Um avião “gigante” pode acabar alterando tudo o que se conhece atualmente na estrutura dos componentes responsáveis pela geração de energia eólica. Leia a matéria e confira novas informações sobre o projeto.
Estamos falando do Windrunner, que é o projeto de avião de carga da Radia com 108 metros de comprimento, consideravelmente mais longo do que o Antonov An-225 Mriya, que, com 84 metros, consagrou-se como o maior cargueiro do mundo em operação por um longo período.
Recentemente, o Click Petróleo e Gás tratou sobre o assunto. Segundo informações atualizadas pela Radia, empresa responsável pelo Windrunner, a ideia é fazer com que o avião seja capaz de transportar componentes de grande porte.
Alguns desses componentes são pás de turbinas geradoras de energia eólica, que são considerados itens de difícil transporte via terra ou rodovia. Ainda conforme a Radia, o projeto surge no momento em que é registrado o crescimento da demanda por turbinas eólicas de grande porte, cujas pás podem exceder 140 metros de comprimento.
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Hoje, o tamanho das pás de turbinas eólicas é um fator crucial na produção de energia. Isso porque, com pás maiores, é possível realizar uma varredura de área maior e, consequentemente, gerar mais energia.
Atualmente, o transporte terrestre acaba limitando o tamanho dessas pás. Com isso, restringe-se a eficiência energética que poderia ser alcançada com turbinas maiores, sobretudo em instalações terrestres.
Projeto saindo do papel
De acordo com a Radia, em informação concedida ao jornal Wall Street Journal, a empresa já levantou US$ 104 milhões, cerca de R$ 530 milhões, para que seja possível desenvolver a aeronave.
Ainda conforme a empresa, o avião poderá reduzir em até 35% os custos da energia eólica em terra. Não só isso, o gigante também pode vir para expandir a viabilidade de parques eólicos em locais diversos, com previsão de construção e certificação do avião em quatro anos.
Avião criado para eficiência e praticidade
Segundo a Radia, a construção do Windrunner visa eficiência e praticidade. Nesse sentido, a ideia é que o veículo possa transportar as pás da fábrica diretamente para o local em que será feito o parque eólico.
Com isso, elimina-se a necessidade de haver um transporte terrestre complexo, permitindo, desta forma, a instalação quase direta das pás das turbinas.
Especificações do gigante
Por fim, existem informações sobre as especificações dimensionais do Windrunner. De acordo com a Radia, o gigante terá uma envergadura de 80 metros e a capacidade de transportar cargas com até 105 metros de comprimento.
Por conta dessa estrutura, será possível carregar até 72.575 kg, com um compartimento de carga volumoso, permitindo operações de transporte significativas.
O transporte dos componentes eólicos por meio aéreo é bem mais rápido se for comparar por navios, porém, o destino desse tipo de carga de componentes eólicos tem um destino até o local onde estão sendo construído esses parques eólicos e é óbvio que esse transporte aéreo não traz até o destino final e assim terá um trajeto dos aeroportos pelas rodovias que termina inviabilizando o trânsito de veículos quando se transportam esses componentes até os parques eólicos.
Certamente esse módulo de transporte irá também transportar equipamentos menores em maior quantidade em menor tempo reduzindo custos de transporte e reduzindo também congestionamentos nas malhas viárias