Voo histórico da Japan Airlines demonstra que o futuro da aviação pode ser movido por combustíveis mais limpos e acessíveis, com foco na descarbonização. Confira os detalhes do voo feito com combustível a base de óleo de vozinha
Um voo entre Japão e China pode ter marcado o início de uma nova era na aviação sustentável. A Japan Airlines (JAL) concluiu, no dia 1º de maio de 2025, uma viagem comercial movida por combustível alternativo produzido a partir de óleo de cozinha usado. O Boeing 787 decolou do Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, com destino ao Aeroporto Internacional de Pudong, em Xangai, e percorreu o trajeto em 2 horas e 48 minutos, utilizando exclusivamente o chamado Combustível Sustentável de Aviação (SAF).
Este novo passo da companhia aérea não é um caso isolado. Ele simboliza um avanço no projeto nacional japonês voltado para a ampliação do uso de energias renováveis no setor aéreo. Segundo o Airports Council International, o SAF utilizado neste voo foi fornecido pela Saffaire Sky Energy LLC e produzido em massa na refinaria da Cosmo Oil, localizada também em Osaka.
Novo SUV da Honda? Não. Agora é o novo SAF do Japão
Enquanto o setor automotivo vem explorando alternativas como carros híbridos e elétricos, a aviação começa a decolar com combustíveis como o SAF — um composto que pode ser gerado a partir de resíduos orgânicos como gordura vegetal. Este voo operado pela Japan Airlines reforça que o Japão está na vanguarda dos esforços por uma aviação mais limpa.
-
Primeira ferrovia de SP, criada com apoio de Visconde de Mauá, segue ativa desde 1867, transporta 32 milhões de toneladas por ano e usa locomotivas de 5 mil KW para vencer a Serra do Mar
-
Mercado Livre e Shopee travam disputa logística por galpão avaliado milhões em Santo André
-
Custo do frete explode no Brasil e e-commerce sofre com abandono recorde de carrinhos
-
Gigante chilena Arauco avalia usar hidrovia Paraná-Tietê para escoar 3,5 milhões de toneladas de celulose, podendo tirar 6 mil caminhões das estradas por mês
A refinaria Sakai, que produziu o combustível, foi concluída em 2023 e simboliza um investimento direto nas metas ambientais propostas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A entidade estipula a redução das emissões de CO² da aviação internacional em 15% (comparado a 2019), com objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
SAF à base de óleo de cozinha: por que isso é importante?
O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é considerado uma das alternativas mais promissoras para substituir os combustíveis fósseis tradicionais na aviação comercial. Diferentemente de outros projetos experimentais, o voo da JAL usou SAF produzido e certificado em território japonês, com matéria-prima 100% nacional: óleo de cozinha reciclado.
A operação desse voo só foi possível graças a uma aliança multissetorial. A Japan Airlines lançou, em 2023, o projeto Fry to Fly (“Fritar para Voar”, em tradução livre), reunindo empresas, governos locais e ONGs para coletar óleo de cozinha usado em todo o país. O programa começou com apenas 29 participantes e hoje já envolve mais de 200 organizações.
Companhias aéreas aceleram uso de combustíveis alternativos
O projeto da JAL não é o único de destaque. Em 2021, a British Airways também realizou um voo entre Londres e Glasgow utilizando uma mistura de combustível convencional e SAF derivado de óleo de cozinha. A companhia reportou uma redução de 62% nas emissões de carbono em relação a uma operação semelhante realizada uma década antes.
Esse movimento mundial tem o apoio de grandes grupos internacionais de aviação. A tendência é de que o uso de SAF se torne obrigatório em alguns países da Europa a partir de 2030. No caso do Japão, o Grupo JAL tem como meta substituir 1% do combustível utilizado em suas operações por SAF ainda em 2025, e chegar a 10% até 2030.
Sustentabilidade e inovação: o céu é o limite
A realização deste voo não representa apenas um feito técnico, mas também um símbolo de como a aviação sustentável pode se tornar uma realidade através da mobilização social e da tecnologia. O combustível foi produzido com insumos recolhidos diretamente da sociedade, reforçando a ideia de que soluções simples e eficazes podem ter grande impacto quando adotadas em larga escala.
O novo SAF japonês mostra que até mesmo o óleo de cozinha — um resíduo comum em residências e restaurantes — pode ter valor estratégico na transição energética. Segundo a Japan Airlines, a ideia agora é expandir ainda mais a rede de coleta, aprimorar os métodos de produção e consolidar o uso do SAF como padrão no transporte aéreo do país.
A aviação sustentável acaba de ganhar mais um impulso com o voo pioneiro da Japan Airlines movido a combustível derivado de óleo de cozinha. A ação posiciona o Japão como referência global na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o setor aéreo. O sucesso da operação mostra que o uso de combustíveis renováveis não apenas é possível, como também viável em escala comercial.
Com metas ousadas e o apoio de governos e da iniciativa privada, a expectativa é de que o novo SAF japonês amplie sua presença nos aeroportos do mundo — e que voar de forma limpa e consciente se torne, em breve, o novo padrão da aviação global.