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Até R$ 300 mil por mês como manobrista de navio: Marinha inicia revisão das regras para seleção de prático de navio e novo concurso pode ser anunciado em breve

Escrito por Jefferson Augusto
Publicado em 22/06/2025 às 09:36
Imagem mostra comunicado da Marinha sobre normas da praticagem ao lado de prático subindo escada em navio cargueiro com mar agitado.
Comunicado oficial da Marinha do Brasil ao lado de imagem realista que mostra o embarque de um prático em navio de grande porte.
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Mudanças na norma que regulamenta a praticagem naval reacendem expectativas sobre novo processo seletivo; última seleção ocorreu em 2012 e oferece carreira com altíssima remuneração

A Marinha do Brasil deu início à revisão das normas que regem o processo seletivo para ingresso na carreira de prático, profissional responsável pela condução segura de navios em áreas complexas da costa brasileira.

A atualização da NORMAM-311/DPC, divulgada recentemente pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), reacendeu especulações sobre a abertura de um novo processo seletivo, o primeiro desde 2012. Assista a seguir um prático subindo no navio.

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Carreira altamente lucrativa com exigência técnica rigorosa

A profissão de prático é considerada uma das mais bem remuneradas do país, com possibilidade de ganhos mensais que ultrapassam R$ 300 mil, conforme registros públicos e estimativas do setor. No entanto, trata-se de uma função de altíssima responsabilidade técnica.

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Imagem realista mostra a operação de embarque de um prático de navio em meio ao mar revolto, evidenciando o risco e a destreza exigidos na profissão. A cena retrata o momento crítico em que o profissional deixa a lancha de apoio para subir a bordo da embarcação principal.
Prático de navio escala escada de acesso enquanto embarcação piloto enfrenta mar agitado durante aproximação de cargueiro.

O acesso à carreira se dá por um processo seletivo com múltiplas etapas, que inclui prova escrita, avaliação física, apresentação de títulos, e teste prático-oral em simuladores navais.

Segundo a norma atualizada, para participar da seleção é necessário ser brasileiro, ter curso superior reconhecido pelo MEC, e possuir habilitação marítima, como a categoria de mestre-amador ou superior. O edital, que pode ser publicado futuramente no Diário Oficial da União, definirá o número de vagas por Zona de Praticagem (ZP) e os critérios detalhados de avaliação.

Concurso segue modelo técnico e não equivale a cargo público

O processo seletivo não configura concurso público tradicional, pois os práticos não ocupam cargos ou empregos públicos. São profissionais autônomos, associados a empresas de praticagem que prestam serviço regulado pelo Estado. As etapas da seleção incluem ainda inspeção psicofísica conduzida por junta da Marinha e testes como natação, flutuação e força física.

Além disso, o domínio da língua inglesa é obrigatório, sendo exigido tanto na prova escrita quanto na avaliação oral. O treinamento posterior à seleção tem duração mínima de 12 meses, com execução de manobras reais supervisionadas por práticos experientes até a certificação final.

Expectativas crescem com atualização da bibliografia para prático de navio

Imagem mostra comunicado emitido pela Marinha do Brasil destacando o início da revisão do conteúdo programático e bibliografia do processo seletivo para práticos de navio, com alerta de que um novo concurso poderá ser anunciado futuramente.
Aviso oficial da Diretoria de Portos e Costas sobre a revisão da NORMAM-311/DPC, que regula o serviço de praticagem.

Embora a Marinha tenha afirmado que a revisão da NORMAM-311/DPC “não indica que um PSCPP está sendo programado”, especialistas do setor marítimo apontam que a medida costuma anteceder a abertura de novos certames. A última seleção, realizada há mais de uma década, foi marcada por altíssima concorrência.

Com a atualização dos conteúdos programáticos e da bibliografia exigida nas provas, candidatos em potencial devem iniciar imediatamente os estudos. Os assuntos abordam manobrabilidade de navios, navegação em águas restritas, legislação marítima, oceanografia, meteorologia e comunicações navais.

Salários de prático de navio refletem alta especialização e risco da função

A remuneração dos práticos é variável, mas há registros de rendimentos acima de R$ 300 mil mensais em grandes portos. O valor é obtido a partir da divisão dos lucros das empresas de praticagem, após dedução de custos operacionais e tributos. A atividade exige atenção constante, pois erros de navegação podem gerar acidentes com grandes prejuízos ambientais e econômicos.

Diferentemente dos comandantes de embarcações, os práticos são especialistas em manobras em águas interiores e portos. No passadiço do navio, assumem o controle operacional ao lado da tripulação do comandante, coordenando rebocadores, ordens de máquina e comunicações com a autoridade portuária.

Informações oficiais e nota complementar

As diretrizes do processo seletivo constam na “Norma da Autoridade Marítima para o Serviço de Praticagem (NORMAM-311/DPC)” e foram complementadas por comunicado recente da Diretoria de Portos e Costas. A revisão atualiza não apenas o conteúdo das provas, mas também critérios de avaliação médica, física e psicotécnica.

A mesma norma ainda determina que os custos do processo, deslocamento, exames e estadia, são de responsabilidade exclusiva dos candidatos, inclusive durante o período de qualificação. A seleção para prático exige dedicação integral e preparo físico, técnico e emocional.

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Jefferson Augusto

Profissional com experiência militar no Exército, Inteligência Setorial e Gestão do Conhecimento no Sebrae-RJ e no Mercado Financeiro por meio de um escritório da XP Investimentos. Trago um olhar único sobre a indústria energética, conectando inovação, defesa e geopolítica. Transformo cenários complexos em conteúdo relevante sobre o futuro do setor de petróleo, gás e energia. Envie uma sugestão de pauta para: jasgolfxp@gmail.com

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