A construção da Ponte Bioceânica, um marco na infraestrutura sul-americana que liga Brasil e Paraguai, atingiu um novo patamar com a montagem do tabuleiro. Esta obra, essencial para a Rota Bioceânica, promete fortalecer as relações comerciais e a interconexão regional.
Com 38% da execução já finalizada, a construção da Ponte Bioceânica avança a passos largos. Este projeto crucial não apenas conecta o Brasil e o Paraguai, mas também é parte integrante da Rota Bioceânica, um corredor comercial vital que envolve Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. A ponte facilitará o transporte e o comércio, especialmente para a região centro-oeste do Brasil, e proporcionará ao Paraguai um acesso mais direto aos mercados asiáticos.
A Ponte Bioceânica tem uma extensão total de 1.294 metros, com um trecho estaiado de 630 metros sobre o rio Paraguai. Este segmento inclui um vão livre de 350 metros, garantindo a continuidade da navegação no rio. O projeto se assemelha à Ponte da Integração, outra conexão importante entre o Brasil e o Paraguai, e utiliza métodos construtivos similares com peças pré-moldadas e vigas longarinas protendidas.
Construção e financiamento
O consórcio responsável pela obra é o PYBRA, formado pelas empresas Tecnoedil, Paulitec e Construtora Cidade. O projeto tem um custo estimado de 85 milhões de dólares, financiado pela parte paraguaia da Itaipu Binacional como contrapartida ao financiamento brasileiro da Ponte da Integração.
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
A montagem das pré-lajes do tabuleiro já começou nos primeiros dois vãos, e a construção das vigas longarinas prossegue nos vãos seguintes. No lado brasileiro, em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, três pilares já estão prontos com suas estruturas de suporte. A previsão é que a obra seja concluída até o final de 2025.
Impacto regional
Esta ponte é mais do que uma conexão física entre dois países; ela simboliza a integração econômica e infraestrutural da América do Sul. Ao facilitar o transporte e o comércio entre os países do Mercosul e além, a Ponte Bioceânica promete impulsionar o desenvolvimento econômico e a cooperação regional.
A construção da Ponte Bioceânica é um exemplo impressionante de engenharia e cooperação internacional. Com a sua finalização, espera-se que ela desempenhe um papel crucial na transformação do cenário comercial e logístico da América do Sul, beneficiando diretamente Brasil, Paraguai e os países vizinhos.
Ferrovia Bioceânica
Além da Ponte Bioceânica, há também o projeto de construção da Ferrovia Bioceânica, outra linha de integração para facilitar o comércio e a logística entre os países sul-americanos. Esse projeto custara em torno de 30 milhões de dólares, quase 50 milhões de dólares a menos que a rodovia com o mesmo intuito. Lógico que há novas possibilidades e outros objetivos, um empreendimento não anula o outro.