A restauração do Opala 1975 começou com um reboque e terminou com um clássico azul metálico chamando atenção pelas ruas do Brasil
Em 2005, a restauração de um clássico começou de forma inusitada: com o carro sendo rebocado pelas ruas e uma festa improvisada para marcar o início dos trabalhos. O protagonista era um Chevrolet Opala Comodoro 1975, modelo coupê de 6 cilindros, nas mãos do antigomobilista Benigno Nunes, conhecido como Binga. A cena foi registrada em vídeo e mostra o entusiasmo de quem sabia que tinha um projeto especial pela frente.
Um trabalho feito em casa e com paciência
Binga não planejava restaurar o carro no início. Mas com o tempo, percebeu que o veículo merecia atenção. “Era bastante íntegro”, disse.
A desmontagem foi feita em casa, com ajuda de um mecânico amigo e do sobrinho. O processo exigiu paciência.
-
Onix Plus 2026: combina desempenho, segurança e conforto para quem busca um sedã versátil no Brasil. Veja a análise completa da versão premier 1.0, preço e principais destaques do sedan
-
Bateria de R$ 70 mil, revisões acima da média e peças quase impossíveis: 4 carros usados de montadoras como Ford e Fiat que podem pesar no seu bolso
-
Com motor BlueFlex de 149 cm³, autonomia acima de 40 km/l e suspensão monoshock, Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected 2025 se destaca com ABS e pneus largos na categoria 150 cc
-
Fim de uma era: Volkswagen anuncia aposentadoria de modelo após 24 anos para focar na T-Cross, Tiguan e demais SUVs na briga com Toyota Corolla Cross, Hyundai Creta e outros
Ao longo dos anos, Binga perdeu a conta do tempo exato que dedicou ao carro. Mas não há dúvida de que o resultado valeu a pena.
Opala azul chama atenção por onde passa
No vídeo publicado recentemente pelo canal Aperta o Cinto, no YouTube, o carro aparece finalizado, com pintura azul metálica que se destaca nas ruas.
Binga se pergunta se a cor seria Azul Cobalto ou Firmamento. O brilho, o acabamento e a fidelidade ao modelo original impressionam.
O Comodoro voltou às ruas com dignidade e charme de um verdadeiro clássico.
Modelo top de linha entre 1975 e 1979
O Opala Comodoro foi lançado em 1975, ano em que a linha recebeu sua primeira grande reestilização. Surgiu junto com a Caravan e substituiu a versão Gran Luxo, assumindo o posto de mais luxuoso até 1979. Em 1980, o Diplomata tomou esse lugar.
Detalhes que fazem história
O Comodoro 1975 trazia itens exclusivos: teto em vinil, rodas com sobre-aros cromados, frisos especiais, painel com acabamento imitando madeira, bancos reclináveis, motor 6 cilindros 4.100, direção hidráulica e câmbio automático como opcional.
Até o letreiro “CHEVROLET” na frente do capô era marcante. O emblema do modelo aparecia na coluna “C” e na tampa do bocal de combustível.
Do passado ao presente, com identidade preservada
Duas décadas depois do início da restauração, o Opala Comodoro de Binga voltou às ruas com a elegância e os detalhes que marcaram sua época.
Um verdadeiro símbolo de dedicação e respeito à história do automóvel brasileiro.
Com informações de Maxicar.com.