A Tesla enfrentou queda de 45% nas vendas europeias em janeiro, enquanto o papel de Elon Musk na empresa gera debates sobre o futuro da fabricante
A Tesla teve um início de ano difícil na Europa, com quedas expressivas nas vendas de veículos elétricos (EVs) em janeiro.
Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, a montadora, liderada por Elon Musk, registrou 9.945 unidades vendidas, uma queda significativa em relação aos 18.161 veículos do mesmo mês em 2024.
Esse desempenho ocorreu em um aumento de EVs em crescimento, que teve um de 37% nas vendas gerais, com destaque para os bons números da Alemanha e do Reino Unido.
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A queda nas vendas foi especialmente notável na Alemanha, onde a Tesla vendeu apenas 1.277 carros novos, o pior resultado mensal desde julho de 2021. Na França, a situação foi ainda pior, com uma queda de 63%, o pior desempenho desde agosto de 2022.
Queda também no Reino Unido
No Reino Unido, a queda foi de 8% em um mercado que cresceu 42% em janeiro. O dado mais surpreendente foi o fato de um Tesla ser superado por modelos da BYD, uma montadora chinesa, no Reino Unido, marcando sua primeira vitória sobre a marca de Musk no mercado britânico.
Uma das razões para o desempenho fraco da Tesla na Europa pode ser o atraso no Modelo Y, que ainda não atingiu a capacidade máxima de produção. No final de 2024, o estoque deste modelo foi praticamente esgotado, e as entregas da versão atualizada ainda não chegaram.
Como o Modelo Y é o carro de maior volume da empresa, essa mudança impactou diretamente nas vendas da Tesla no início de 2025.
Outro fator que tem sido apontado é a figura polêmica de Elon Musk. Sua popularidade caiu significativamente em países-chave como Alemanha e Reino Unido, após suas declarações políticas controversas.
Uma pesquisa da YouGov, realizada em janeiro, revelou que quase 80% dos alemães e britânicos têm uma opinião desfavorável sobre Musk. Sua influência na Tesla tem sido cada vez mais vista como um obstáculo, com muitos consumidores afirmando que não comprariam um Tesla devido às ações de Musk.
A insatisfação com o líder da Tesla se reflete nas redes sociais, onde muitos proprietários de Teslas declararam vender seus carros e optaram por outras marcas, mesmo sabendo que os modelos concorrentes são, em muitos casos, inferiores em comparação aos veículos da Tesla.
Esse movimento tem mostrado que a popularidade da marca caiu significativamente, afetando diretamente os números de vendas.
O ano de 2025 será um desafio para a Tesla, já que a imagem de Musk parece ser mais um problema do que um trunfo para a empresa. Com suas atividades paralelas, como o Twitter (X) e sua postura política, Musk tem afetado níveis de percepção pública de Tesla, o que pode prejudicar ainda mais a marca nos próximos meses.
Com informações de Autoevolução.