Microvan popular nos anos 90 conhecida como ‘carro do hot dog’ é encontrada em ótimo estado de conservação no mercado de seminovos. Conheça a microvan Asia Towner e seus impactos no mercado brasileiro
Muito antes do termo food truck se tornar moda no Brasil, duas figuras icônicas já dominavam as ruas como verdadeiras cozinhas sobre rodas: a clássica VW Kombi e a versátil Asia Towner. Essa última, uma microvan compacta que ganhou destaque nos anos 90, foi responsável por transformar a vida de milhares de pequenos empreendedores em todo o país. Com dimensões reduzidas, baixo consumo de combustível e mecânica simples, a Asia Towner se tornou a parceira ideal de quem buscava mobilidade e praticidade para empreender.
Em um cenário de economia instável e poucas oportunidades formais, a microvan conquistou espaço principalmente no comércio de alimentos, com destaque para os tradicionais carrinhos de cachorro-quente. Por isso, ficou carinhosamente conhecida como o “carro do hot dog”, sendo facilmente encontrada em portas de escolas, praças, eventos e pontos movimentados das cidades brasileiras. A combinação de custo acessível, fácil manutenção e ampla capacidade de adaptação interna transformou a Towner em símbolo de resistência e criatividade do pequeno trabalhador urbano.
Microvan Asia Towner popular nos anos 90 com apenas 68 mil km rodados é encontrada no mercado de seminovos
O preço mais acessível e a versatilidade foram os principais destaques para o sucesso do modelo. Inclusive, diversos trabalhadores autônomos decidiram aposentar seus carrinhos de lanche por esses tipos de veículos com adaptação para o comércio de alimentos.
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Recentemente, o AutoEsporte esteve na presença de uma raríssima microvan Asia Towner produzida em 1995 com apenas 65 mil km rodados. Segundo o proprietário Geraldo Fernandes Júnior, dono da loja Garagem da Joia, o exemplar possui um alto valor de originalidade e pode receber placa preta.
Segundo Júnior, a sua microvan ainda possui o rádio original e toda parte interna está em ótimo estado de conservação. Outro detalhe curioso que chama atenção são os plásticos do para-sois que não foram retirados.
O painel do ‘carro do hot dog’ é bem completo para época em que foi lançado, com o conta-giros podemos chegar até 7000 RPM. A manopla de câmbio de 5 velocidades e o volante de quatro raios mostram o interior bem preservado.
As poucas unidades do modelo foram mantidas como parte do valor histórico e cultural que, de certa forma, contribuíram para o sustento e economia de várias famílias do país. O preço da unidade em questão é de R$ 40 mil.
História e diferenciais do modelo asiático
A já extinta sul-coreana Asia Motors, controlada então pela Kia, chegou ao mercado brasileiro no começo da década de 90 com a Asia Towner. Com o sucesso de vendas da microvan no mercado, a empresa abriu portas para outros modelos, como a Topic, um micro-ônibus AM-825, o mini jipe Rocsta e o SUV Galloper, que era da Hyundai. Contudo, foi com a microvan popular nos anos 90 que a marca ficou conhecida.
A versatilidade do modelo podia ser visto em suas configurações: furgão com vidros laterais (Glass Van), picape (Truck) e furgão fechado (Panela Van). Outro destaque ia para a opção de 7 lugares chamada de coach, modelo encontrado pelo Autoesporte.
Devido à aceitação do público brasileiro e também de seu preço acessível, o ‘carro do hot-dog’ também contribuiu no crescimento da mobilidade urbana e economia informal no Brasil. Um exemplo dessa afirmação são as unidades que até hoje trabalham com a venda de cachorros quentes ou churros pelas principais ruas do Brasil.
Modelo também surpreende em números de consumo
Todas as versões do modelo eram equipadas com o mesmo motor instalado sobre o banco dianteiro chamado de ED-10A, propulsor de origem Daihatsu, tricilíndrico, que entregava ótimo consumo. A microvan popular nos anos 90 fazia 11,4 km por litro na cidade e 13,8 km por litro na estrada, conforme fichas técnicas da época. Isso melhorava a autonomia, tendo em vista que o tanque tinha capacidade para apenas 35 L.
O desempenho da Asian Towner não era destaque, pois o modelo contava com apenas 40 cavalos de potência a partir de 5.600 RPM e 6 kgfm de torque a 3600 RPM. Com peso de 1200 kg, o veículo e a de 0 a 100 km por hora em 46,5 segundos e sua velocidade máxima não passava do 116 km/h.
Fonte: Essa matéria foi escrita com base na reportagem do Quatro Rodas
Se o motor ficava sobre o banco, onde se sentavam o motorista e o passageiro?????? Atenção ao português!!!!!!!!!!
“Motor instalado SOBRE o banco dianteiro”? Então não havia espaço pro passageiro, pq tinha um motor no banco ?
Boa noite pessoal. Tenho uma Coach 95/96 com apenas 7.000 km originais.Meu pai comprou esta joinha e eu acabei herdando. Acreditem ou não é muto divertido quando saio com ela para dar uma volta.