Em relatório divulgado pela Rystad Energy, daqui 30 anos o mundo ficará sem petróleo suficiente para atender às suas necessidades de mercado
Em um relatório publicado pela Rystad Energy, empresa de pesquisa de energia e inteligência de negócios, mostra que apesar do declínio na demanda devido à pandemia de Covid-19 e à conversão acelerada de energia, o mundo ainda deve ter suprimento de petróleo insuficiente para atender às suas necessidades de mercado até 2050, a menos que a exploração seja significativamente acelerada e os gastos de capital aumentem.
Confira ainda outras notícias:
- Vagas On e Offshore em Macaé, Espírito Santo e Bahia são oferecidas para mecânico, almoxarife, instrumentista, plataformista e mais
- Processo seletivo da Halliburton no Rio de Janeiro, demanda vagas de emprego para Técnicos e Engenheiros
- Bandeira vermelha na conta de luz: Geração Distribuída é alternativa para economia
- Investimentos – Projeto que trata do novo marco regulatório para o setor de gás será votado no Senado nesta quinta-feira (10)
Para atender à necessidade global nos próximos 30 anos, recursos não desenvolvidos e não descobertos precisam ser adicionados aos ativos atualmente em produção, totalizando 313 bilhões de barris de petróleo, para isso será preciso US$ 3 trilhões.
No relatório, a Rystad Energy estima que para atender a essa demanda, até 2050, o programa de exploração terá que desenvolver recursos valiosos de 139 bilhões de novos barris. Se o nível de atividade de exploração nesta década continuar baixo, essa é uma tarefa impossível.
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
- Tramontina na indústria offshore? Umas das maiores metalúrgicas do Brasil entrega projeto inovador para FPSO da PRIO!
- Estado brasileiro pode se tornar um dos mais ricos do país com investimento BILIONÁRIO no setor de petróleo e gás e promete gerar mais de 400 novos empregos diretos!
- Petrobras negocia com a Raízen para se tornar uma potência também no setor de etanol
A meta é alta porque nem todos os volumes existentes encontrados são lucrativos. Em teoria, de 2021 a 2050, o suprimento total de petróleo não explorado chegará a 248 bilhões de barris.
O comunicado diz: “No entanto, quando mergulhamos mais fundo nessas descobertas e olhamos para sua década de descoberta e status atual, descobrimos que cerca de 74 bilhões de barris são altamente improváveis de se materializar e precisam ser substituídos por novas descobertas”.
A Rystad Energy mostra duas fontes para atender o potencial de explorações, são elas: avaliações adicionais de campos de petróleo e recursos existentes e novas descobertas.
Avaliação adicional dos campos: inclui projetos no estágio inicial de produção, projetos em desenvolvimento e o número de ativos não arranhados.
Novas descobertas: estima que a tradicional descoberta global de líquidos pode se estabilizar em cerca de 4 bilhões de barris por ano, com uma descoberta média de cerca de 40 milhões de barris.