Acordo amplia parceria estratégica e reforça metas de descarbonização da Dow no Brasil, com fornecimento a partir do Complexo Solar Casablanca, da Atlas Renewable Energy, em Minas Gerais.
A Atlas Renewable Energy anunciou na última quarta-feira, (16), um novo contrato de fornecimento de energia limpa com a Dow, multinacional do setor químico, reforçando uma aliança estratégica que visa acelerar a transição energética no Brasil. O acordo garante o suprimento de energia renovável, proveniente do Complexo Solar Casablanca, localizado em Pirapora (MG), com potência instalada de 358 MWp, para abastecer as operações da Dow no polo industrial de Aratu, na Bahia.
Esse contrato de longo prazo está alinhado à estratégia global de descarbonização da Dow, que, desde o início de 2025, abastece todas as suas nove unidades operacionais no Brasil com energia elétrica 100% renovável.
Segundo Vinícius Sambuc, gerente comercial de Energia da Dow no país, a iniciativa contribui diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e ainda fortalece a previsibilidade de custos.
-
Gerdau tem perdas financeiras com cortes de geração em parque solar de Minas Gerais
-
Janelas solares na China usam 75% menos energia que painéis tradicionais
-
Financiamento de energia solar em São Paulo tem alta de 112% no ano passado
-
Rondônia possui mais de 50 mil conexões de energia solar em telhados, aponta Absolar
“Os contratos de compra de energia a longo prazo fazem parte da estratégia de descarbonização da Dow. Ao transformar a forma como produzimos e consumimos energia, podemos reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, eles viabilizam a diversificação de energia no Brasil e a previsibilidade de preços durante a vigência dos acordos”, destacou.
Parceria sólida desde 2020
A parceria entre Atlas Renewable Energy e Dow teve início em 2020, com um contrato de fornecimento de energia solar oriunda do parque fotovoltaico Jacarandá, também na Bahia, com potência instalada de 187 MWp e duração de 15 anos.
A nova etapa desse relacionamento reforça a confiança entre as empresas e o compromisso mútuo com a sustentabilidade.
Fábio Bortoluzo, diretor da Atlas Renewable Energy, ressaltou que esse modelo de parceria é um exemplo prático de como grandes corporações podem colaborar para acelerar a adoção de uma matriz energética mais limpa.
“Nossa relação com a Dow é um exemplo de como empresas podem atuar juntas para acelerar a transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente”.
Energia renovável como motor da transformação
Globalmente, a energia responde por cerca de 50% das emissões de GEE nas operações da Dow. Por isso, o investimento em fontes limpas se tornou um pilar fundamental na jornada rumo à neutralidade de carbono.
O contrato com a Atlas Renewable Energy representa não apenas uma alternativa sustentável, mas também uma solução economicamente eficiente para garantir estabilidade a longo prazo.
Além da Dow, a Atlas também tem firmado acordos relevantes com outras grandes empresas.
Um exemplo recente é o contrato de autoprodução firmado com a V.tal, empresa do setor de infraestrutura de telecomunicações, com parte da energia destinada a data centers e a participação em 11 consórcios de autoprodução.
Quem é a Atlas Renewable Energy?
Fundada em 2017, a Atlas Renewable Energy é hoje a maior geradora independente (IPP) de energia renovável da América Latina, com forte presença nos mercados solar e eólico.
Com mais de 2,7 GW de capacidade operacional e cerca de 6 GW em desenvolvimento, a empresa vem se consolidando como uma das protagonistas globais no setor de energia limpa.
Inicialmente apoiada pelo grupo britânico Actis, a Atlas segue expandindo sua atuação com foco em soluções personalizadas para grandes consumidores, como a Dow, que buscam reduzir seu impacto ambiental e garantir segurança energética a longo prazo.