1. Início
  2. / Economia
  3. / Aumento na conta de luz chega a 137% a mais que a inflação em sete anos com repasse de encargos, políticas de subsídios e uso de termelétricas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Aumento na conta de luz chega a 137% a mais que a inflação em sete anos com repasse de encargos, políticas de subsídios e uso de termelétricas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 25/01/2022 às 15:46
Conta de luz - luz - termelétricas
Foto: Reprodução Google Imagens

Repasse de encargos, políticas de subsídios e uso de termelétricas são os responsáveis pelo aumento na conta de luz

Segundo a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), o gasto mensal com a conta de luz aumentou o total de 114% desde 2015. Com isso, a energia elétrica passou a representar 10,65% da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) em 2021, com oscilação de 21,21%.

Mais notícias:

Nos últimos sete anos, a inflação foi de 48%, ao passo que a conta de luz superou esse número em 137%, subindo mais do que o dobro da inflação. Diante desse cenário, o orçamento dos consumidores vem sendo reajustado com frequência e, mais do que nunca, a procura por economia na geração de energia está crescendo.

Segundo a educadora financeira Silvia Machado, apenas a redução no consumo pode controlar o aumento na conta de luz. Para isso, hábitos como desligar os eletrodomésticos da tomada quando não estão sendo utilizados torna-se essencial. “Algumas atitudes são conhecidas, mas não são realizadas. Aproveitar a luz do dia para atividades como leitura e tomar banhos mais curtos, com o chuveiro na posição verão tem um resultado importante”, destaca Silvia.

Decorrente da crise hídrica que assola o país e torna necessário o acionamento de termelétricas, a nova tarifa promulgada para esse cenário de escassez hídrica fica em vigor até abril. Assim, são cobrados R$ 14,20 por 100 kWh, o que representa um aumento de 49,7% se comparado à bandeira vermelha patamar 2 (um acréscimo de R$ 9,49) .

“Mesmo com mais chuvas nos últimos dias, o volume não é suficiente para que os patamares sejam revistos. Por isso, as pessoas devem evitar a utilização de transformadores de energia, que gastam mais para converter a tensão. E ter atenção ao uso do ar-condicionado ou aquecedor”, pontua Silvia. Além disso, a educadora chama a atenção para a importância de identificar o selo de classificação A de eficiência para aqueles que pretendem comprar novos aparelhos e eletrodomésticos para casa.

O que gera o aumento na conta de luz

De acordo com Alexandre Lopes, presidente de energia da Abraceel, diversos fatores influenciam no aumento da conta de luz para os consumidores. Para ele, o formato de regulação do mercado impacta de forma direta nesse cenário, além do uso de usinas termelétricas se tornar uma necessidade em tempos de seca, aumentando as bandeiras tarifárias. E mesmo os consumidores de grande porte, como as indústrias, sofreram com o aumento na conta de luz – apesar das negociações, a elevação chegou a 36%.

Para que esse cenário de reajustes pese menos na conta de luz, é necessário que os consumidores se atentem a alguns cuidados nas residências: trocar as lâmpadas por LED, que apresenta maior economia, e desligar da tomada os aparelhos em estado de espera, pois mesmo não sendo utilizados permanecem consumindo energia.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos