas britânicas. Hoje, ela deseja sair na frente na produção de carros elétricos e híbridos.
Embora seja curioso, a Ford ainda continua a ter um centro industrial em Halewood, sendo que a empresa norte-americana também decidiu converter essas plantas para a mobilidade elétrica. Nesta perspectiva, no entanto, a produção se concentrará em trens de força para veículos movidos a baterias destinados à Europa. Em relação a conversão de suas atividades para um cenário elétrico, a Jaguar Land Rover também criou um novo centro em Gaydon, onde poderá testar cp, facilitando a sua próxima geração de carros elétricos com emissão zero em termos de interferência elétrica e rádio.