Com motor de 34 cavalos e o visual inspirado em suas irmãs maiores, a BMW G 310 GS se consolidou como a porta de entrada para o universo aventureiro da marca alemã, mas com características que dividem opiniões.
A BMW G 310 GS é uma das motocicletas mais reconhecidas no segmento de trails de baixa-média cilindrada no Brasil. Apelidada carinhosamente de “Baby GS”, ela traz o design e o prestígio da famosa linha GS da BMW para um pacote mais leve, acessível e fácil de pilotar, ideal para quem está começando na categoria ou busca uma moto versátil para o dia a dia.
De acordo com uma avaliação completa do modelo 2018, realizada em parceria com o proprietário Eduardo Nogueira, a moto se destaca pelo conforto e pela facilidade de condução. No entanto, a análise também revela os pontos fortes e fracos que um potencial comprador precisa conhecer antes de investir na pequena aventureira da BMW.
O que é a BMW G 310 GS? A “mini GS” que conquistou o mercado
A BMW G 310 GS é o modelo de entrada da linha aventureira da marca alemã. Seu visual, com o para-lama dianteiro alto e as carenagens laterais, é diretamente inspirado nas suas irmãs maiores e mais famosas, como a R 1250 GS, o que lhe confere uma presença imponente na rua.
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Seu principal propósito é ser uma moto para o uso diário na cidade, mas com a capacidade e o conforto para encarar pequenas viagens e aventuras em estradas de terra.
O coração da moto: o motor de 313cc e 34 cavalos
O motor da BMW G 310 GS é um monocilíndrico de 313 cilindradas, com refrigeração líquida e duplo comando de válvulas (DOHC). Ele entrega 34 cavalos de potência e um torque de 2,85 kgf.m.
Uma das grandes vantagens do conjunto, segundo o teste, é o câmbio de seis marchas, que ajuda a moto a ter um bom desempenho na estrada. Outro destaque é a embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira em reduções de marcha mais fortes, aumentando a segurança.
Ciclística e equipamentos: o que ela oferece de fábrica?
A G 310 GS vem com um bom pacote de equipamentos para sua categoria. A suspensão dianteira é do tipo invertida, com 180 mm de curso, e as bengalas douradas dão um toque de sofisticação. A suspensão traseira é monoamortecida, também com 180 mm de curso.
Os freios são a disco nas duas rodas, com pinças da marca ByBre (uma subsidiária da Brembo) e sistema ABS que pode ser desligado, um recurso importante para o uso no off-road. A moto também já vem de fábrica com um robusto suporte de bagageiro em alumínio.
Desempenho na prática: o consumo e a velocidade máxima
A BMW G 310 GS apresenta um desempenho equilibrado para sua proposta. Sua velocidade máxima fica entre 145 e 150 km/h.
O consumo de combustível, segundo a avaliação, fica em uma média de 23 a 24 km/l. O principal ponto negativo relacionado à autonomia é seu tanque de combustível, considerado pequeno, com capacidade para apenas 11 litros, o que exige paradas mais frequentes para abastecer em viagens longas.
O preço de uma usada e os pontos de atenção
O preço de uma BMW G 310 GS 2018 seminova, segundo a Tabela FIPE, é de R$ 22.650. Já um modelo 0km, na época do teste, era encontrado em uma promoção por R$ 22.900.
Apesar de ser uma moto muito elogiada, a avaliação apontou alguns pontos negativos recorrentes. Os principais são a vibração em altas rotações, uma característica do motor de um cilindro, e o guidão baixo, que pode ser desconfortável para a pilotagem em pé no off-road.
Moto LIXO
La mía es una baby!
La mejor compra la verdad, lo que pasa es que hay **** que no le dan mantenimiento